Edição nº 642 | 10 de novembro de 2023

Evento internacional debaterá temas da radiodifusão do Brasil e da Espanha

A elegante Casa de América, um dos espaços do Palácio de Linares, em Madri (Espanha), receberá os participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, evento internacional promovido pela ABERT, no dia 4 de dezembro, das 10h às 14h30.
 
De estilo neobarroco inspirado em padrões franceses, o Palácio de Linares começou a ser construído em 1873 e, atualmente, inúmeras atividades culturais são realizadas em suas salas e salões.

Empresários, profissionais de radiodifusão, especialistas e autoridades públicas do Brasil e da Espanha estarão reunidos no Anfiteatro, em um ciclo de debates sobre temas que impactam o rádio e a TV dos dois países.

As inscrições gratuitas estão abertas (AQUI).

Programação

O panorama da radiodifusão no Brasil e na Espanha, a assimetria regulatória entre o setor e as plataformas digitais, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia e a chegada da Inteligência Artificial são alguns dos temas em debate no 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión.

No painel “O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas” estarão presentes o diretor geral da Associação Espanhola de Rádio Comercial, Julián Velasco; o diretor do grupo MARCA, Juan Ignacio Gallardo; e a diretora geral Adjunta da Organização dos Serviços de Comunicação Audiovisual da Secretaria de Telecomunicações do Governo da Espanha, Cristina Morales Puerta. A mediação será feita pelo conselheiro da ABERT e diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, Roberto Franco.

O presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Antônio Carlos da Silva Pinheiro, mediará o painel “A colaboração público-privada entre Brasil e Espanha, que terá como palestrantes representantes da Fundação Conselho Espanha-Brasil e da Embaixada do Brasil em Madri.

O terceiro painel, “Perspectivas e panorama das leis internacionais de remuneração das atividades jornalísticas pelas plataformas de internet”, será conduzido pelo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo. Entre os convidados para debater o assunto estão o reitor da Escola de Ciências da Comunicação da Universidade Internacional da Catalunha (UIC Barcelona), Pedro Sigaud Sellos; a vice-presidente da ASICOM (Asociación Iberoamericana de la Comunicación), Laura Galguer; o coordenador digital da ÁBSIDE MEDIA (COPE), Jose Angel Cuadrado; e a diretora de estratégia da Agência EFE, Soledad Álvarez Martín.

O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión tem o apoio institucional da FUNCEX, Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América e Fundação Conselho Espanha-Brasil.
 
Para inscrições e programação, acesse abert.org.br/ibero

Curso na Universidade de Navarra

Uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra oferece descontos e condições especiais aos participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión que desejarem fazer o curso de curta duração sobre “Transformação Digital na Mídia” na conceituada instituição espanhola, em Madri.

Composto por sessões acadêmicas e conferências ministradas por professores da Universidade de Navarra e convidados, o curso acontecerá nos dias 30 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (sexta-feira), com um programa voltado para gestão de empresas de mídia, debates sobre o futuro da indústria de mídia e foco no papel da liderança como vetor fundamental para a necessidade de inovar no modelo de negócio e de gerar audiência.

Os participantes receberão o certificado da Universidade de Navarra por terem cursado um programa livre de educação executiva.

Com a parceria, o valor para o participante do encontro da ABERT será de € 2.000,00, podendo ser parcelado em até três vezes. O pagamento será feito em reais diretamente ao ISE Business School por meio de boleto bancário e terá a taxa de conversão calculada na data da realização da matrícula. Sem o desconto promocional, o investimento do mesmo curso é de € 3.500,00.

As informações sobre o curso estão disponíveis AQUI.

Assédio judicial e liberdade de imprensa são temas de audiência no STF

Representantes de 11 associações de meios de comunicação e organizações de defesa do jornalismo, entre elas a ABERT, foram recebidas na quinta-feira (9)  pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em pauta, o assédio judicial e liberdade de imprensa.

A audiência tratou de casos em análise pelo STF que podem ser julgados ainda este ano: duas ADIs que visam combater o assédio judicial contra jornalistas e um caso de repercussão geral que pode responsabillizar os meios de comunicação por declarações dadas em entrevistas.

As organizações reforçaram a importância de o Supremo decidir os casos em favor da proteção de jornalistas, considerando o papel estratégico da imprensa para o direito de acesso da população à informação e para a democracia brasileira.

Ataques à imprensa podem ser denunciados diretamente ao MJSP

Os casos de ataque a profissionais e veículos de comunicação em geral podem ser denunciados, de forma anônima ou não, por meio de um formulário disponibilizado pelo Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores (AQUI).

Criado no início do ano pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), após os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, o órgão vai monitorar, acompanhar as investigações das denúncias e acionar as autoridades competentes para a identificação dos autores dos ataques.

Em fevereiro, mais de 30 entidades que trabalham em defesa da liberdade de imprensa, entre elas a ABERT, se reuniram para alinhar os trabalhos. Recentemente, grupos de trabalho foram criados para tratar de temas como assédio judicial e violência de gênero.

Solenidade marca aniversário da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou, na terça-feira (7), uma solenidade em homenagem aos 26 anos da instituição, completados no dia 5 de novembro. O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, prestigiou a cerimônia, que contou com a presença dos conselheiros Vicente Aquino, Artur Coimbra e Alexandre Freire, da secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, de parlamentares e representantes do setor de radiodifusão.

A solenidade também marcou a despedida de Moisés Moreira do Conselho Diretor da Anatel, após um mandato de cinco anos. Moisés destacou a atuação em temas como o combate à pirataria de TV paga, edital de 5G, no comando do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) e no Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

Os avanços da Anatel foram ressaltados pelo presidente Carlos Baigorri, que destacou a participação da Agência em discussões sobre as plataformas digitais, segurança cibernética e inteligência artificial.

IBGE: Rádio e TV marcam presença nos lares brasileiros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (9), os dados do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. As informações revelam que o número de domicílios com TV no Brasil passou de 69,6 milhões, em 2021, para 71,5 milhões, em 2022.

Em 91,6% dos domicílios havia recepção de sinal analógico ou digital de TV aberta, número que corresponde a 65,5 milhões de residências.

Outro destaque foi em relação à presença do rádio nas casas. Mais de 56% dos domicílios brasileiros possuíam o aparelho em 2022. No recorte regional, o Sul lidera com a maior quantidade de residências com rádio (64,8%), seguido das regiões Sudeste (58%), Nordeste (54,9%), Centro-Oeste (47,5%) e Norte (46,8%).

No setor rural, o percentual de domicílios com o aparelho é de 58,2%, enquanto na área urbana é de 58,2%.

26º Congresso Paranaense de Rádio e TV: Inscreva-se!

ABERT lamenta morte de Lolita Rodrigues

A ABERT lamentou, em nota, a morte da atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, ocorrida no domingo (5), em João Pessoa (PB).

Na nota, a Associação destacou o pioneirismo de Lolita no rádio e na televisão e a grande contribuição para a história da radiodifusão brasileira.

"Ao lado de Hebe Camargo e Nair Bello, formou um dos trios mais queridos do público, interpretando inúmeros personagens de novela. Lolita Rodrigues deixa um legado que continuará servindo de exemplo para as futuras gerações de artistas do país", diz a nota.

Leia a íntegra AQUI.

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

Entrar no grupo

If you can't read this email, please view it online