|
Edição nº 628 | 4 de agosto de 2023
|
|
ABERT participará de debates no SET Expo 2023
A nova geração de televisão, a chamada TV3.0, será um dos temas do SET Expo 2023, promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que acontece na próxima semana, em São Paulo (SP).
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do painel “O Projeto de TV 3.0 para o Brasil”, na terça-feira (8), às 11h. O debate terá também a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, do presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, e do presidente da Abratel, Marcio Novaes. A moderação será feita pelo conselheiro da ABERT e diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, Roberto Franco.
A importância da regulação das big techs para a construção de um ambiente digital democrático será o tema do painel que acontecerá na mesma data, no período da tarde. Entre os convidados para o debate estão o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, o secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant, o diretor geral da Abratel, Samir Nobre, e Carlos Baigorri. O conselheiro da ABERT e diretor de Relações Institucionais da Globo, Marcelo Bechara, será o mediador.
Além do Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, entre os dias 7 e 10, os participantes poderão conhecer as novidades tecnológicas que serão apresentadas na feira por expositores que atuam no setor.
Confira a programação e inscreva-se AQUI.
|
|
ABERT recorrerá de decisão sobre cobrança pela transmissão de jogos do CAP nas rádios
Em nota à imprensa divulgada no sábado (29), a ABERT afirmou que irá recorrer aos tribunais superiores contra decisão inédita da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que acolheu recurso do Club Athletico Paranaense (CAP) que permite a cobrança dos direitos de transmissões das rádios em jogos de futebol do clube (AQUI).
Na nota, a ABERT lembra que a primeira partida de futebol foi integralmente transmitida em 1931 pela pioneira Rádio Educadora Paulista, de São Paulo, com narração de Nicolau Tuma, conhecido como o “speaker metralhadora” e criador da locução esportiva no rádio brasileiro.
“Trata-se, portanto, de um direito social conquistado pelo cidadão brasileiro, que desde os primórdios do rádio permite que as emissoras tenham acesso gratuito ao estádio para a transmissão livre e aberta a todos os ouvintes do esporte, principalmente à população de baixa renda”, afirma a nota.
De acordo com a ABERT e associações estaduais de radiodifusão que assinam a nota e representam mais de 5 mil emissoras de rádio em todo país, a decisão “afronta diretamente a legislação brasileira e a boa-fé objetiva que sempre norteou a relação entre clubes e emissoras de rádio”.
E conclui: “a ABERT informa ainda que, por não se tratar de decisão judicial definitiva, irá recorrer perante os tribunais superiores na confiança do pleno e imediato restabelecimento da ordem jurídica e da correta interpretação da lei”.
Para o senador Carlos Portinho (PL-RJ), o parecer do TJ-PR contraria a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023), sancionada em junho deste ano. Para o parlamentar, a decisão desrespeita o Poder Legislativo, que debateu amplamente a lei no Congresso Nacional, derrubando o dispositivo de cobrança pelas transmissões radiofônicas.
“Há muitos eventos esportivos que só o rádio cobre, né? E leva para essas regiões mais distantes do nosso país. Ele é a personificação do que há de mais democrático nos meios de comunicação e de mais importante para a difusão do esporte. Por isso, não pode ser visto esse direito de não pagar pelas transmissões como um privilégio, porque tem um direito maior que é o direito do cidadão ser informado e é isso que permite o rádio, as empresas de radiodifusão”, afirmou Portinho.
|
|
Voz do Brasil: rádios serão dispensadas de veicular programa de 3 a 11 outubro
Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou a Portaria nº 10.147, que concede a dispensa temporária das emissoras de rádio em relação à obrigatoriedade de retransmitir o programa “A Voz do Brasil”, no período de 3 a 11 de outubro de 2023, para permitir a cobertura da Novena da Padroeira do Brasil.
Importante ressaltar que a dispensa da veiculação do programa será aplicada APENAS às emissoras que efetuarão a transmissão do evento religioso. As demais emissoras permanecerão com a obrigatoriedade regular de veicular o noticiário.
Para eventuais dúvidas ou esclarecimentos adicionais, o setor jurídico da ABERT estará disponível para contato por meio do e-mail: juridico@abert.org.br.
Para acessar a íntegra da portaria, clique AQUI.
|
|
Radiodifusores prestigiam encontro da AMIRT
Palestras, oficinas e exposições marcaram o 18º Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), no sábado (29), em São João del Rei (MG). O encontro reuniu cerca de 100 radiodifusores e comunicadores de todo estado, além de especialistas e representantes do governo de Minas Gerais.
Na abertura do evento, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), o presidente da ABERT Flávio Lara Resende citou os desafios que a radiodifusão brasileira tem pela frente e destacou a importância do rádio e da TV aberta na integração regional e de todo o país.
Lara Resende ressaltou também a parceria da associação mineira na defesa da agenda setorial.
Voltada à capacitação dos profissionais de comunicação, a programação teve ainda a apresentação de dados sobre o consumo de rádio no estado, compartilhamento de técnicas de comercialização para otimização de resultados e fomento do carisma, característica do rádio.
O evento também dedicou espaço aos ícones do rádio da região do Campo das Vertentes, que foram homenageados com uma placa de reconhecimento.
Um almoço de confraternização em tradicional restaurante da cidade de Tiradentes encerrou o encontro e teve a presença de Lara Resende, do secretário de Comunicação de MG, Bernardo Santos, do vice-presidente da AMIRT, Bruno Torres, e do 1° Tesoureiro, Luciano Pimenta.
|
|
Bigolin destaca relevância da radiodifusão em aula para alunos de Chapecó
A importância do rádio e da televisão para a sociedade foi tema da aula magna ministrada pelo presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Fábio Bigolin, na quarta-feira (2), para alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema/Mídias Digitais da Unochapecó, em Chapecó (SC).
O evento deu início ao segundo semestre letivo da instituição e faz parte do programa de aproximação da ACAERT com as universidades de Santa Catarina.
Nesta sexta-feira (4), a ACAERT fará homenagens ao curso de Jornalismo, que completa 25 anos, e aos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, durante jantar que acontecerá em um hotel da cidade.
|
|
ACERT promove cursos de capacitação para colaboradores de emissoras cearenses
Os profissionais das pequenas e médias emissoras de rádio cearenses receberão cursos de capacitação, que têm o objetivo de modernizar as empresas de radiodifusão, deixando o meio mais atraente para ouvintes e anunciantes.
Lançado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), na quinta-feira (27), em Fortaleza (CE), o Projeto Rádio G21 tem parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Durante o lançamento, que contou com a presença de representantes das emissoras de rádio do interior do estado e da capital, o presidente da ACERT, Afro Lourenço, ressaltou a importância de o rádio acompanhar a evolução tecnológica.
"Pensamos o Rádio G21 para que as emissoras de pequeno e médio porte avancem e obtenham mais conhecimento sobre as novas tecnologias digitais e gestão empresarial, que serão usadas tanto no setor de comunicação, quanto no setor comercial, para captar anunciantes. Para isso, o apoio do Senac e Sebrae é fundamental. Quanto mais competitiva uma empresa for, mais ela tende a ganhar espaço e novos anunciantes", afirmou Afro.
Para o gerente de ações do Sebrae, Silvio Moreira, os empresários do segmento precisam estar cada vez mais atentos à boa gestão dos negócios. "É preciso se preocupar com a gestão desses empreendimentos, para que essas empresas se tornem sustentáveis e competitivas", afirmou.
Durante o encontro, o gerente Comercial Nordeste do KANTAR IBOPE Media, Leonan Torres, destacou dados da pesquisa que aponta Fortaleza e sua região metropolitana como uma das capitais brasileiras onde os moradores mais escutam rádio: 82% da população ouvem rádio por mais de quatro horas diariamente. No Brasil, 78% dos moradores das 13 regiões metropolitanas escutam rádio.
|
|
Publicidade em rádio gera mais atenção do público americano, afirma pesquisa
Nos Estados Unidos, o rádio retém mais atenção do público do que outras mídias em peças publicitárias. O resultado está na pesquisa da Dentsu, que analisou o comportamento das plataformas de áudio durante os últimos cinco anos.
Segundo o estudo, a publicidade em áudio gerou, de forma significativa, mais atenção do público em comparação com outras plataformas de anúncio. Ao analisar a atenção em áudio em rádio, serviços de streaming e podcasts, todos revelaram pontos fortes, mas o rádio apresentou melhor desempenho nos quesitos custo e direcionamento de atenção.
“A publicidade em áudio gerou mais segundos de atenção por mil impressões, melhor lembrança de marca e um maior aumento na preferência pela marca em comparação com outras plataformas de publicidade, aspecto fundamental para qualquer estratégia de marketing”, afirma a pesquisa.
Ainda de acordo com a Dentsu, o rádio AM/FM dos grupos Audacy, Cumulus Media e iHeart Radio, foi considerado a plataforma de mídia mais eficiente em termos de custos para direcionar atenção por mil impressões.
*Com tudoradio.com
|
|
|
Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.
|
|
|
|
|
|