Edição nº 600 | 20 de janeiro de 2023

Autoridades portuguesas confirmam presença em encontro luso-brasileiro de radiodifusão

Em agenda de preparativos para o 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor-geral, Cristiano Lobato Flôres, participaram, ao longo da semana, em Lisboa, de reuniões com autoridades portuguesas que confirmaram presença no encontro promovido pela Associação em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX).
 
O evento será realizado em 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio, na Casa da América Latina, e reunirá empresários de rádio e TV e personalidades do setor dos dois países. Em pauta, as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, do bicentenário da Independência brasileira e dos 60 anos da ABERT, além de temas de interesse da radiodifusão.
 
Durante as visitas, na terça-feira (17), confirmaram presença o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, o secretário de Direitos Autorais do Ministério da Cultura de Portugal, Francisco Guerra e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.
 
Na quarta-feira (18), os representantes da ABERT visitaram as três grandes redes de TV portuguesas. Na SIC, canal que lidera a audiência no país, o encontro foi com o presidente do Conselho de Administração e ex-primeiro-ministro de Portugal, Francisco Balsemão, e com o diretor de Relações Institucionais, Albérico Fernandes. Na TVI, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo presidente da emissora, Pedro Morais Leitão e pelo diretor geral José Eduardo Moniz e, na quinta-feira (19), o encontro foi com o presidente do Conselho de Administração da rede pública RTP, Nicolau Santos.
 
“Foram reuniões bastante positivas e que nos deram um quadro sobre a comunicação em Portugal. Todos confirmaram presença no evento da ABERT e com certeza trarão grande contribuição aos painéis de debate”, avaliou o presidente da ABERT.
 
Ainda na quinta-feira, uma reunião com representantes da Casa da América Latina e da FUNCEX definiu os últimos detalhes sobre a programação. Além da ABERT, participaram do encontro Cristina Valério, Paulo Fernandes, Carla Antunes, Raquel Marinho e Bruno Gutman.
 
Na semana passada, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, e o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, já haviam confirmado participação no seminário.
 
A programação completa será divulgada em breve.

Inscrições para nova edição do programa de aceleração digital começam dia 23

A partir de segunda-feira (23), os profissionais e emissoras de rádio e TV podem se inscrever no programa Acelerando Negócios Digitais, mais uma edição promovida pela Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ) e associações representativas da imprensa, como a ABERT.
 
Este ano, a fase de treinamento virtual com especialistas nacionais e internacionais terá 10 semanas de duração. Os participantes poderão também aplicar para mentoria e fundos de inovação, no valor de até US$ 15 mil.
 
O programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e sustentabilidade financeira dos veículos de mídia digitais e tradicionais brasileiros, além de auxiliar na utilização de ferramentas digitais, que podem fortalecer os negócios, de modo inovador e estratégico. Os treinamentos e mentorias são em português (ou com tradução simultânea).
 
Em 2022, mais de 1500 inscritos participaram do Acelerando a Transformação Digital e 25 emissoras foram selecionadas para a fase de mentoria e investimentos, no valor de US$ 15 mil.
 
Para mais detalhes sobre o programa, a ANER e a ANJ realizarão um encontro virtual com representantes da Meta e do ICFJ, na segunda-feira às 15h. (AQUI)

Participe!

Wilson Wellish é nomeado para Secretaria de Radiodifusão do MCom

Em edição extra do Diário Oficial da segunda-feira (16), foi publicada a nomeação de Wilson Wellish para o cargo de secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom).
 
Engenheiro e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), Wellish é servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2011, onde atuou na Superintendência de Serviços Privados, foi assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso e superintendente de Outorga e Recursos à Prestação substituto.
 
Cedido ao então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em 2019, atuou como diretor do Departamento de Inclusão Digital, secretário de Telecomunicação substituto e secretário de Radiodifusão. Foi diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do MCom até março de 2021, quando retornou à Anatel para assumir o posto de superintendente de Fiscalização. Em janeiro de 2022, Wellish assumiu como presidente substituto da Agência, onde permaneceu até abril do mesmo ano.
 
Atualmente, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Políticas Setoriais do MCom.

STF lança campanha em resposta a atos de vandalismo em Brasília

Após os atos de vandalismo que atingiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, na terça-feira (17), a campanha Democracia Inabalada.
 
O objetivo da ação é ressaltar a importância da democracia e não deixar que o episódio seja esquecido ou que se repita. A campanha destaca ainda que a democracia e a Suprema Corte saem fortalecidas do protesto antidemocrático. O material já está sendo veiculado pelas emissoras de TV, sites e redes sociais. A ABERT apoia a divulgação da campanha. Para baixar o material, basta clicar AQUI

De acordo com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o patrimônio físico do órgão será recuperado e preservado. “Os trabalhos envolvem remover estilhaços, reerguer mesas e cadeiras, reedificar os espaços e restaurar móveis e antiguidades. Contudo, a resposta aos atos criminosos passa também por difundir a mensagem de que esta Suprema Corte, assim como a defesa que a instituição faz da democracia e do estado de direito, seguem inabaláveis".

Violência contra jornalistas será monitorada pelo governo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na terça-feira (17) a criação do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. O órgão fará o monitoramento dos casos de ataques contra os profissionais da imprensa no exercício da atividade jornalística e a interlocução com o Judiciário e instituições de segurança pública.
 
Somente em 8 de janeiro, quando houve as invasões à sede dos Três Poderes, em Brasília, foram registrados 15 casos de agressões contra jornalistas. Em outras unidades da Federação, também o desmonte de acampamentos em frente a quartéis do Exército produziram uma onda de ameaças, hostilidades e violência física contra as equipes de reportagem que cobriam as ações.
 
“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, escreveu Dino em sua conta no Twitter.
 
Desde 2012, a ABERT produz, anualmente, o Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão com os ataques físicos e virtuais aos profissionais e veículos de comunicação brasileiros.

“Rádio e Paz”: tema do Dia Mundial do Rádio

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está se preparando para o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, compartilhando materiais educativos e maneiras de comemorar.
 
Proclamado em 2011 pelos estados membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, este ano, o dia internacional terá como tema “Rádio e Paz”.
 
“A guerra, como antônimo de paz, significa um conflito armado entre países ou grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas da mídia”, diz a UNESCO em seu site. “Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e estruturam uma narrativa que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão”, completa.
 
Em homenagem ao tema deste ano, a UNESCO compartilhou 13 maneiras pelas quais as estações de rádio podem incorporar “Rádio e Paz” em sua programação. As ideias incluem focar e discutir canções de paz ou apresentar um talk show com resenhas de livros ou revistas que trazem histórias de desarmamento, soldados desmobilizados, reintegração e reconciliação, por exemplo.

ABERT Notícias – Edição nº 600

O ABERT Notícias, informativo semanal lançado pela Associação em julho de 2011, alcança, nesta sexta-feira (20), a marca de 600 edições.
 
Em quase 12 anos de existência, o boletim passou por algumas mudanças, acompanhando sempre as novidades tecnológicas, para manter sua principal característica: levar informações sobre o universo das emissoras de rádio e TV aos associados, de forma direta e atrativa.
 
As notícias sobre o que foi destaque na radiodifusão ao longo da semana e as novidades previstas para acontecer chegam, de forma digital, aos e-mails cadastrados, redes sociais e aplicativos de mensagem, regularmente, todas as sextas-feiras.
 
Para participar da publicação, basta enviar sugestões de pauta para: imprensa@abert.org.br

If you can't read this email, please view it online