Edição nº 601 | 27 de janeiro de 2023

Encontro luso-brasileiro debaterá temas da radiodifusão

Empresários de rádio e TV, autoridades políticas e renomadas personalidades brasileiras e portuguesas participarão do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT e FUNCEX (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), no dia 13 de fevereiro, em Lisboa (Portugal).

O encontro na Casa da América Latina comemora o Dia Mundial do Rádio e terá homenagens aos 100 anos do rádio no Brasil, ao bicentenário da Independência brasileira e aos 60 anos da ABERT, com palestras e debates sobre temas de interesse do setor de radiodifusão dos dois países.

O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, já confirmaram presença no evento.

Entre as autoridades portuguesas deverão estar presentes o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, o secretário de Direitos Autorais do Ministério da Cultura, Francisco Guerra, e o presidente do Conselho de Administração da SIC e ex-primeiro-ministro de Portugal, Francisco Balsemão, além de representantes das principais redes de televisão do país.

A programação completa está AQUI.

As vagas são limitadas e para participar do ciclo de debates, é preciso confirmar inscrição AQUI

Chegada da TV 3.0 é tema de reunião entre ABERT e MCom

A normatização e as matrizes tecnológicas que irão nortear a política pública para a implementação da chamada TV 3.0 foram pauta da reunião entre a ABERT e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na quarta-feira (25), em Brasília.

Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a chegada da nova geração de televisão digital no país é de fundamental importância para a TV aberta se manter competitiva e forte. Segundo Lara Resende, a TV 3.0 representará um salto tecnológico e uma mudança radical na forma de consumir televisão aberta, acompanhando a revolução que a internet 5G causará nos diversos setores e segmentos da sociedade.
 
“A TV 3.0 contará com alto padrão tecnológico, como vídeo em UHD, integração completa do broadcast e broadband, segmentação geográfica de conteúdo e de perfil de usuário via IP, além de incorporar recursos da TV 2.5 e proporcionar a possibilidade de novos modelos de negócios, todos necessários para acompanhar as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo da sociedade”, afirmou.

Lara Resende destacou ainda que a TV digital está presente em 79,5% dos 72,9 milhões de lares brasileiros, oferecendo, gratuitamente, uma programação variada e com qualidade.

"Essa tecnologia disruptiva vai além de promover uma melhor experiência de imagem e som para o usuário. Passa, principalmente, pelo interesse público de garantir acesso à informação e inclusão digital para todos os brasileiros", afirmou o ministro.

Também participaram da reunião, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, o diretor de Tecnologia, Luiz Abrahão, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, os conselheiros da Associação, Paulo Tonet Camargo e Roberto Franco, além do coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), Luiz Fausto, e de representantes da Abratel.

“A TV será muito mais dinâmica e conectada à internet, fazendo, por exemplo, com que aquele modelo de canais de TV aberta em que aparece número por número, seja substituído por uma navegação por aplicativos, com muito mais possibilidades de exibição de conteúdos”, explicou o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch.

NABSHOW 2023: delegação brasileira promete marcar presença

Mais uma vez, a delegação brasileira deverá confirmar a tradição de ser uma das maiores que estarão presentes à NABSHOW, na cidade de  Las Vegas, nos Estados Unidos, considerada a principal exposição mundial de rádio, TV, tecnologia, entretenimento e serviços.
 
Este ano, o evento no Centro de Convenções de Las Vegas acontecerá entre os dias 16 e 19 de abril e celebrará os 100 anos da NAB (National Association of Broadcasters).
 
A ABERT terá uma participação especial na feira, com a exposição sobre os 100 anos do rádio no Brasil, 72 da TV aberta e 60 anos da Associação.
 
A NABSHOW 2023 deve receber 100 mil visitantes de 150 países que conhecerão as novidades apresentadas em 1,7 mil estandes.
 
Para mais informações, acesse https://nabshow.com/2023/
 
Almoço da Radiodifusão

Durante a NABSHOW 2023, a ABERT também promoverá o tradicional encontro da radiodifusão brasileira. Empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e jornalistas estarão reunidos no almoço que acontecerá no Caesars Palace Hotel, no dia 17 de abril.
 
Para os associados da ABERT e das entidades estaduais de radiodifusão, a inscrição é gratuita. As vagas são limitadas. Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.
 
Para mais informações sobre inscrições, programação e pacotes, acesse https://www.abert.org.br/nabshow/

Lançado programa de treinamento e mentoria para negócios digitais

O International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – e outras associações de mídia, lançou, na segunda-feira (23), o programa Acelerando Negócios Digitais.
 
As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).
 
O programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de veículos midiáticos digitais e tradicionais de diferentes partes do país.
 
Emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes podem participar do programa, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.
 
O programa está dividido em duas fases: a primeira prevê uma série de treinamentos virtuais com especialistas do Brasil e do mundo, que darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.
 
Nessa primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos.
 
A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a The City University of New York, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.
 
Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.
 
Organizações de mídia poderão receber até US$ 15 mil, e jornalistas independentes até US$ 2,5 mil.
 
O novo programa foi desenvolvido após o sucesso do Acelerando a Transformação Digital, promovido pela ABERT, ICFJ e Meta, em 2021/2022.

Congresso da AGERT abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Canela (RS).
 
Promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), o encontro reúne, a cada dois anos, empresários e profissionais de radiodifusão em palestras e painéis que debatem temas do setor no Rio Grande do Sul.
 
Na Feira de Equipamentos Eletrônicos, os inscritos conhecerão lançamentos de produtos com tecnologia de ponta e novos serviços e programas informatizados.
 
Para mais informações, envie e-mail para financeiro@agert.org.br (Diego Alves), ou ligue (51) 3212-2200.

ECAD: emissoras devem enviar programação musical no prazo

Rádios associadas à ABERT devem enviar a programação musical até o dia 5 de cada mês para terem o desconto na mensalidade das emissoras adimplentes concedido.
 
A norma está prevista no convênio ABERT-ECAD e as planilhas podem ser encaminhadas pelo Canal do Usuário.
 
Clique AQUI para fazer o envio e para mais informações.

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