Edição nº 624 | 7 de julho de 2023

ABERT realizará evento internacional da radiodifusão na Espanha

O I Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, mais um evento internacional promovido pela ABERT, já tem data definida: será no dia 4 de dezembro, em Madri (Espanha).

A data foi confirmada na terça-feira (4), durante reunião do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, com o embaixador Enrique Ojeda, da Casa de América, local que receberá radiodifusores, profissionais do rádio e da TV e autoridades políticas dos dois países.
 
“Após o sucesso do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, que a ABERT realizou em fevereiro, em Lisboa (Portugal), a Espanha sediará o novo evento. Na pauta, estarão temas setoriais comuns do Brasil e da Espanha, assim como de outros países da União Europeia, como, por exemplo, os efeitos da assimetria regulatória entre a radiodifusão e as gigantes de tecnologia, com uma regulamentação similar à prevista no Projeto de Lei das Fake News”, afirma Lara Resende.

A programação será divulgada em breve.

Agenda de convites em Madri

Ao longo da semana, Lara Resende e Lobato Flôres cumpriram uma agenda de visitas em Madri para convidar representantes da radiodifusão espanhola e autoridades do país ibérico para o evento.

Os números do rádio e da TV brasileiros e os efeitos da assimetria regulatória foram pauta da reunião com o presidente da AERC (Asociación Española de Radio Comercial), Ignacio Soto, que também é diretor executivo da Radio Priza.

O encontro teve ainda a participação do diplomata da Embaixada do Brasil na Espanha, Flávio Bettarello, e de Cláudia Melo.

Também o presidente da UTECA (Unión de Televisiones Comerciales en Abierto) e presidente de Publicidade da Atresmedia – grupo formado pelas principais emissoras de TV da Espanha – Eduardo Olano, recebeu o convite da ABERT para participação nos painéis do evento.

Já na Embaixada do Brasil na Espanha, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro. Eles discutiram a estrutura do seminário, que conta com o apoio da Embaixada.

Na visita ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, o convite para participar do seminário foi feito ao embaixador espanhol Carlos Abella y de Aristegui, que também é secretário geral da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), e ao diretor geral do Ministério, Guillermo Escribano.

“Foram reuniões muito positivas e a receptividade não poderia ter sido melhor. Brasil e Espanha estarão reunidos em grandes debates em prol de uma radiodifusão mais forte e competitiva”, concluiu Lara Resende

Anatel divulga painel de radiodifusão e calendário de consultas públicas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na segunda-feira (3) o lançamento do novo painel de Dados das Estações de Radiodifusão (TV, FM e OM), que está disponível para acesso público no site da Agência (AQUI). A iniciativa faz parte dos esforços da Anatel para organizar e corrigir a base de dados, com o objetivo de garantir maior precisão e confiabilidade das informações.
 
O presidente da ABERT, Flávio Lara, afirmou que “o resultado final do painel é extremamente satisfatório”, destacando a importância dessa atualização.

A Anatel facilitou ainda o acesso à base de dados dos planos básicos, permitindo que os interessados façam a consulta sem a necessidade de um cadastro prévio. Para realizar consultas ou downloads dos dados dos planos básicos dos serviços de TV, RTV, TVD, FM e OM, basta acessar o módulo de pesquisa de canais do sistema Mosaico (AQUI).
 
Para consultar os dados dos planos básicos dos serviços de OC e OT, basta acessar o Sistema de Controle de Radiodifusão (AQUI), e selecionar a opção "Consultas".

Já para ter acesso às propostas de alteração dos planos básicos, enviar contribuições para consultas públicas em andamento ou visualizar as contribuições encaminhadas, é necessário acessar o Participa Anatel (AQUI) e selecionar a opção “Consultas Abertas” e/ou "Consultas Encerradas”.

Aqueles que desejarem consultar o planejamento das consultas públicas e a publicação dos atos de alteração de planos básicos previstos para 2023 podem acessar o calendário correspondente disponível (AQUI). É importante ressaltar que esse calendário está sujeito a alterações, portanto, é recomendado verificar regularmente as atualizações.

Os interessados também poderão acessar o fluxo atualizado das solicitações de radiodifusão clicando (AQUI).

PF e Anatel fecham rádio ilegal em SP

                                                                                                Foto: Sinclair Maia/Anatel
A Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional Telecomunicações (Anatel), realizaram, na quarta-feira (5), uma ação para combater rádios clandestinas em Sorocaba (SP). A Operação Madruga resultou no fechamento de uma rádio que operava com uma antena de cerca de 15 metros de altura, retransmissor e amplificador de potência de 400 watts. Segundo informações disponibilizadas pelos órgãos, o alcance da transmissão chegava a um raio de 10 a 15 quilômetros.

O equipamento foi apreendido e passará por perícia da PF.

Rádio ilegal é crime

A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito no artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

Alcance do rádio nos EUA ainda é profundo, diz Nielsen

Mais de 90% da população adulta dos Estados Unidos ouve rádio AM/FM mensalmente, segundo relatório Audio Today 2023 da Nielsen.

O índice significa que o rádio supera a TV, smartphones e outras plataformas de áudio em termos de alcance de audiência. É também um atrativo para anunciantes, que veem nos ouvintes potenciais consumidores para suas marcas.

A Procter & Gamble (P&G), uma das empresas que mais investem em publicidade no país, reconheceu o poder do AM/FM e se tornou o maior anunciante de rádio da América.

“O rádio é um meio poderoso para alcançar e envolver os consumidores que atendemos. Quase todos são potenciais consumidores de nossas marcas e queremos atingir 100% desse público. O rádio é uma maneira poderosa de alcançar esses consumidores com sua enorme amplitude e disponibilidade”, afirma o diretor de marca da P&G, Marc Pritchard.

Segundo a pesquisa, outra característica do rádio AM/FM está em atingir os consumidores na rota da compra do produto: 44% dos ouvintes estão no carro. Para os anunciantes, o dado torna o rádio um meio atraente, pois os consumidores estão mais próximos dos pontos de venda quando escutam rádio no caminho para casa ou trabalho

Carnaval 2024: Águia de Ouro firma parceria com AESP e levará rádio para avenida

O enredo da escola de samba Águia de Ouro para o Carnaval de 2024 de São Paulo será o rádio. O tema foi divulgado em um evento realizado no sábado (1º), que contou com a presença do presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Luiz Arthur Abi Chedid, e de radialistas como Eli Correa, João Ferreira, Carlos Massaro e Marcelo Siqueira.

Segundo o presidente da agremiação, Sidney Carriuolo, a história do rádio chamou a atenção para o desfile. “Fomos nos aprofundando e vimos que o rádio dá pra fazer uma peça teatral muito interessante. Nós vamos abordar o Padre Landell de Moura, que muitos não conhecem e não sabem que ele foi o primeiro a fazer uma transmissão de rádio e isso será destacado em nosso desfile”, afirmou.

Abi Chedid fez um pedido para que as emissoras de SP colaborem com o desfile e contou que há novidades sobre a parceria que serão divulgadas em breve. “É a primeira escola de samba a homenagear especificamente o rádio. Nós agradecemos a escola pela homenagem e pelo reconhecimento do meio rádio. O rádio é forte e é eterno”, pontuou.

Foto: Divulgação/AESP

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