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Edição nº 620 | 9 de junho de 2023
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Paulo Tonet Camargo é indicado para presidência da AIR
O Brasil sediará a próxima Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e a ABERT será a anfitriã do encontro de representantes de rádio e TV aberta das Três Américas, em outubro, no Rio de Janeiro (RJ).
Durante três dias, os associados da AIR debaterão assuntos como liberdade de imprensa e de expressão, violência contra jornalistas, assimetria regulatória entre veículos de comunicação e gigantes de tecnologia, além de elegerem o presidente e Conselho Diretor da entidade para o período 2023-2025.
Atualmente, a AIR é presidida pelo argentino Eugenio Sosa Mendoza, do Grupo Clarín.
Durante reunião da AIR em Santo Domingo, na República Dominicana, em maio, a presidente da ADORA (Asociación Dominicana de Radiodifusoras), Rosa Medrano, indicou o nome do brasileiro Paulo Tonet Camargo, conselheiro e presidente do Comitê Jurídico da AIR, para a presidência da entidade.
A indicação recebeu o apoio unânime dos conselheiros presentes. A AIR reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e televisão das Três Américas.
Natural de Porto Alegre (RS), Paulo Tonet Camargo é vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Foi presidente da ABERT no período de 2016 a 2020 e integra o Conselho Superior da Associação. Se eleito, Tonet será o quarto brasileiro a presidir a AIR, criada em 1946. O baiano José de Almeida Castro presidiu a associação de 1971 a 1977, o carioca Luiz Eduardo Borgerth, de 1983 a 1991, e o gaúcho Alexandre Jobim, no período de 2013 a 2015.
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CAE deve votar prorrogação da desoneração da folha na próxima semana
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar, na próxima terça-feira (13), o PL 334/2023, que prorroga por quatro anos a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, dentre eles o de radiodifusão. A matéria volta à pauta, após pedido de vistas do líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), no final de maio.
O projeto de lei prorroga até 31 de dezembro de 2027 a validade da Lei 12.546, de 2011, que prevê a desoneração da folha de pagamentos até o fim desse ano. A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.
O texto, do senador Efraim Filho (União-PB), recebeu um substitutivo do relator, senador Angelo Coronel (PSB-BA). Para compensar a prorrogação, o projeto estende, pelo mesmo período, o aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação. De acordo com a Lei 12.546, de 2011, a mudança vale apenas até dezembro.
Para a ABERT, que acompanha o tema com especial atenção, a prorrogação representa a manutenção de milhares de empregos pelas emissoras de rádio e TV.
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Monetização é tema de encontro do programa Acelerando Negócios Digitais
Associados da ABERT participaram da terceira sessão exclusiva do programa Acelerando Negócios Digitais, na terça-feira (6).
No painel “Monetização: meu negócio já considerou todas as receitas possíveis?”, o especialista em mercado digital Paulo Arruda tratou da transição do modelo de negócio de mídia no Brasil.
“Nos últimos cinco anos, passamos por um processo muito disruptivo que mexeu em todo ecossistema de publicidade, que estava estanque nos 65 anos anteriores. Nós, veículos, sofremos um bocado para nos adaptar. E até hoje ficamos temerosos com o que está acontecendo”, explicou.
“A tecnologia veio para mudar drasticamente a tríade anunciante, agência e veículo. Hoje temos um anunciante com bastante poder. Veículo e agência estão no divã”, completou.
Paulo Arruda deu dicas e falou de forma prática aos participantes sobre publicidade, assinaturas, marcas, leads, paywall, patrocínio e locação. Ele reforçou a importância do conteúdo como motor da engrenagem, mas detalhou diferenças em relação tratamento e gestão de dados do consumidor e, como consequência, da assertividade para as entregas dos anúncios.
“Com a tecnologia, muda completamente o modelo como você enxerga publicidade. Os veículos tradicionais trabalham o ‘perfil’ de audiência, enquanto no digital a comunicação é feita ‘usuário a usuário’”, disse.
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram.
Próximo encontro
Na próxima terça-feira (13), o programa receberá o líder de Estratégia de Produto, Desenvolvimento de Audiência e Novas Comunidades da Relevo, Germán Frassa, no painel “Como os dados me ajudam a mudar constantemente minhas estratégias?”. Para se inscrever, basta clicar AQUI.
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Conselho de Comunicação Social debate Inteligência Artificial em audiência pública
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou, na segunda-feira (5), da reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional (CCS).
Na parte da manhã, o Marco Legal da Inteligência Artificial (IA) foi tema da audiência pública que contou com a participação de diversos juristas. No último ano, o Senado Federal discutiu o assunto em uma comissão. A proposta de regulamentação, resultado do debate feito pelos juristas, deu vida ao Projeto de Lei (PL) 2.338/2023.
No período da tarde, os conselheiros discutiram questões técnicas e administrativas do CCS. A próxima sessão está marcada para o dia 3 de julho, às 9h30.
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MCom reedita portarias de consolidação
Foram republicadas, nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU), as duas portarias que consolidam as normas de radiodifusão.
A reedição ocorreu porque as normas publicadas no DOU de 06/04/2023 e de 10/04/2023 saíram com incorreções.
A consolidação consiste na integração de todas as portarias publicadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) em uma única portaria, com a revogação das portarias anteriores, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados.
Ou seja, o conteúdo normativo original das portarias consolidadas é preservado. Acesse a íntegra das portarias abaixo:
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Cenp-Meios: investimentos em mídia têm crescimento de 7,7% no primeiro trimestre
Os investimentos em compra de mídia no Brasil alcançaram o volume de R$ 3,7 bilhões nos primeiros três meses de 2023, de acordo com o mais recente painel Cenp-Meios, lançado na sexta-feira (2) (AQUI). O montante é 7,7% maior na comparação com o primeiro trimestre de 2022, quando o resultado ficou em R$ 3,45 bilhões, o que indica um início de ano aquecido para o mercado nacional.
Os dados do atual relatório foram aferidos em informações fornecidas por 299 agências de publicidade, uma base um pouco menor que em 2022, quando 303 agências reportaram seus resultados.
Para o Cenp-Meios, o crescimento do primeiro trimestre deste ano sinaliza estabilidade em relação ao ano passado, quando houve uma alta de 7,6% em comparação a 2021.
“É positivo confirmar que seguimos investindo, apesar de todos os desafios do momento. É um mercado resiliente que segue apostando no Brasil”, afirma o presidente do conselho do Cenp, Luiz Lara.
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, a TV aberta segue como a detentora dos maiores investimentos em compra de mídia no Brasil, com share de 46,3%, totalizando um valor de R$ 1,718 bilhão. O rádio aparece com 3,9% (R$ 145 milhões), um aumento de 0,03% em relação a 2022.
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AGERT é homenageada em Congresso de Municípios do RS
O presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, e o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Paulo Sérgio Pinto, receberam, na terça-feira (6), a Medalha do Mérito Municipalista durante o 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.
Durante a homenagem da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Melão ressaltou o papel das emissoras gaúchas de radiodifusão junto às comunidades locais.
“É um trabalho exemplar, e este é um reconhecimento da importância das emissoras de rádio e TV em todo o estado”, afirmou.
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