|
Edição nº 621 | 16 de junho de 2023
|
|
ABERT participa de debate sobre radiodifusão e TV 3.0 em evento da Anatel
A próxima geração de TV – a chamada TV 3.0 – e a importância do rádio nas comunicações serão tema do “Café com SOR”, evento híbrido promovido pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O debate, no dia 23 de junho, é aberto ao público e poderá ser acompanhado presencialmente no auditório Nelson Mitsuo Takayana, na Anatel, em Brasília, ou pela plataforma Teams.
A abertura está prevista para as 9h, com a participação do superintendente Vinícius Caram. Em seguida, uma mesa redonda debaterá a radiodifusão brasileira e a TV 3.0. A ABERT estará representada pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres. Também participam do debate o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz, o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Carlos Fini, e o diretor geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Samir Nobre.
Ainda pela manhã estão previstos painéis sobre os dois temas com a participação de representantes do Fórum Brasileiro de Televisão Digital (Fórum SBTVD) e da Associação de Emissoras de Rádio e TV de São Paulo (AESP).
A programação completa está AQUI.
|
|
Exposição celebra o centenário do rádio em SP
Áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram gerações estarão reunidos na exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”, promovida pela Fundação Padre Anchieta, com apoio da ABERT, e que homenageia o centenário do rádio em São Paulo, a ser comemorado em novembro deste ano.
A abertura oficial será na terça-feira (20), no Solar Fábio Prado, tradicional casarão localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista, e terá a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
A partir de quarta-feira (21), a exposição estará aberta ao público, que conhecerá a história do rádio por meio de recursos tecnológicos e cenografia que reproduz ambientes das várias décadas.
Assinada pela Caselúdico, a exposição tem curadoria do pesquisador Elmo Francfort, coordenador do Centro de Memória da ABERT, e reproduz algumas das salas do Memorial Virtual da ABERT. Um dos espaços apresenta áudios regionais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que participaram do projeto Rádio em Movimento, produzidos com o apoio das associações estaduais de radiodifusão em 2022, quando a ABERT comemorou os 100 anos do rádio no Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.
A exposição conta ainda com o apoio da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Rádio Cultura FM 103.3 e Rádio Cultura Brasil FM 77.9 AM 1200 de São Paulo.
|
|
Estratégias, audiência e dados em painel do Acelerando Negócios Digitais
O penúltimo encontro das sessões exclusivas para associados da ABERT do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (13), foi comandado por Germán Frassa, líder de Estratégia de Produto, Desenvolvimento de Audiência e Novas Comunidades na RELEVO.
No painel “Como os dados me ajudam a mudar constantemente minhas estratégias”, o palestrante falou o sucesso dos negócios a partir das informações obtidas, como métricas, pesquisas e público.
Em relação às audiências, Frassa disse que é possível fazer grandes descobertas ao utilizar ferramentas de busca e ao ter uma estrutura correta para a pesquisa. “Um ponto-chave é fazer as perguntas certas desde o princípio. Digamos que você esteja moldando e seu questionário e tenha perguntas subjetivas: ‘Você gosta disso?’, ‘prefere aquilo?’. Eu acho que essa não é a direção certa. Uma pergunta para abrir a entrevista é: ‘Me conte sobre o seu dia’ e o que está relacionado ao tema que busca. E então você começará a receber informações que são excelentes”, avaliou.
Frassa foi pioneiro na introdução de pensamento e estratégia de produto em algumas das marcas de mídia mais importantes do mundo de língua espanhola. Também foi responsável por ajudar empresas a montar, treinar e gerenciar equipes de desenvolvimento de produtos e audiências digitais para definir e entregar produtos.
Próximo encontro
A última sessão do programa acontecerá na terça-feira (20), com o tema “Métricas de sucesso: quais as melhores para meu negócio?”. O encontro será conduzido pela jornalista Ethar El-Katatney.
Após essa etapa, terá início a fase de mentoria para os candidatos que tiverem os projetos selecionados. Nesta etapa, cada proposta aprovada poderá receber um fundo de investimentos de até US$ 15 mil para apoio no desenvolvimento do projeto.
|
|
Senado aprova desoneração da folha
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia que mais empregam, dentre eles, o de radiodifusão. Por ter caráter terminativo, se não houver recurso para que a proposta seja analisada pelo plenário do Senado, o texto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
O autor do projeto, senador Efraim Filho (União-PB), articula com deputados para que a matéria seja aprovada na Câmara até o fim de setembro, garantindo segurança jurídica às empresas dos setores beneficiados.
“É hora de avançar. O que ocorreu em 2021, quando a sanção veio de última hora, traz muita insegurança jurídica para quem produz”, alegou o senador.
Efraim alertou que a não prorrogação da concessão pode gerar 600 mil desempregos imediatos o que impactaria nos cofres públicos, com aumento de pedidos de seguro-desemprego.
O projeto de lei prorroga até 31 de dezembro de 2027 a validade da Lei 12.546, de 2011, que prevê a desoneração da folha de pagamentos até o fim desse ano. A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.
Para a ABERT, que acompanha o tema com especial atenção, a prorrogação representa a manutenção de milhares de empregos pelas emissoras de rádio e TV.
Em 11 de maio, representantes de 17 setores da economia, dentre eles a ABERT, lançaram um manifesto em favor da continuidade da desoneração da folha de pagamento. "A política de desoneração da folha de pagamento trouxe resultados expressivos para a economia do país ao reduzir o custo laboral e proporcionar maior dinamismo às empresas", diz o texto.
Os setores que assinam o documento empregam mais de 8,9 milhões de trabalhadores e incluem áreas como tecnologia da informação, construção civil, comunicação social, transporte público, têxteis e call center.
*Com agências
|
|
Click ABERT
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e os conselheiros Roberto Franco e Paulo Tonet Camargo participaram, na quarta-feira (14), da reunião de instalação da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal. O colegiado elegeu os senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) como presidente e vice-presidente da CCDD, respectivamente.
|
|
SET Centro-Oeste debate TV 3.0 e tecnologia
Em mais uma edição do SET Regional, a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) reunirá, na quinta-feira (22), em Brasília, engenheiros e profissionais de radiodifusão e de tecnologia, além de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações (MCom), em debates sobre as novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, será um dos debatedores do painel “Atualização Regulatória”. Em seguida, Lobato Flôres mediará o painel sobre Regulação de IA (Inteligência Artificial) e Plataformas Digitais.
Já o conselheiro da ABERT, da SET e diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, Roberto Franco, fará a palestra “(Re) Pensando a tecnologia”. No encerramento, está prevista a participação do presidente do Fórum Sistema Brasileiro TV Digital Terrestre e diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo, Raymundo Barros, que falará sobre “A próxima geração de TV no Brasil: TV 3.0”.
Para conhecer a programação completa do SET Centro-Oeste, clique AQUI.
|
|
18º Encontro Regional da AMIRT já tem data
Radiodifusores mineiros já podem se inscrever no 18º Encontro Regional, que será realizado pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) no dia 29 de julho, em São João del-Rei (MG).
Segundo a entidade, o objetivo do evento é proporcionar capacitação aos participantes e apresentar novas tecnologias do mercado. Ainda haverá uma feira com fornecedores de equipamentos de rádio e TV.
As inscrições podem ser realizadas AQUI gratuitamente.
|
|
Campanha defende educação midiática no PPA
“Educação midiática para combater desinformação e discurso de ódio” é o mote da campanha lançada pelo Instituto Palavra Aberta, que incentiva a população a votar na proposta que prevê a destinação de recursos orçamentários para a área.
A campanha convida os brasileiros a acessar a plataforma Brasil Participativo e votar pela inclusão da educação midiática nas ações do Plano Plurianual (PPA) do governo federal.
“É fundamental que o Brasil priorize a educação midiática, que deve passar a integrar o currículo escolar já nas séries primárias, visto que a exposição às informações começa ainda na infância, e em grande quantidade. O conceito de alfabetização mudou. Junto com aprender a ler e a escrever, você precisa também saber interpretar todos os conteúdos que chegam até nós nessa avalanche informacional", afirma a presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco.
CAMPANHA
Quer um País que priorize a educação midiática? Veja como participar:
Acesse: https://bit.ly/PPAeducacaomidiatica
Faça login em Gov.br
Autorize o uso dos dados pessoais
Revise e concorde com os termos e condições de uso
Vote na proposta "Educação midiática para combater desinformação e discurso de ódio"
|
|
|
Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.
|
|
|
|
|
|