Edição nº 622 | 23 de junho de 2023

Público prestigia exposição sobre centenário do rádio em SP

Artistas, profissionais de rádio e TV, estudantes e representantes do governo de São Paulo participaram, na terça-feira (20), da inauguração da exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”, no Solar Fábio Prado, na capital paulista.

Promovida pela Fundação Padre Anchieta, com apoio da ABERT, a exposição homenageia o centenário do rádio em São Paulo, a ser comemorado em novembro deste ano, com uma seleção de áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram as várias décadas.

Na abertura oficial, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou a importância do rádio na vida do brasileiro. “Isso é o rádio: forte, firme, seja pelo ar, pela internet, um meio que guarda a magia de ser sempre jovem, atual, e que, nesse primeiro século de existência, acompanhou e acompanha tão bem as inovações tecnológicas, mantendo-se em permanente evolução”, disse Lara Resende.

Representando a classe artística, a premiada atriz Laura Cardoso, de 95 anos, foi a homenageada do evento e se emocionou com a surpresa. Com mais de 50 novelas no currículo, Laura Cardoso começou a carreira de atriz de radionovelas na Rádio Cosmos.

Assinada pela Caselúdico, a exposição tem curadoria do pesquisador Elmo Francfort, coordenador do Centro de Memória da ABERT, e reproduz algumas das salas do Memorial Virtual da ABERT.

“Emoção é um sinônimo de rádio. O intuito é mostrar que o rádio não somente permanece como fonte de informação, entretenimento e cultura, mas como linguagem em constante reinvenção e adaptação, inspirando novas formas de comunicação sonora”, afirma Francfort.

Em um dos espaços, o público encontra áudios regionais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que compõem o projeto Rádio em Movimento, produzidos com o apoio das associações estaduais de radiodifusão em 2022, quando a ABERT comemorou os 100 anos do rádio no Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Recursos tecnológicos, como QR codes, compõem a cenografia, que apresenta vários ambientes que encantam visitantes de todas as gerações.

De acordo com o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, “a proposta da exposição é mostrar como o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação no país, levando notícias, música, entretenimento e cultura para milhões de brasileiros. Além disso, a Rádio Cultura participará ativamente do aprofundamento dos conteúdos da exposição”.

A exposição estará aberta ao público até o dia 14 de agosto e conta ainda com o apoio da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Rádio Cultura FM 103.3 e Rádio Cultura Brasil FM 77.9 AM 1200 de São Paulo.

Café com SOR: Governo e radiodifusão discutem TV 3.0

Em evento promovido pela Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) da Agência Nacional de Telecomunicações, representantes do Ministério das Comunicações (MCom), Anatel e da radiodifusão discutiram, nesta sexta-feira (23), o futuro da TV digital e do setor no Brasil.

O diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, reforçou os compromissos do setor e apresentou dados que permitem traçar um panorama dos hábitos de consumo da população brasileira. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, abordou a importância da remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais e lembrou que há outras formas de apropriação que são utilizadas.
 
O superintendente da SOR, Vinícius Caram, reafirmou o compromisso de permitir que a evolução tecnológica em debate aconteça, de fato, do ponto de vista de espectro, equipamento e certificação.
 
“É importante a Anatel, o governo e o setor saberem o papel da radiodifusão, que também tem avanços tecnológicos. Não se pode dizer que a radiodifusão está sendo enfraquecida ou tem um futuro a ser reduzido. Pelo contrário, estamos falando da TV 3.0, que vai modernizar e permitir e conexão integrada”, pontuou.

Para Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do MCom, a expectativa é de que a implementação aconteça em um futuro breve.

“O primeiro passo para a gente estabelecer essa nova tecnologia foi a publicação de um decreto da Presidência da República trazendo as diretrizes e estabelecendo prazos para que o MCom, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Fazenda e a Anatel definam os parâmetros para a implantação. Assim, até o final de 2024 estaríamos aptos a propor para o país e para a população esse novo modelo de TV, que casa conectividade com a TV aberta”, avaliou.

O presidente do Fórum SBTVD, Raymundo Barros, ainda apresentou como será a implementação e como se dará o desenvolvimento da TV 3.0 no Brasil. Barros alertou sobre a importância da TV aberta no país e mencionou que 73% do consumo de mídia em janeiro deste ano aconteceu na plataforma de TV aberta.

O palestrante observou que a internet tem um importante papel no cardápio de consumidores e que o país está inserido em um ambiente de inovação tecnológica, com o aumento na quantidade de novas formas de consumo.

Acelerando Negócios Digitais: 160 projetos foram selecionados para fase de mentoria e financiamento

O ICFJ (International Center for Journalists) divulgou, na quinta-feira (22), a lista dos 160 projetos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais para receber cinco meses de mentoria e bolsas de inovação para desenvolvimento da proposta (AQUI).

Do total de 301 projetos candidatos à fase de Mentorias & Grants, 80 organizações de mídia receberão US$ 15.000 e 80 jornalistas independentes receberão US$ 2.500.

Entre os projetos selecionados estão o desenvolvimento de novos produtos midiáticos, novos processos para ampliar a relação dos veículos com suas audiências, implementação de novos modelos de receita/monetização, projetos de jornalismo de dados, criação de novas iniciativas de mídia – inclusive em regiões consideradas desertos de notícias ou quase desertos de notícias – e reportagens especiais sobre temas fundamentais para a sociedade brasileira.

Organizações de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, contemplando todas as regiões do país estão entre os vencedores. Além da diversidade regional, o programa contempla diferentes modelos de negócios midiáticos – rádio, TV, jornalismo digital, jornais e revistas – e organizações de diversos tamanhos e tempos de atuação.

Para a nova etapa, foram contratados 33 especialistas em diferentes tópicos que auxiliarão na troca de metodologias de mentoria, ferramentas, lições aprendidas e a desenvolver atividades em conjunto.

O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria do ICFJ, Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – Universidade de Nova York (CUNY) e das associações de imprensa brasileiras, entre elas, a ABERT.

ABERT apresenta agenda setorial em encontro da SET Centro-Oeste

                                                                                             Foto: Augusto Dauster/SET

Tendências tecnológicas e modelos de negócios foram temas dos painéis do encontro regional da SET, realizado nesta quinta-feira (22), em Brasília. O SET Centro-Oeste reuniu profissionais renomados do setor e possibilitou o networking entre os participantes.

O painel “Atualização Regulatória” foi moderado por Geraldo Cardoso de Melo, representante da Regional Sudeste da SET. Como palestrantes, estiveram presentes o diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres; Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Wilson Diniz Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do Ministério das Comunicações (MCom); e Samir Nobre, diretor-geral da Abratel.

Flôres apresentou a agenda setorial, explicou a importância das políticas públicas para os serviços prestados e ressaltou a atenção dada aos hábitos de consumo da população. O diretor também mencionou dados do Kantar IBOPE Media, como, por exemplo, o alcance que a TV tem no Brasil: 50% da população é impactada em um dia, 78% em uma semana e mais de 195 milhões de brasileiros em um mês.

O estudo apresentado por Flôres ainda revelou que o rádio impacta três a cada cinco pessoas no Brasil, que o veículo teve um aumento de 20% no índice de confiança e que cada ouvinte tem uma média de 3h58 de consumo diário.

Wilson Wellisch abordou as ações realizadas pela Secoe nos últimos meses e afirmou que há interesse em desenvolver a radiodifusão, de forma que o setor possa evoluir. Segundo o secretário, mais de cinco mil processos foram analisados pelo órgão neste ano, além da criação de nove novos serviços digitais no gov.br.

“Vamos consolidar todos os decretos da radiodifusão e vamos trabalhar na desburocratização e revisão desses decretos”, afirmou Wellisch.

Para Vinícius Caram, a Anatel tem avançado muito e reforçado a importância da transparência para o setor. Caram mencionou as várias contribuições internacionais que o Brasil tem dado.

O evento teve outros quatro painéis, com os temas: “Regulação de IA e Plataformas digitais”, “Tecnologias para produção de conteúdo: Leds vs. Video Wall em aplicações de estúdio e as implicações técnicas das câmeras diante das opções disponíveis no mercado”, “Produção Remota” e “Tecnologia, Conteúdo, monetização e audiência em plataformas digitais”, e contou com as palestras de Roberto Franco, conselheiro da ABERT e da SET e diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, e de Raymundo Barros, presidente do Fórum Sistema Brasileiro TV Digital Terrestre, conselheiro da SET e diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo.

TREs de SP e CE autorizam prorrogação da propaganda partidária no segundo semestre

As emissoras de rádio e TV de São Paulo e do Ceará estão autorizadas a prorrogar, no segundo semestre de 2023, a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

De acordo com os tribunais eleitorais (TREs), a prorrogação das inserções estaduais está autorizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos, devendo ser observados os demais requisitos impostos pela Resolução TSE nº 23.679/2022. Em São Paulo, a autorização também se estende para as coberturas jornalísticas extraordinárias.

A autorização dos TREs é uma resposta ao pedido conjunto da ABERT com a associações estaduais de radiodifusão.

A ABERT enviou uma solicitação semelhante ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre, pois, assim como ocorreu em SP e no CE, os tribunais tinham autorizado a prorrogação do horário partidário no primeiro semestre de 2023. Nos demais estados, as decisões obtidas pela ABERT no início de 2023 são válidas para até o fim do ano.

Para a íntegras das decisões clique abaixo:
- TRE-SP
- TRE-CE

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