Edição nº 637 | 6 de outubro de 2023

Paulo Tonet Camargo assume presidência da Associação Internacional de Radiodifusão

O brasileiro Paulo Tonet Camargo foi eleito, na terça-feira (3), presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) – entidade que reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas – para o período 2023-2025. Ele substitui o argentino Eugenio Sosa Mendoza, do Grupo Clarín, que presidiu a AIR de 2020 a 2023.

A eleição, por aclamação, aconteceu em um hotel no Rio de Janeiro (RJ), durante a 49ª Assembleia Geral da AIR, que reuniu delegações de empresários e radiodifusores da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

A Assembleia da AIR elegeu ainda o Conselho Diretor da entidade. O salvadorenho José Luis Saca foi eleito primeiro vice-presidente e o colombiano Tulio Ángel Arbeláez, segundo vice-presidente. O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, será o presidente do Comitê Jurídico da AIR.

Foram aprovados também projetos de resolução que condenam a violência e arbitrariedades em países como Venezuela e Nicarágua, por exemplo, onde a liberdade de expressão e de imprensa é sempre atacada pelos governos ditatoriais.

Representante da radiodifusão brasileira, a ABERT foi a anfitriã do encontro.

Sobre Paulo Tonet Camargo

Natural de Porto Alegre (RS), Paulo Tonet Camargo é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Direito Público. Começou a vida profissional como advogado, em 1982. Quatro anos mais tarde, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul, onde atuou como promotor, procurador de Justiça e subprocurador-geral de Justiça do Estado. Presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

No Ministério da Justiça, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor do Departamento Penitenciário Nacional, de 1995 a 1997.

Em 1998, ingressou no Grupo RBS, onde foi diretor-geral em Brasília e vice-presidente jurídico e institucional.

Em 2011, desligou-se da RBS para assumir o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo.

Presidiu a ABERT de 2016 a 2020.

É ainda membro do Conselho Superior da ABERT, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) e do Instituto Palavra Aberta.

Tonet é o quarto brasileiro a presidir a AIR, criada em 1946. O baiano José de Almeida Castro presidiu a associação de 1971 a 1977, o carioca Luiz Eduardo Borgerth, de 1983 a 1991, e o gaúcho Alexandre Jobim, no período de 2013 a 2015.

“Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirma Tonet

Em discurso de posse bastante aplaudido, o novo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, se disse motivado a combater todo tipo de censura ou ameaça aos veículos de comunicação dos países que integram a entidade.

“Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras”, afirmou Tonet, que completou: “eles são pequenos e passam. Sempre passaram, e, historicamente, o jornalismo profissional e independente de nossas emissoras continuou e aqui está, porque somos grandes no mister e na responsabilidade de nossas atividades. E haveremos de continuar, porque temos consciência de nosso papel como pilar da democracia. Quanto aos ditadores, a história – a mais implacável das juízas – há de colocá-los no malquerer da memória humana coletiva onde os já pretéritos se encontram”.

Durante jantar no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), na terça-deira (3), que contou com a presença de mais de 150 convidados brasileiros e estrangeiros, Tonet lembrou que “talvez o maior problema seja a assimetria regulatória em relação à radiodifusão. Não se pode mais conviver com a total ausência de responsabilidade destas corporações internacionais”.

Ao parabenizar Tonet pela eleição, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou a experiência do novo presidente da AIR no tratamento de assuntos da radiodifusão.

“Dono de uma larga experiência e de um dos mais completos e respeitados currículos do setor, Tonet cumprirá, com brilhantismo, mais uma jornada inédita no desenvolvimento de temas que são caros à radiodifusão brasileira e internacional. Tenho a convicção de que Tonet imprimirá sua marca na defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão”, afirmou Lara Resende.

Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Tonet tem uma notável capacidade de diálogo. “Isso é uma das coisas mais importantes para quem tem protagonismo na radiofusão, porque o setor tem a reponsabilidade de levar o mundo real para as pessoas. Um mundo muitas vezes crítico, outras vezes informativo, lúdico, cultural, mas que tem a missão de informar”, pontuou o governador.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que “celebramos a posse do Brasil. Não tenho dúvida de que Tonet vai desempenhar um grande papel à frente da AIR, se somando à ABERT, no Brasil, e a todas as entidades, em todos os países afiliados, para que a gente consiga manter a radiodifusão forte no mundo”.

"O rádio e a TV têm um papel amplo, fundamental, seja na cultura, na educação, ou, ainda mais importante, na construção de uma consolidação da democracia e da política do nosso país", afirmou o coordenador da Frente Parlamentar da Radiodifusão, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Delegações de radiodifusores das Três Américas que compõem a AIR participaram da solenidade, além de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, empresários e representantes das principais emissoras de rádio e TV brasileiras, parlamentares, embaixadores e autoridades do governo local e federal.

Ao final do evento, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, entregou a Tonet o dispositivo que aciona a iluminação do monumento, que se cobriu de azul em homenagem à AIR.


Acesse todas as fotos do evento AQUI.

Delegações da AIR visitam maior complexo de estúdios da América Latina

Após a realização da Assembleia Geral da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), nos dias 2 e 3, no Rio de Janeiro, as delegações estrangeiras visitaram, na quarta-feira (4), os Estúdios Globo, considerado o maior complexo de produção de novelas e entretenimento da América Latina, localizado em Curicica, na Zona Oeste da cidade.

Em uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados, o complexo abriga 13 estúdios de gravação, cidades cenográficas, fábrica de cenografia, acervo e fábrica de figurinos, centro de pós-produção e outros departamentos que compõem a indústria de entretenimento. A visita, promovida pela ABERT, foi conduzida pelo diretor de Projetos Especiais da Rede Globo, André Dias. Uma experiência inédita para a maioria dos representantes de emissoras de rádio e TV das três Américas que estiveram no local. Todos se mostraram encantados com o que viram.

Em programação anterior, na segunda-feira (2), um grupo de acompanhantes dos integrantes da assembleia da AIR visitou o Cristo Redentor. Eles participaram da missa celebrada por Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano, na Capela Nossa Senhora Aparecida. Nem mesmo o tempo nublado impediu a visita ao monumento símbolo do Brasil. A missa teve transmissão ao vivo pelo youtube.com/cristoredentoroficial.

Radiodifusão brasileira se prepara para Seminário da ABERT em Madri

Empresários, radiodifusores e representantes de emissoras de rádio e TV brasileiras já se preparam para participar do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión, em Madri (Espanha). Promovido pela ABERT, o evento internacional acontecerá na Casa de América, no centro da capital espanhola, em 4 de dezembro.

A programação inclui painéis de debates sobre temas comuns aos dois países, como, por exemplo, a assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as plataformas digitais, e as experiências internacionais de regulamentação da remuneração do jornalismo profissional pelas gigantes de tecnologia.

As inscrições gratuitas para o encontro já estão abertas (AQUI). Na próxima semana, os participantes conhecerão as parcerias firmadas com hotéis e empresas aéreas que oferecerão descontos especiais.

Curso na Universidade de Navarra

Os inscritos no 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión poderão optar ainda por fazer um curso voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia na conceituada Universidade de Navarra, também em Madri.

Uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da instituição espanhola oferece descontos especiais para o curso de curta duração sobre a Transformação Digital na Mídia, nos dias 30 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (sexta-feira).

O valor para o participante associado da ABERT será de € 2.000,00, podendo ser parcelado em até três vezes. O pagamento será feito em reais diretamente ao ISE Business School, por meio de boleto bancário e terá a taxa de conversão calculada na data da realização da matrícula.

As informações sobre o curso estão disponíveis AQUI.

Faltam poucos dias para a NABShow Nova York

Radiodifusores e profissionais de rádio e TV de todo o mundo poderão reviver o centenário da NABShow – considerada a maior feira internacional de tecnologia, negócios e entretenimento – na edição que acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, no Javits Center, em Nova York (EUA).

Em abril, a ABERT participou da edição especial que celebrou os 100 anos da NABShow, em Las Vegas.

A NABShow é promovida pela NAB, associação americana de radiodifusão, que reúne oito mil emissoras de rádio e televisão dos Estados Unidos.

Para outras informações e inscrições, acesse AQUI.

Diretoria da AGERT tem mandato prorrogado

Em assembleia geral extraordinária realizada na segunda-feira (2), de forma virtual, a diretoria da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) teve o mandato prorrogado por mais um ano. Com isso, Roberto Cervo Melão segue à frente da AGERT até 2024.

Melão elencou como parte do trabalho a continuidade do processo de migração das emissoras gaúchas e o fortalecimento da radiodifusão no Rio Grande do Sul.

Congresso

Entre os dias 24 e 26 de outubro, a AGERT realizará o 26º Congresso Gaúcho de Radiodifusão, em Canela , na Serra Gaúcha. A programação prevê painéis de debates e uma feira de negócios e serviços, com expositores de todo o país. Inscreva-se e saiba mais AQUI.

Luto na radiodifusão: morre o cearense Jaime Machado da Ponte Filho

A ABERT lamentou, em nota, a morte do engenheiro e empresário cearense Jaime Machado da Ponte Filho, ocorrida na quarta-feira (4), em Fortaleza (CE). Entusiasta da radiodifusão, Jaime foi acionista e membro do Conselho Gestor do grupo de comunicação Jangadeiro, e integrou também o Conselho Superior da ABERT e da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV (ACERT).

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

Entrar no grupo

If you can't read this email, please view it online