Edição nº 638 | 13 de outubro de 2023

Seminário e curso sobre mídia digital esperam radiodifusores em Madri

Uma programação especial aguarda os participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión, evento internacional promovido pela ABERT com apoio da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (FUNCEX), que acontecerá na Casa de América, em Madri (Espanha), no dia 4 de dezembro.

Painéis de debates reunirão empresários, personalidades da radiodifusão e autoridades políticas do Brasil e da Espanha em temas como a assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as plataformas digitais, e as experiências internacionais de regulamentação da remuneração do jornalismo profissional pelas gigantes de tecnologia.

Pacotes promocionais oferecem descontos para os participantes em passagens aéreas e hotéis. (AQUI)

Você já se inscreveu? As inscrições gratuitas para o encontro já estão abertas (AQUI).

Os inscritos poderão optar ainda por fazer um curso voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia, na conceituada Universidade de Navarra, também em Madri.

Uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da instituição espanhola oferece descontos especiais aos participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión para o curso de curta duração sobre “Transformação Digital na Mídia”, nos dias 30 de novembro (quinta-feira) e 1º de dezembro (sexta-feira).
 
As informações sobre o curso estão disponíveis AQUI.

ABERT consegue decisão judicial que suspende cobrança pela transmissão de jogos nas rádios

Em decisão proferida na terça-feira (10) pela 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) conseguiram suspender acórdão anteriormente proferido pela 7ª Câmara Cível do TJ-PR, que autorizava a cobrança das emissoras de rádio pela transmissão dos jogos do Club Athletico Paranaense.

Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a suspensão da decisão pela desembargadora Joeci Machado “restabelece a segurança jurídica, na medida em que o acórdão anterior afronta diretamente a legislação e a boa-fé que sempre norteou a relação entre clubes e emissoras de rádio, desconsiderando uma longa tradição legislativa e jurisprudencial sobre o direito de arena”.

Para a ABERT e demais associações estaduais de radiodifusão, que representam mais de 5.000 rádios no país, além de acertada, a nova decisão permitirá que os tribunais superiores revisem o mérito da demanda, sem causar qualquer prejuízo imediato às liberdades de comunicação e de imprensa das emissoras de rádio.

Para a íntegra da decisão, acesse (AQUI).

ABERT integrará Conselho Superior de Cinema

Em portaria publicada no Diário Oficial de quarta-feira (11), o Ministério da Cultura designou os integrantes do Conselho Superior de Cinema, divididos entre representantes da administração pública federal, da indústria cinematográfica nacional e da sociedade civil, que possuam atuação no setor.

O diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, será um dos conselheiros, com mandato de dois anos, passível de recondução.

Estão previstas reuniões trimestrais, mas ainda sem data definida para o primeiro encontro.

A lista completa das nomeações está AQUI.

Mercados digitais são pauta de seminário

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participou, na segunda-feira (9), do Seminário Mercados Digitais: Empreendedorismo e Inovação, que debateu a regulamentação dos serviços digitais no país.

No painel “Mercados Tradicionais nos Mercados Digitais”, Lara Resende ressaltou que a radiodifusão brasileira enfrenta uma concorrência prejudicial no mercado digital.

“Me refiro à assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as gigantes de tecnologia. Dentre os principais desafios, aquele que, na visão da ABERT, precisa de uma vez por todas ser enfrentado de maneira conclusiva pelo Congresso Nacional é a questão da remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais”, afirmou.

Durante a apresentação, Lara Resende lembrou que a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), em evento promovido pela ABERT em março deste ano, aprovou a “Carta Brasília”, documento que sugeriu o estabelecimento de marcos legais adequados de responsabilidade para as plataformas de internet; a garantia de justa remuneração pela utilização de conteúdo informativo de propriedade das empresas jornalísticas e veículos de comunicação social; e a garantia de tratamento isonômico entre as empresas, nacionais e estrangeiras, que produzem e veiculam conteúdos no país.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, também foi um dos painelistas e falou sobre a necessidade de entender e debater a criação de um ambiente regulatório simétrico, de forma que agentes disputem o mercado com um conjunto de regras iguais.

“Não existe mais mercado tradicional e não-tradicional. É uma coisa só. Essas fronteiras não existem mais. São todas grandes plataformas: as empresas de telecomunicações, as empresas de streaming. Por isso a gente fala agora em ecossistema digital, onde existe uma relação simbiótica entre todos os agentes”, afirmou Baigorri.
 
Realizado no Senado, o debate foi uma iniciativa da Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora. “Nós estamos construindo, aqui, de forma muito transversal e chamando a sociedade civil para fazer essa discussão a respeito do mercado digital e os impactos de regulamentação no nosso sistema legislativo. Com certeza vamos poder discutir mais a fundo as complexidades que existem e rodeiam esse tema”, disse a presidente da Frente, deputada Any Ortiz (CIDADANIA-RS).

Na terça-feira (10), o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, foi um dos palestrantes do painel “PL 2768/2022: Caminhos Regulatórios”. Lobato Flôres ressaltou a necessidade de um aprofundamento do debate e uma maior discussão sobre os modelos de negócios que serão impactados pelo projeto de lei, que dispõe sobre o funcionamento e a operação das plataformas digitais no Brasil.

“O projeto de lei é meritório, porém essa simplificação do Digital Markets Act (DMA) europeu merece ser analisada com cuidado, pois se estabeleceu única e exclusivamente um critério quantitativo para definição de plataforma digital com poder de controle, quando sabemos que devem ser levados em consideração outros critérios, inclusive qualitativos, para a preservação de um ambiente concorrencial justo e equilibrado. Esse Projeto de Lei, por outro lado, deve andar em conjunto com outras iniciativas legislativas, já aprovadas em outros países, que dizem respeito à revisão do marco de responsabilidade civil destas plataformas, bem como a justa remuneração, pelas big techs, do conteúdo produzido pelas empresas de comunicação", pontuou.

Cerimônia de Posse do novo presidente da AIR: veja os melhores momentos

Congresso da AGERT reunirá autoridades e radiodifusores na Serra Gaúcha

A cidade de Canela, na Serra Gaúcha, sediará a 26ª edição do Congresso da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), que terá como tema “Evolução constante: caminhos e desafios para a radiodifusão”. Entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento reunirá autoridades e radiodifusores do Rio Grande do Sul e de todo o país.

A palestra magna, na abertura do Congresso, será realizada por Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e membro do Conselho Superior da ABERT.
 
No dia 25, às 14h, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, mediará o painel com a participação do secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, e do superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram.

Os participantes do Congresso poderão visitar ainda a Feira de Equipamentos, que terá a presença de expositores da Região Sul do país.

As inscrições estão abertas (AQUI).

ACAERT premiará profissionais da comunicação

Já estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio ACAERT – Microfone de Ouro, promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão e que reconhece o trabalho de profissionais de rádio, TV, agências de propaganda e acadêmicos da área de Comunicação de Santa Catarina (AQUI).

Dois júris foram escalados para julgar os trabalhos: um para qualificar as inscrições e escolher finalistas em cada categoria, outro que escolherá o vencedor de cada modalidade.

Nove modalidades concorrem na categoria “Profissionais de Rádio” e na de “Profissionais de Televisão”. Já na categoria “Agências de Propaganda” são seis modalidades, e na “Acadêmicos”, sete.

As inscrições terminam em 23 de fevereiro de 2024 e os vencedores serão revelados no início de março.

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

Entrar no grupo

If you can't read this email, please view it online