Edição nº 640 | 27 de outubro de 2023

ABERT e NAB promoverão seminário sobre temas comuns à radiodifusão do Brasil e EUA

Em reunião com o presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, durante a NABSHOW de Nova York (EUA), na quarta-feira (25), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, falou sobre os seminários promovidos pela Associação com foco no debate de temas comuns à radiodifusão mundial, como a assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as gigantes de tecnologia e a remuneração do conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais.

LeGeyt foi convidado para participar dos futuros eventos da ABERT e contar sobre a experiência americana em relação aos temas e sobre o impacto da inteligência artificial no rádio e na televisão.

Ao elogiar a iniciativa da ABERT, LeGeyt confirmou a parceria da NAB na organização de um ciclo de debates sobre tais assuntos no primeiro semestre de 2024.

Também participaram da reunião no Javits Center, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, e o diretor geral da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Oswaldo Quintana.

NABSHOW de Nova York apresenta painéis sobre o panorama do rádio no mundo

Radiodifusores, engenheiros e profissionais do rádio e da televisão participaram, nos Estados Unidos, da versão novaiorquina da NABSHOW 2023, feira mundial de equipamentos e serviços para a radiodifusão, mídia e entretenimento.

A exposição no Javits Center reuniu 255 expositores de todo o mundo, com as novidades e tendências do setor. A programação contou ainda com 175 painéis e a participação de 214 palestrantes, que debateram os principais temas que impactam a radiodifusão mundial. Uma sessão especial foi dedicada ao cenário internacional do rádio.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, acompanharam os painéis, que reuniram renomados especialistas de vários países.

Rádio deve se preparar para a era da Inteligência Artificial

O rádio usa a inteligência artificial (IA) há anos para ajudar a criar eficiência, mas existem oportunidades e desafios únicos a serem explorados. A conclusão é dos painelistas que analisaram a utilização da IA pelo rádio e os dados de aceitação pelo público, durante debate na NABSHOW de Nova York (EUA).

Para diretores da NAB (National Association of Broadcasters) e especialistas que participaram da sessão “Inteligência Artificial: público, implementação e política”, após as inúmeras transformações pelas quais o rádio passou ao longo dos últimos 100 anos, como, por exemplo, a migração do AM para o FM, automação, streaming e podcasting, agora, o meio deve se preparar para a nova era de mudança proporcionada pela inteligência artificial (IA), que será a maior de todas.

Pela projeção apresentada para o rádio em 2027, a expectativa é que a AI poderá colaborar de forma determinante em processos de produção de programação local, com conteúdo multiplataforma personalizado e dinâmico, além das ferramentas de audiência e de investimento publicitário.

Para os palestrantes, a preocupação é o avanço desregulado da AI, especialmente por causa da necessidade de proteção dos direitos autorais dos radiodifusores.

Cenário econômico do rádio é destaque de painel internacional

Os principais fatores que afetam as receitas do rádio, desde o impacto dos cenários econômicos e políticos sobre os consumidores até as mudanças demográficas da audiência e a crescente presença de serviços digitais e de streaming foram tema do painel apresentado pelo analista da S&P Global Market Intelligence, Justin Nielsen, durante a NABSHOW em Nova York (EUA).

Os palestrantes foram unânimes em relação à importância do rádio em tempos de plataformas digitais e também de os radiodifusores manterem a sua relevância. Todos ressaltaram a força do localismo e a necessidade de serem incrementados investimentos em audiência, sobretudo em inteligência de dados.

“Novas tecnologias permitem novas oportunidades de negócios e publicidade. E isso deve ser um mantra para o setor’, afirma Nielsen.

Outro ponto destacado pelos participantes do painel “Cenário econômico do rádio: Identificando os próximos desafios e oportunidades” foi a importância de as gigantes de tecnologia realizarem investimentos nos meios de comunicação, especialmente o rádio, pela credibilidade que o meio oferece ao ouvinte.

De acordo com os painelistas, o ambiente digital continua se expandindo, mas as receitas prioritárias são oriundas ainda da transmissão tradicional. Segundo os dados apresentados, a produção de podcasts tem crescido de forma sustentada, mas ainda tem pouca representatividade no bolo digital, algo em torno de 15% a 20%.

Tecnologia e serviços inovadores para aprimorar o rádio

Como o rádio pode aproveitar as tecnologias e serviços mais recentes para expandir seus negócios? No painel apresentado por Christopher Bell, o líder de Estratégias Globais da Amazon Web Services explorou as maneiras usadas nos serviços e tecnologias inovadores para tornar as emissoras de rádio mais eficientes e bem-sucedidas, além de criar novas oportunidades de negócios.

Para os painelistas, “inovação tem que ser uma perspectiva constante em qualquer atividade econômica, inclusive para o rádio”.

Segundo os especialistas, a inovação deve também ser orgânica e respeitar o processo de desenvolvimento e crescimento do veículo, sob pena de estes processos tecnológicos se tornarem extremamente custosos e inúteis.

“Por isso, os planos de negócios das emissoras devem contemplar processos de inovação tecnológica que sejam baseados em dados”, orienta Bell.

Para Joe D'Angelo, representante da XPERI, “a virtualização de estúdios, com possibilidades de acessos a novas vozes e expressões de ideias, conhecimentos e conteúdos é um exemplo de inovação que deve ser incentivada”.

Presidente da NAB Curtis LeGeyt fala sobre o futuro do rádio e da TV com a chegada da IA

Últimos dias para inscrição no Seminário da ABERT na Espanha

A pouco mais de um mês para a realização do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión, os interessados em participar do evento internacional promovido pela ABERT com apoio da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) ainda podem se inscrever gratuitamente no site www.abert.org.br/ibero.

O encontro reunirá empresários, personalidades da radiodifusão e autoridades políticas do Brasil e da Espanha, em 4 de dezembro, na Casa de América, na capital espanhola, Madri.

Os participantes podem ainda aproveitar os pacotes com condições especiais para passagens aéreas, hospedagem e seguros.

Além do seminário, uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra oferece descontos e condições especiais aos participantes que desejarem fazer o curso de curta duração sobre “Transformação Digital na Mídia” nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na renomada universidade, em Madri.

O representante da Universidade de Navarra no Brasil, Carlos Alberto di Franco, deixou um recado sobre o curso. Assista:

Aprovada desoneração da folha de pagamento até o fim de 2027

O plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (25), o projeto que prorroga até 31 de dezembro de 2027 a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia que mais empregam no país, dentre eles o de radiodifusão.

Com a aprovação, o texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A desoneração da folha permite às empresas dos setores beneficiados substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.
 
De acordo com o Movimento Desonera Brasil, que reúne representantes dos setores beneficiados, o tema impacta 8,9 milhões de empregos formais diretos, além de outros milhões de postos de trabalho indiretos.

Para a ABERT, a prorrogação da folha de pagamento representa a manutenção de milhares de empregos pelas emissoras de rádio e TV.

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Congresso da AGERT reúne radiodifusores de todo país

Durante três dias, mais de 300 radiodifusores brasileiros participaram do 26º Congresso Gaúcho de Rádio e TV, em Canela (RS). O presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Paulo Tonet Camargo, foi o convidado especial para falar na abertura do evento promovido pela AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), na terça-feira (24). Além de destacar a defesa intransigente da liberdade de imprensa e de expressão como pilar para a democracia e o bom trabalho da radiodifusão, Tonet defendeu uma isonomia de tratamento entre as empresas de radiodifusão e as gigantes de tecnologia.

“É chegada a hora de nosso setor internacionalmente se posicionar sobre as plataformas de tecnologia que impactam diretamente os princípios e a própria existência da radiodifusão. Enquanto o rádio e a TV são responsáveis pelo conteúdo que distribuem, essas gigantes não o são”, afirmou.

Representando a ABERT, o conselheiro da Associação e diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT, Roberto Franco, afirmou que o setor de radiodifusão “não poupa esforços para oferecer ao brasileiro o que há de melhor em termos de qualidade de programação no rádio e na televisão aberta”.

Franco destacou pontos como a proximidade da finalização do processo de digitalização da TV por meio do Programa Digitaliza Brasil, a implantação e desenvolvimento da nova geração de TV, a chamada TV 3.0, e a finalização do processo de migração do rádio, com a desburocratização do marco regulatório do setor.

“Para que o setor continue forte, é primordial seguirmos avançando com medidas para o desenvolvimento do serviço de radiodifusão, além da desburocratização e simplificação regulatória”, pontuou Franco.

O conselheiro mencionou ainda as consequências da evolução tecnológica nos últimos anos. “O avanço da desinformação é extremamente facilitado pela fragilização do ecossistema jornalístico, que perdeu enorme quantidade de recursos e energia para as grandes plataformas tecnológicas que também atuam como meios de comunicação”, ponderou.

Na quarta-feira (25), o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, mediou o painel sobre os processos em tramitação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e no Ministério das Comunicações (MCom). Participaram do debate o diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Tawfic Awwad Junior, e o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram.

Salema destacou a assimetria de regras entre as plataformas digitais e os veículos de comunicação e falou sobre o trabalho da ABERT na defesa da radiodifusão junto ao Congresso Nacional e Poder Judiciário.

Fotos: Neitor Corrêa

Integrantes do Conselho Superior de Cinema são empossados

Em cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta sexta-feira (27), foram empossados os novos integrantes do Conselho Superior de Cinema, dentre eles, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema.

O Conselho é formado por representantes da administração pública federal, da indústria cinematográfica nacional e da sociedade civil, que possuam atuação no setor, designados pelo Ministério da Cultura.

Salema terá mandato de dois anos, passível de recondução.

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

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