Curtis LeGeyt recebe homenagem da ABERT em Las Vegas
O presidente e CEO da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, foi o grande homenageado da ABERT durante o tradicional Encontro da Radiodifusão Brasileira, na terça-feira (16), em Las Vegas (EUA).
Cerca de 150 empresários e profissionais de rádio e televisão, presidentes de associações estaduais de radiodifusão, jornalistas, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prestigiaram a cerimônia, em almoço no Bellagio Hotel & Casino.
Na saudação aos convidados, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou o desempenho de LeGeyt no trato de assuntos comuns à radiodifusão de Brasil e Estados Unidos e a parceria da NAB em pautas setoriais. Lara Resende lembrou os desafios que a radiodifusão mundial enfrenta diante da evolução tecnológica que leva a televisão e o rádio a novos patamares.
“Temos, por exemplo, a disrupção que as chamadas plataformas de tecnologia trazem ao mercado publicitário, drenando recursos da radiodifusão. A assimetria regulatória em relação ao nosso setor é uma questão que afeta a maioria dos países do continente americano e precisamos agir para que as plataformas digitais sejam responsabilizadas pelo conteúdo distribuído e pelas consequências dos danos que podem causar para a sociedade. Outra questão que está no foco da radiodifusão é o desenvolvimento da inteligência artificial que ameaça nossos conteúdos e que exige de nossos países uma tomada de consciência do risco que contém. São todos desafios que, certamente, com a parceria da NAB, estaremos mais fortes e unidos na defesa da radiodifusão mundial”, afirmou Lara Resende.
Já o conselheiro da ABERT e presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, ressaltou as violações à liberdade de expressão que afetam alguns países das três Américas e citou ações da NAB em causas comuns da radiodifusão mundial.
Curtis LeGeyt recebeu das mãos de Lara Resende e de Tonet a Medalha do Mérito da Radiodifusão Brasileira, reconhecimento da ABERT a empresários e personalidades do rádio e da televisão que se dedicam à defesa e fortalecimento do setor.
Ao agradecer, LeGeyt destacou a importância para a democracia de uma imprensa livre.
“Não há dúvida de que a última década trouxe uma onda sem precedentes de desinformação e ameaças aos nossos jornalistas. Eu considero que os Estados Unidos são um exemplo para o resto do mundo em termos da importância do quarto Estado em qualquer democracia, o que significa que, efetivamente, sem uma imprensa livre, não temos uma democracia. Assim, estou muito satisfeito por liderar esta luta nos Estados Unidos e internacionalmente para garantir que as emissoras locais tenham a viabilidade para preservar uma imprensa livre todos os dias”, afirmou.
O almoço da ABERT teve ainda a presença do diretor geral da Associação, Cristiano Lobato Flôres, da diretora de Comunicação, Teresa Azevedo, de representantes da AIR e da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e do conselheiro Artur Coimbra, do secretário de Comunicação Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch, do presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, dos deputados Leur Lomanto Júnior (UB – BA) e Jonas Donizete (PSB – SP), do senador Alan Rick (UB – AC), do presidente da AIA (Aliança pela Internet Aberta), Alessandro Molon, além dos presidentes de associações estaduais de radiodifusão, Luiz Arthur Abi Chedid (AESP), Caíque Agustini (AERP) e Tunico Alves (Midiacom/MS).
Sobre Curtis LeGeyt
Advogado, Curtis LeGeyt começou a carreira como consultor de gestão da Putnam Associates e trabalhou na equipe da campanha presidencial Obama For America, em 2008.
Um dos principais defensores das emissoras locais de rádio e televisão dos Estados Unidos, Curtis LeGeyt ingressou na NAB em 2011, atuando em vários setores da Associação.
Antes de assumir a presidência, em janeiro de 2022, foi diretor de operações e vice-presidente executivo de Relações Governamentais.
Liderou vários esforços bem-sucedidos na defesa de leis que fortalecem a capacidade das emissoras de inovar e servir suas comunidades.
Curtis LeGeyt também atua no Comitê Executivo da Aliança de Ação Nacional para Prevenção do Suicídio, e no conselho da Tracy’s Kids, organização sem fins lucrativos que ajuda crianças com câncer.
|