Edição nº 665 | 26 de abril de 2024
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Inscrições abertas para 1º Seminário de Rádio e TV das Américas
O próximo ciclo internacional de debates sobre radiodifusão, promovido pela ABERT e pela NAB (National Association of Broadcasters), reunirá representantes das principais emissoras de rádio e televisão das Três Américas, empresários, profissionais de radiodifusão, especialistas e autoridades públicas brasileiras e americanas, no dia 14 de maio, das 9h às 12h30, na sede da NAB, em Washington DC (EUA). As inscrições gratuitas podem ser feitas no site abert.org.br/americas.
Os detalhes do 1º Seminário de Rádio e Televisão das Américas – que discutirá temas como a regulação das plataformas digitais, a assimetria regulatória entre o setor de radiodifusão e as big techs, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia e o impacto da inteligência artificial no rádio e na TV – foram tema da reunião entre a ABERT e a NAB, na terça-feira (16), em Las Vegas.
Este será o terceiro encontro internacional para debater pautas setoriais com os países participantes. A nova edição acontecerá no ano em que é comemorado o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. No ano passado, a ABERT realizou seminários em Lisboa (Portugal) e em Madri (Espanha).
O 1º Seminário de Rádio e TV das Américas tem apoio institucional da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão). A programação completa será divulgada em breve.
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Entidades de radiodifusão, agências de publicidade e propaganda propõem debate sobre métrica de audiência
Em carta ao mercado publicitário, divulgada na quarta-feira (24), entidades como a ABERT e ABRATEL (rádio e TV), ABAP (agências de publicidade) e FENAPRO (agências de propaganda) convidam os players do mercado publicitário a debater sobre as métricas integradas de audiência, para que possam “continuar a ter um mercado publicitário com livre concorrência, eficiente e ético, que seja motivo de orgulho para todos os brasileiros”. (íntegra abaixo)
Carta ao Mercado Publicitário
A ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão, FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, e seus associados vêm por meio desta dirigir ao mercado publicitário, anunciantes, agências, veículos e suas entidades representativas e empresas de medição de audiência, as seguintes considerações:
O Brasil tem um dos mercados publicitários mais desenvolvidos do mundo. A qualidade de nossas agências e do conteúdo publicitário produzido no país é reconhecida e premiada internacionalmente. Nossos órgãos de autorregulamentação (CENP e CONAR) são modelos de regulação não estatal de uma atividade econômica, e há mais de 40 anos garantem um mercado publicitário pujante, que atende às demandas dos anunciantes e oferece aos consumidores publicidade de qualidade, ética e responsável.
Essa complexa organização se baseou, historicamente, em sistemas de medição e métricas de consumo do meio TV, desenvolvidas a partir das experiências dos países de mercado mais desenvolvido e aperfeiçoadas ao longo de anos de observação do comportamento dos consumidores brasileiros. As plataformas digitais trouxeram para o mercado publicitário novas oportunidades e com elas formas distintas de medição de audiência, compatíveis com as funcionalidades inerentes a essa recente tecnologia. Atualmente, essas diferentes métricas convivem e são ambas utilizadas pelo mercado.
No entanto, as diversas plataformas de vídeo, sejam as de programação broadcast ou as on demand , concorrem pelas mesmas verbas publicitárias. Portanto, é cada vez mais necessário integrar essas medições de audiência, criando padrões seguros de comparação das medições em cada meio, a fim de colocar à disposição dos anunciantes informações mais precisas e seguras sobre o alcance e a eficiência da publicidade oferecida ao consumidor, de maneira que possa tomar decisões mais informadas e de resultado tecnicamente aferível sobre a alocação de suas verbas publicitárias.
Como as medições seguem critérios distintos, a integração das métricas de audiência entre as diversas mídias audiovisuais e as plataformas digitais depende do desenvolvimento de parâmetros que permitam a comparação do consumo e da eficiência da publicidade em cada meio. O desenvolvimento desses parâmetros e a definição de um sistema de regulação que garanta a correção técnica e a transparência dos resultados vêm sendo buscados na maioria dos países desenvolvidos. Apenas como exemplos, Canadá, Reino Unido, Portugal, Holanda e Alemanha e, mais recentemente, o México adotam o modelo conhecido como JIC ( Joint Indrustry Commitee ), no qual os diversos players do mercado se organizam, por meio de suas associações representativas, para estabelecer critérios confiáveis de medição de audiência. Essa busca demanda um esforço coletivo de todos os players do mercado, para a discussão e definição do modelo que melhor atenda à realidade de cada país.
As signatárias desta carta e seus associados acreditam que chegou a hora do mercado publicitário brasileiro, através de todos os seus integrantes (anunciantes, agências, veículos, empresas de medição de audiência e entidades de autorregulamentação), debater as alternativas de integração de métricas de audiência, a fim de definir o modelo a ser adotado pelo mercado brasileiro. Essa discussão é urgente e precisa ser iniciada de imediato, sendo o CENP a entidade naturalmente qualificada para sediá-la.
A adoção unilateral de qualquer modelo de integração de métricas de audiência do meio TV e das plataformas digitais de consumo de mídia audiovisual, a partir de fontes distintas de dados e sem a devida parametrização, é indesejável e pode provocar graves prejuízos ao mercado publicitário e à livre concorrência. Não é razoável que empresas que tenham interesse nos resultados das medições, aproveitando de seu poder de mercado, definam isoladamente os parâmetros a serem utilizados, escolhendo soluções tendenciosas, que beneficiem suas plataformas, ou criando (diretamente ou por meio de terceiros), ferramentas que favoreçam seus negócios. Essas iniciativas unilaterais criariam no mercado falsas percepções sobre a audiência.
Os parâmetros da métrica que será escolhida para o mercado brasileiro devem ser tecnicamente corretos, acurados e justos, e precisam fornecer aos anunciantes e às agências as informações adequadas para que tomem as decisões sobre a alocação das verbas publicitárias. Assim, a parametrização protegerá a livre concorrência no mercado publicitário, os anunciantes e, em última instância, o consumidor.
Pelas razões expostas, a ABERT, ABRATEL, ABAP e FENAPRO convidam os players do mercado publicitário nacional a participar do debate sobre a integração das métricas de audiência, a fim de que possamos continuar a ter um mercado publicitário com livre concorrência, eficiente e ético, que seja motivo de orgulho para todos os brasileiros. Esclarecem ainda que se posicionarão firmemente condenando qualquer tentativa de adoção unilateral de métricas integradas de audiência que utilize tendenciosamente e sem autorização as informações de audiência de seus associados.
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Judiciário premia jornalistas e ressalta importância da imprensa livre
Dezenove jornalistas brasileiros receberam o Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário - 35 anos da Constituição Cidadã, em solenidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, na quarta-feira (24).
A premiação teve 261 trabalhos inscritos, 92 finalistas e 19 vencedores, em cinco eixos temáticos, correspondentes aos cinco tribunais – STJ, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM).
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, entregou o prêmio a Jeniffer Mendonça Anunciação, do Ponte Jornalismo, vencedora na categoria de Jornalismo Escrito do STJ.
"Não existe democracia sem uma imprensa livre e sem liberdade de imprensa. Premiar jornalistas que, de alguma forma, colaboram para a consolidação de uma democracia cada dia mais forte no Brasil é uma iniciativa esplêndida", disse Lara Resende.
A ação conjunta dos tribunais superiores celebrou os 35 anos da Constituição Federal de 1988, comemorados em 5 de outubro do ano passado, com reflexões sobre os direitos assegurados pela Carta Magna, a importância de um Judiciário atuante e independente, além de uma imprensa forte e livre como pilares do Estado Democrático de Direito.
Para o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, a imprensa nunca foi tão necessária, sendo papel dos jornalistas profissionais "reocupar o espaço da civilidade e o controle mínimo da autenticidade do que chega ao espaço público".
"O mundo está tentando traçar o que é liberdade a ser protegida e o que, se escondendo por trás da liberdade, é destrutivo para a vida civilizada. Por isso, precisamos da imprensa para reportar os fatos de maneira autêntica", afirmou o ministro.
*Com informações do STJ
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NETmundial+10 debaterá governança do mundo digital
Dez anos após a primeira edição, será realizado, nos dias 29 e 30 de abril, no Grand Hyatt Hotel de São Paulo (SP), o NETmundial+10, fórum multissetorial global que debaterá os desafios globais que envolvem o tema da governança do mundo digital.
O evento conta com o apoio da ABERT e reunirá representantes da UNESCO, do Office of the Tech Envoy e outras Agências da ONU, bem como de governos dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Alemanha, e das principais organizações da sociedade civil que lidam com os temas digitais. O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, que também integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), participará do encontro.
A exemplo do fórum de 2014, as discussões do NETmundial+10 resultarão em um documento final com recomendações concretas para o futuro do ecossistema de governança, importante referência para a comunidade global.
O NETmundial+10 preparou vídeos para veiculação gratuita, que explicam a importância dos debates do fórum internacional.
Para download, clique aqui.
Contatos – NETmundial+10
Weber Shandwick | press.netmundial10@webershandwick.com
Milena Oliveira | Tel. 11 98384-3500 | moliveira@webershandwick.com
Paula Boracini | Tel. 11 98123-5235 | pboracini@webershandwick.com
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Encontro Regional da AERP: ABERT debate assimetria regulatória em relação às plataformas digitais
Radiodifusores paranaenses participaram, na quinta-feira (25), do Encontro Regional da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), em Curitiba (PR). O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, foi um dos palestrantes do painel sobre assimetrias regulatórias. No debate sobre o trabalho das associações de radiodifusão para redução das assimetrias no ambiente de mídia, Lobato Flôres apresentou o atual cenário de convergência tecnológica e a agenda estratégica do setor para a redução de regras nos âmbitos tributário, autoral, trabalhista, de conteúdo e publicidade.
Em mensagem enviada ao público presente, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou a importância do rádio e da TV como fonte segura de informação e o combate às notícias falsas e às assimetrias regulatórias entre a radiodifusão e as plataformas digitais.
“Precisamos, cada vez mais, estar vigilantes para garantir a circulação de ideias livres de desinformação, armadilhas de algoritmos e uso industrial de dados e de informações falsas que manipulam democracias, promovem polarizações, discursos de ódio e ataques às instituições”, afirmou.
O encontro em Curitiba inaugurou a série de eventos regionais previstos até julho para debater negócios e compartilhamento de experiências da radiodifusão paranaense.
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CLICK ABERT
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o vice-presidente, Roberto Cervo Melão, acompanharam as associações de radiodifusão de MG, PR, CE, SC e MS em reunião com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Paulo Pimenta, na quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na pauta, a importância de investimentos publicitários nas pequenas rádios do interior brasileiro.
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Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: AIR lembra data com evento no Chile
Para lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) realizará, em evento paralelo à Conferência Global da UNESCO, um seminário especial sobre o tema, no sábado (4 de maio), em Santiago (Chile).
Este ano, o tema escolhido pela UNESCO para celebrar a data é “Uma imprensa para o planeta: o jornalismo diante da crise ambiental”, com destaque para o papel da mídia na divulgação de informações seguras para garantir um futuro sustentável, que respeite os direitos dos indivíduos e a diversidade de vozes.
O evento da AIR – entidade que representa 17 mil emissoras de rádio e TV das três Américas e que tem como principal missão a defesa da liberdade de imprensa e de expressão – reunirá renomados especialistas e pesquisadores que debaterão as violações ao trabalho jornalístico, as assimetrias regulatórias em relação às plataformas digitais e a disseminação de notícias falsas.
Após o evento, o brasileiro Paulo Tonet Camargo, presidente da AIR e conselheiro da ABERT, falará à imprensa e abordará a grave situação que atinge vários países das Américas, com uma avaliação do cenário mundial da liberdade de imprensa e de expressão.
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Encontro Regional Midiacom-RJ debate futuro da mídia
A importância da comunicação contemporânea e o futuro da mídia foram o foco dos debates do 1º Encontro Regional Midiacom – RJ, no sábado (20), em Campos dos Goitacazes (RJ). Dezenas de radiodifusores participaram do evento, que teve a presença do diretor de Relações Institucionais e Projetos Especiais da TV Globo e vice-presidente de TV do Midiacom - RJ, André Dias, e do pesquisador e coordenador do memorial da ABERT, Elmo Francfort.
A valorização das características de cada região do país, abordando a cultura e os hábitos locais, além da Inteligência Artificial, a responsabilização de quem divulga fake news, legislação e segurança nas pesquisas de audiência foram temas em destaque. O encontro apresentou ainda uma exposição de equipamentos para rádio e televisão.
Dias destacou a evolução tecnológica que o rádio e a TV vivenciaram ao longo das décadas, sem, contudo, perder a essência. “Isso torna o seu público conectado, conectado com o rádio, conectado com a televisão", concluiu.
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Curtis LeGeyt presidirá a NAB até 2029
CEO e presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt continuará à frente da associação americana de radiodifusão por mais cinco anos.
O anúncio da extensão do contrato de LeGeyt foi feito pelo presidente do Conselho da NAB, Perry Sook, na terça-feira (23), em Washington DC (EUA).
“Curtis demonstrou liderança excepcional, pensamento estratégico e uma dedicação inabalável ao futuro da radiodifusão”, afirmou Sook.
LeGeyt está na NAB há mais de uma década, tendo ingressado nas fileiras da associação em 2011. Tornou-se CEO em janeiro de 2022, sucedendo Gordon Smith. Antes de sua atual função, LeGeyt foi vice-presidente executivo de relações governamentais, por cinco anos.
“Estou profundamente honrado por terem me confiado a liderança da NAB. Representar as emissoras de televisão e rádio que unem nossas comunidades durante este período de transformação na mídia é um privilégio. A crescente importância de nossas estações no fornecimento de notícias e informações nas quais os americanos podem confiar impulsiona meu compromisso com esta indústria vital”, disse LeGeyt.
Na semana passada, LeGeyt foi homenageado pela ABERT com a Medalha do Mérito da Radiodifusão, durante almoço oferecido aos radiodifusores brasileiros que participaram da NABSHOW, principal feira mundial de produtos e serviços para rádio, TV, mídia, entretenimento e tecnologia, em Las Vegas (EUA).
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