Edição nº 682 | 16 de agosto de 2024
|
|
Eleições 2024: começam as reuniões sobre plano de mídia e proibição de enquetes eleitorais
Reuniões de Plano de Mídia
Até o dia 25 de agosto, a Justiça Eleitoral deverá convocar partidos políticos e emissoras de rádio e de televisão para a reunião de plano de mídia e geração do horário eleitoral gratuito.
Para orientar os radiodifusores durante as reuniões, a ABERT elaborou um roteiro com os principais pontos de discussão para serem acordados com a Justiça Eleitoral, partidos e coligações.
Acesse AQUI.
Enquetes Eleitorais
A partir desta sexta-feira (16), começa a vedação para a realização e divulgação de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. As enquetes se diferenciam de pesquisa eleitoral, pois consistem em mero levantamento de opiniões e não utilizam método cientifico para sua realização.
A ABERT elaborou o Manual das Eleições 2024 e o Calendário Eleitoral para auxiliar os associados sobre as restrições e obrigações aplicáveis às emissoras. Acesse AQUI.
|
|
SET EXPO reúne radiodifusão de todo país
Os radiodifusores brasileiros se preparam para participar do SET EXPO 2024, evento realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que acontecerá entre 19 e 22 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Considerado o maior evento de mídia e entretenimento da América Latina, o SET EXPO tem uma extensa programação, com painéis de debates e uma feira de exposições que reúne marcas nacionais e internacionais de empresas do setor de equipamentos, tecnologias e serviços do mercado de radiodifusão, telecomunicações e audiovisual.
A ABERT participará de vários painéis: no dia 20, às 11h, o presidente Flávio Lara Resende estará no debate sobre “Inovações na TV aberta (TV 3.0) e novas tecnologias de distribuição digital”; às 14h, o diretor geral Cristiano Lobato Flôres participará do painel “Taxa de uso da rede ou uso sustentável da rede?”. Às 16, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, debaterá a agenda regulatória da radiodifusão. Já no dia 22, às 9h, Salema participará do debate sobre “Quem aposta no rádio?”.
|
|
Amizade luso-brasileira é pauta de encontro na ABERT
As relações de amizade entre Brasil e Portugal foram motivo da visita do embaixador português Luís Faro Ramos e dos deputados Simone Marquetto (MDB/SP), Antônio Brito (PSD/BA) e Luiz Gastão (PSD/CE) à sede da ABERT, na terça-feira (13), em Brasília.
Eles foram recebidos pelo presidente Flávio Lara Resende, pelo diretor geral Cristiano Lobato Flôres e pelos conselheiros Paulo Tonet Camargo e João Camilo.
Representantes da Frente Parlamentar Brasil-Portugal, os deputados abordaram as ações para o fortalecimento da interação entre as santas casas dos dois países, turismo religioso, intercâmbio de médicos e enfermeiros e o protocolo de cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
|
|
Marcelo Rech é reconduzido à presidência da ANJ
Em Assembleia Geral realizada na quinta-feira (15), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) reconduziu o jornalista Marcelo Rech à presidência executiva da entidade.
Também foram eleitos os novos integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal, além da Diretoria da ANJ para o triênio 2024-2026.
Ao agradecer a confiança da ANJ, Rech ressaltou que a união dos jornais tem permitido que a indústria jornalística supere desafios e ameaças impostos à sua sustentabilidade.
|
|
ABERT lamenta morte de Octávio Florisbal
Em nota de pesar, a ABERT lamentou a morte do publicitário e ex-diretor geral da Rede Globo, Octávio Frioli Florisbal, ocorrida na terça-feira (13), em São Paulo (SP).
Foram mais de 30 anos dedicados à emissora, onde Florisbal chegou a integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo.
A nota lembra ainda a contribuição social que o executivo deixou na assistência às crianças carentes, em especial, as com deficiências físicas e mentais.
Leia a íntegra aqui.
|
|
CLICK ABERT
O diretor de Afiliadas do SBT, Daniel Abravanel, visitou a sede da ABERT, na quarta-feira (14), em Brasília. Acompanhado da diretora jurídica, Marluce Cavalcante, e do assessor de Relações Institucionais da emissora, João Camilo, Abravanel foi recebido pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e pelo diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema.
|
|
Biografia celebra centenário do comunicador Hilton Motta
O centenário do radialista Hilton Motta, um dos mais renomados da comunicação paraibana, foi celebrado na biografia “A Voz de Campina Grande”. Lançado em julho, o livro foi escrito pelas jornalistas Fernanda Souza e Sandra Medeiros. Em 11 capítulos, as autoras relatam aspectos da vida pessoal e profissional do radialista, apaixonado pela comunicação e por Campina Grande.
O comunicador foi um dos fundadores das principais emissoras radiofônicas da cidade paraibana e inaugurou a TV Borborema. Em 1978, inaugurou a Campina FM - 93.1, primeira rádio FM no estado e a segunda do Nordeste.
Para Marilena Motta, filha de Hilton e presidente da Associação de Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP), ter a história de vida contada em um livro é uma homenagem eterna ao pai.
“Por onde passou, ele deixou um legado de excelente comunicador e administrador de rádio, televisão e jornal, além de grande habilidade para descobrir outras pessoas talentosas”
O filho do comunicador, Eduardo Motta, falou sobre o legado deixado por Hilton. “Papai sempre foi um admirador, um entusiasta, um verdadeiro apaixonado por Campina Grande e pela radiofonia, se dedicou de corpo e alma a esta profissão. Ele era criativo em tudo que fazia e logo cedo chegou às difusoras, rádios, locuções de campanhas políticas, entre outras atividades. Ele gostava muito e incentivava o São João de Campina e o carnaval, participando e transmitindo estes eventos. Sentimos muitas saudades desse entusiasmo e orgulho desse legado que ele deixou para nossa querida Campina Grande”.
|
|
Regras para anúncios deverão ser adotadas por empresas de tecnologia
A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), estabeleceu um prazo de quatro meses para a adaptação das empresas de tecnologia às novas regras de anúncios veiculados no Brasil.
Foram publicadas 95 normas para as redes sociais e plataformas digitais, que deverão divulgar quem são os anunciantes, o que publicaram, quanto pagaram, qual foi o público-alvo e se a imagem foi gerada por inteligência artificial. As informações devem ser em português e com fácil utilização para que todos tenham acesso.
A necessidade de regulamentação em plataformas digitais é pauta de discussão em diversos países. A professora Rose Marie Santini, diretora do NetLab/UFRJ (Laboratório de Pesquisa e Estudo de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), explicou que, ao comprarem espaço nas plataformas, os anunciantes escolhem detalhadamente o público que querem atingir.
“Esse ambiente das plataformas digitais ficou muito atraente para o crime organizado, porque você consegue, de alguma forma, cometer um crime dentro da plataforma, escolher a vítima ideal, que vai ser mais vulnerável. E você consegue estar protegido pela plataforma, porque você fica protegido pelo anonimato. Essas plataformas não deixam explícito e nem é público quem anunciou e não verificam quem são essas pessoas ou organizações. Então, vira um ambiente muito propício e até muito seguro para todo tipo de crime na internet”, afirma Santini.
|
|
Rádio é meio mais confiável para eleitores americanos
O rádio AM/FM é o meio de comunicação mais confiável entre os eleitores norte-americanos, segundo estudo divulgado pelo Katz Media Group. Para 80% dos participantes da pesquisa, o rádio é classificado como “muito confiável” ou “confiável”, ficando à frente dos jornais (+5%), revistas (+13%) e televisão (+23%). As redes sociais, por outro lado, foram consideradas confiáveis apenas por um quarto dos entrevistados.
O nível de confiança no meio transcende divisões políticas, sendo considerado mais confiável tanto para eleitores independentes (80%), quanto republicanos (78%).
A análise do Katz Media Group reforça a importância do rádio como um meio unificador e confiável em tempos de desinformação, em especial no período eleitoral.
*Com informações Tudo Rádio
|
|
|
Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.
|
|
|
|
|