Edição nº 679 | 26 de julho de 2024
|
|
Rádios gaúchas terão novo desconto do ECAD em agosto
Em nova rodada de negociações, a ABERT, com o apoio da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), conseguiu garantir desconto na taxa do ECAD no mês de agosto para as emissoras de rádio sediadas exclusivamente no Rio Grande do Sul.
O desconto de 50% no valor da taxa, já incluído o percentual aplicado no Convênio ABERT-ECAD, de 25%, é mais uma ação das duas associações na busca de alternativas que possam amenizar a situação das emissoras gaúchas, atingidas pelos eventos climáticos desde o fim de abril.
As condições especiais junto ao ECAD contemplam também as emissoras de rádio do Rio Grande do Sul não conveniadas à ABERT, desde que obedeçam às mesmas premissas previstas no convênio com o ECAD: estejam adimplentes com o pagamento do direito autoral e façam o devido envio da programação musical ao ECAD.
|
|
ABERT visita sede da ACAERT
|
|
|
Durante visita à sede da ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), em Florianópolis (SC), na terça-feira (23), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, foram recebidos pelo presidente Fábio Bigolin e pelo vice, Mário Neves.
O encontro é parte de uma agenda de aproximação institucional entre as duas associações. Também participaram o diretor executivo da ACAERT, Guido Schvartzman, a diretora da Rede Comercial ACAERT (RCA), Liza Rocha, o conselheiro Ranieri Bertoli e a conselheira da ABERT, Marise Westphal Hartke.
À noite, a ABERT e a ACAERT promoveram um jantar de relacionamento institucional.
|
|
|
ABERT lança Manual das Eleições 2024
A ABERT lançou, na quarta-feira (24), o e-book “Eleições 2024 - Manual para Emissoras de Rádio e Televisão”, com os principais pontos, restrições e obrigações que devem ser observados pelas emissoras durante as eleições municipais deste ano.
Elaborado pela Diretoria de Assuntos Legais e Regulatórios, o manual aborda temas como calendário eleitoral, pesquisas eleitorais, restrições na programação normal, entrevistas, horário eleitoral gratuito, debates eleitorais, direito de resposta e representações, além das sanções e responsabilidades aplicáveis às emissoras.
O e-book está disponível para download gratuito (AQUI) na área de Material de Apoio ao Radiodifusor, onde também é possível acessar outros documentos sobre as Eleições 2024.
Para esclarecer dúvidas, o departamento jurídico da ABERT está disponível pelo e-mail juridico@abert.org.br, pelo WhatsApp (61) 2104-4604 ou pelo telefone (61) 2104-4600.
|
|
ASSERPE esclarece dúvidas sobre legislação eleitoral
Com a proximidade do limite das convenções e a oficialização das candidaturas, em 5 de agosto, novas obrigações e regras devem ser observadas pelos veículos de comunicação. Para tirar dúvidas sobre o período eleitoral, a ASSERPE (Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco), em parceria com a ABERT e o Instituto Ação, promoveu, na quinta-feira (25), o painel “Legislação Eleitoral e Radiodifusão” com o objetivo de alertar as emissoras sobre as vedações e condutas que devem ser seguidas durante o período das eleições.
Ao participar do debate, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, explicou pontos da Cartilha Eleitoral, preparada pela Associação para orientar os radiodifusores. Para Salema, a liberdade de imprensa não deve ser ameaçada e a intervenção da justiça eleitoral deve ser mínima. “A neutralidade exigida dos veículos não proíbe críticas jornalísticas e debates, mas busca coibir o desequilíbrio no pleito eleitoral”, afirmou.
Também participaram os advogados do Instituto Ação, Jonas Cassiano e Tassiana Bezerra.
De acordo com Bezerra, o ordenamento da liberdade de imprensa se mantém; porém, neste período excepcional, é inevitável que aconteçam restrições, já que, em sua avaliação, as emissoras têm o poder de decidir uma eleição.
Ao final, as dúvidas dos participantes foram respondidas pelos palestrantes.
|
|
Fórum SBTVD recomenda padrão ATSC 3.0 para nova geração de TV
O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) recomendou, nesta segunda-feira (22), a adoção da camada física do ATSC 3.0 para a chamada TV 3.0, nova geração da televisão digital aberta e gratuita.
A tecnologia é similar à adotada nos Estados Unidos e Coréia do Sul, países onde já existe a operação comercial de TV 3.0.
A recomendação foi resultado dos testes laboratoriais e de campo que marcaram a terceira fase do projeto. Foram analisados também os requisitos de mercado e as diretrizes do Decreto de TV 3.0.
"Essa é uma decisão importante para a proposta da TV 3.0, de oferecer um serviço gratuito, interativo, personalizado e de melhor qualidade de som e imagem para o público brasileiro", afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
A expectativa do Ministério das Comunicações (MCom) é que as primeiras transmissões de TV 3.0 sejam iniciadas em 2025.
|
|
2° Fórum do Midiacom/MS debateu Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) aplicada nos negócios de comunicação foi tema do 2° Fórum da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (Midiacom/MS), realizado na terça-feira (23). O evento reuniu especialistas e profissionais da área e teve como objetivo debater os avanços da IA e suas implicações para o setor de comunicação.
Para o presidente do Midiacom/MS, Antônio Alves, o Tunico, é preciso se preparar para o futuro. “Para surfar a onda da IA e impulsionar o desenvolvimento, nossa população precisará estar preparada com conhecimento tecnológico avançado, sustentado por uma sólida compreensão das ciências sociais e comportamentais. Não tenho dúvidas que, com investimento em ensino e educação, as mentes humanas continuarão a liderar o nosso destino de forma socialmente sustentável”, disse.
Uma visão do potencial da IA na comunicação destacou tanto as oportunidades quanto os desafios que a tecnologia enfrenta.
|
|
|
Rede Nacional de Rádio passa a se chamar Rádio Gov
A Rede Nacional de Rádio, responsável pelo envio das convocações de rede obrigatória de rádio e televisão e avisos oficiais do governo, anunciou, na quinta-feira (25), a mudança de nome.
Agora, os comunicados estarão no site radiogov.ebc.com.br.
Também o nome do perfil da Rede Nacional de Rádio no WhatsApp, Telegram e e-mail mudou para Rádio Gov.
Os contatos continuam os mesmos: (61) 99645 7037 (WhatsApp) / (61) 3799 5419 (telefone), assim como o link de streaming com play automático da Voz do Brasil (AQUI)
|
|
Rádio é a mídia mais confiável para adultos americanos
O rádio alcançou um consistente nível de confiança do ouvinte americano, em especial, entre o público adulto, enquanto outros meios de comunicação registraram mudanças. É o que diz pesquisa realizada neste mês pelo Katz Radio Group, nos Estados Unidos.
Quase oito em cada dez adultos com mais de 18 anos (79%) classificaram o rádio como muito confiável ou confiável, logo à frente dos jornais, com vantagem de 16% sobre a TV e revistas e quase três vezes em relação à confiança nas redes sociais.
“Nossa simples investigação sobre as mentes dos consumidores revelou algumas notícias encorajadoras para a indústria de rádio e anunciantes”, diz o relatório. “Quando se trata de confiança do consumidor em um mundo expansivo de plataformas de mídia, ouvir é crer.”
Adultos de 18 a 34 anos mostram nível semelhante de confiança no rádio , também em 79%. Entre os adultos de mais de 55 anos, 83% confiam no rádio.
O relatório conclui que “o rádio é a plataforma ideal para os anunciantes que procuram fazer com que sua voz seja ouvida e sua mensagem contada. Ao contrário das plataformas de mídia social, as marcas que utilizam o rádio em seu mix de mídia podem ter certeza de que estão alcançando públicos amplos em ambientes seguros, com a melhor chance de as mensagens serem divulgadas, repercutidas e não serem desconfiadas pelos consumidores.”
Os resultados se alinham com a pesquisa da Morning Consult, realizada no início do ano, que apontou que 63% dos adultos norte-americanos têm “muita” ou “alguma” confiança no rádio, à frente dos jornais (60%) e das redes sociais (45%).
|
|
|
|
|