Edição nº 672 | 07 de junho de 2024
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Emissoras do RS terão isenção na mensalidade da ABERT e Rádios desconto do ECAD
As emissoras de rádio e televisão sediadas exclusivamente no Rio Grande do Sul estarão isentas do pagamento da mensalidade da ABERT durante o mês de junho e desconto de 50% no mês de julho.
A iniciativa é resultado das ações da Associação na busca de alternativas que possam amenizar a situação emergencial das emissoras gaúchas causada pelas enchentes que atingem o estado desde o fim de abril.
Em outra frente de trabalho, a ABERT, com apoio da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), obteve as seguintes condições especiais junto ao ECAD, exclusivamente para as RÁDIOS do RS (associadas ou não à ABERT):
- Junho: Emissoras que estiverem sem operação, parcial ou total, por causa dos eventos climáticos no estado, poderão ter o cancelamento da cobrança da taxa ECAD. Neste caso, as rádios deverão enviar e-mail para radio@ecad.org.br.
- Julho: 50% de desconto no valor da taxa (já incluído o percentual aplicado no Convênio ABERT-ECAD, de 25%).
As emissoras de rádio do RS não conveniadas à ABERT poderão usufruir destas condições, desde que obedeçam às mesmas premissas previstas no convênio com o ECAD: estejam adimplentes com o pagamento do direito autoral e façam o devido envio da programação musical ao ECAD.
A ABERT, a AGERT e o ECAD seguem em negociação para o encaminhamento de novas alternativas. Outras informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp do ECAD: (21) 99320-2950 ou pelo celular (21) 99308-0360.
“Essa é mais uma medida para atenuar a atual condição das emissoras gaúchas, à semelhança das ações realizadas, conjuntamente, no período da pandemia de COVID-19. Mais uma vez, são fundamentais a união, o apoio e o comprometimento de todos os parceiros para minorarmos os efeitos negativos desta catástrofe”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o jurídico da ABERT pelo email juridico@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104.4604 (WhatsApp).
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Divulgado resultado do edital de capacidade ociosa
O Ministério das Comunicações (Mcom) publicou, nesta sexta-feira (7), o Edital nº 114/2024, com a classificação dos participantes da seleção prevista no Edital nº 51/2023/SEI-MCOM.
O Edital nº 51, de abril de 2023, tinha como objetivo selecionar emissoras de televisão interessadas em retransmitir seus próprios sinais em municípios qualificados pelo Programa Digitaliza Brasil (PDB), por meio da utilização da capacidade ociosa existente na infraestrutura do PDB.
A capacidade ociosa permite a instalação de RTVs, por novas entidades autorizadas, na infraestrutura compartilhada já instalada em municípios qualificados pelo PDB.
As entidades classificadas e com canais designados serão notificadas para a apresentação dos documentos e verificação dos requisitos necessários à autorização para execução do serviço de retransmissão de televisão em caráter primário. Caso atendam aos requisitos, o procedimento de outorga será iniciado. Se a entidade não atender às exigências previstas, outra entidade classificada será notificada.
Acesse a íntegra da lista AQUI.
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ABERT apresenta TV 3.0 em fórum de secretários de Comunicação
As mudanças na área da comunicação pública com a integração do marketing político e as ferramentas de inteligência artificial e o combate às fake news estiveram no foco dos debates do 5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, evento que reuniu, durante dois dias, representantes de todo o país, em Brasília.
A abertura do evento, na terça-feira (4), contou com a presença do ministro interino da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Laércio Portela, e de 26 secretários estaduais de comunicação.
O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, apresentou, na quarta-feira (5), um panorama da TV 3.0 e as perspectivas para a chegada da nova tecnologia ao Brasil. Lobato Flôres explicou que a nova TV fará a conexão da televisão aberta com a banda larga, de forma integrada.
“Esta é a construção de um novo ecossistema que insere definitivamente a TV aberta na economia digital”, afirmou.
Ao final do evento, os gestores estaduais de comunicação assinaram uma carta-compromisso, com o objetivo de unir forças para melhorar a comunicação pública em todo o país.
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Durante 3 dias, empresários brasileiros e chineses participaram da VII Reunião da Comissão Sino Brasileira de Alto Nível (COSBAN), em Beijing (China). O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, acompanhou a missão oficial do governo brasileiro, chefiada pelo vice presidente Geraldo Alckmin, em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.
Além dos ministros Simone Tebet (Planejamento), Ruy Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), e Carlos Fávaro (Agricultura), também participam da comitiva representantes das áreas de comunicações, indústria e agronegócios.
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Midiacom-MS fortalece alcance da radiodifusão
Com o objetivo de ampliar a relevância e o alcance em âmbito nacional, a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (AERMS) aderiu à marca Midiacom, tornando-se Midiacom-MS, desde fevereiro deste ano.
Segundo o presidente da entidade, Antônio Alves, o Tunico, a mudança faz com que a associação seja reconhecida nacionalmente, já que Midiacom leva um conceito de marca, ao ser utilizada por associações de radiodifusão em outros estados.
“A mudança nos levou a um aumento relevante de associados a partir do momento que começamos esse movimento. Traz projeção da marca com destaque nacional, o que nos leva a um patamar de renome maior”, afirma Tunico.
A transição, segundo ele, promove profissionalização e valorização da categoria ao ampliar a atividade e a influência na sociedade.
De acordo com o presidente da Midiacom-MS, entre os projetos para o futuro estão a busca de mais verba para o rádio e a TV, com projetos de estímulo ao investimento publicitário no mercado local, continuação do "Programa de Aceleração de Mídia 360 - In Company", que aprimora a competitividade de acadêmicos no mercado de trabalho e prepara profissionais qualificados e engajados no setor de mídia.
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Semana Estadual de Educação Midiática aguarda sanção do governador de SP
A criação da "Semana Estadual de Educação Midiática", na rede pública de ensino de São Paulo, está a um passo de virar realidade.
Aprovado na semana passada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 45/22 prevê que escolas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública incentivem debates e ações durante a semana comemorativa que deve acontecer na última semana de outubro, mesmo período em que a iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) já ocorre.
A presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, que desenvolve o programa EducaMídia e tem como um dos focos a formação de professores e educadores em educação midiática por todo o Brasil, está confiante na sanção do governador Tarcísio de Freitas.
“Participamos ativamente de todo o processo de construção dessa proposta, que teve a Unesco MIL Alliance ao nosso lado durante todo este tempo. Precisamos preparar os alunos e a população em geral para os novos letramentos demandados pelas novas mídias, que incluem o acesso e análise crítica do ambiente informacional em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, proporcionando a criação e produção ativa e responsável de conteúdos e uma cultura participativa e colaborativa”, destaca Blanco.
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Rádio e TV estão entre os meios mais confiáveis para paulistanos, diz pesquisa
A mídia profissional é mais confiável para o morador da cidade de São Paulo (SP) do que as redes sociais, na hora de se informar sobre as eleições municipais de 2024. Os dados estão na pesquisa Datafolha sobre hábitos de consumo de informação dos paulistanos.
O levantamento contratado pelo jornal Folha de São Paulo foi feito nos dias 27 e 28 de maio com 1.092 eleitores.
Os jornais impressos lideram numericamente o ranking de confiabilidade, com 49% dos entrevistados relatando confiar na informação publicada por esse meio.
Na sequência, estão os programas jornalísticos de rádio (48%) e de TV (46%).
Entre as redes sociais, o X (antigo Twitter) aparece com 31%, enquanto as outras citadas flutuam em torno de 14% de confiabilidade e 70% de desconfiança total.
O WhatsApp, utilizado por 88% dos moradores, é considerado fonte confiável de notícias de política ou eleições por apenas 13%. Outros 14% confiam em parte no que leem e 72%, não confiam.
Com informações da Folha.
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