Edição nº 668 | 10 de maio de 2024

Pautas da radiodifusão estarão em debate no Seminário de Rádio e TV das Américas

Uma comitiva de empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e autoridades públicas brasileiras participará, na terça-feira (14), do próximo ciclo internacional de debates sobre radiodifusão, em Washington DC (EUA).

O Seminário de Rádio e TV das Américas, evento promovido pela ABERT e pela NAB (National Association of Broadcasters), na sede da associação americana, debaterá temas como assimetria regulatória, regulação das plataformas digitais, impacto da Inteligência Artificial e desinformação.

O ministro das Comunicações Juscelino Filho confirmou presença no seminário, que terá ainda a participação do presidente da NAB, Curtis LeGeyt, de representantes de emissoras de radiodifusão das três Américas, da FCC (comissão americana similar à Anatel), e da Associação Canadense de Radiodifusores.

O evento pode ser acompanhado neste link, a partir das 10h (horário de Brasília).


Radiodifusão ajuda vítimas das enchentes do RS

O desastre natural que atingiu todo o estado do Rio Grande do Sul deixou os moradores sem comunicação devido à falta de energia elétrica e de internet. As emissoras de rádio e televisão cumprem um papel essencial para que as vítimas de tamanha tragédia consigam se manter atualizadas em tempo real sobre as condições de tempo, localização de abrigos e demais formas de se protegerem.

Roberto Cervo Melão, presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), pontua que o rádio de pilha ou até mesmo os rádios pelo celular têm sido fundamentais para informar pessoas mais isoladas, colocar no ar informações da Defesa Civil, além de divulgar pontos de doação de alimentos, água e roupas. “A radiodifusão tem grande importância pela credibilidade, sinceridade e honestidade de quem faz a rádio acontecer”, explica Melão.

Unisc lidera campanha de arrecadação de rádios a pilha

Os rádios a pilha em bom estado de conservação estão sendo arrecadados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na região central do Rio Grande do Sul, que enviará à população das cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes dos últimos dias. Além de dezenas de mortes, a catástrofe climática deixou milhares de pessoas desabrigadas e completamente sem comunicação.

A Unisc preparou ainda um spot para veiculação gratuita pelas emissoras de rádio interessadas em ajudar na divulgação da campanha. A iniciativa tem o apoio da ABERT e da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV).

Para download, acesse AQUI.

Os interessados em contribuir podem entregar os equipamentos no Bloco 35 da Unisc, onde uma equipe recebe as doações. Pessoas de outras regiões do Brasil podem doar pelo PIX doeumradio@gmail.com.

“A única forma que algumas pessoas encontraram de se manter informadas sobre o que estava ocorrendo na sua volta foi o rádio a pilha, uma vez que não havia sequer energia, muito menos internet”, relata o professor Willian Araujo, também subcoordenador dos cursos de Comunicação.

AIR defende urgência na regulação das plataformas digitais

Reunidos em Santiago (Chile), empresários das principais emissoras de rádio e televisão que integram a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) pediram urgência na adoção de políticas públicas contra as práticas anticompetitivas das plataformas digitais e gigantes de tecnologia.

Durante abertura do seminário “A radiodifusão privada no novo momento tecnológico”, no sábado (4), o presidente da AIR e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo, defendeu regras mais simétricas em relação ao setor de mídia e a responsabilização das empresas de tecnologia e plataformas digitais pelo conteúdo distribuído.

“Não podemos mais conviver com a total ausência de responsabilidade destas corporações internacionais, que distribuem conteúdo, monetizando esta atividade sem assumir as consequências dos danos que podem causar a pessoas, empresas, e até mesmo para as várias sociedades”, afirmou.

Tonet apresentou ainda um panorama das violações ao trabalho jornalístico e denunciou o arbítrio sofrido por jornalistas e veículos de comunicação em alguns países das Américas.

“A nossa perplexidade em relação à intolerância na América Latina ao exercício da liberdade de expressão e de imprensa continua a ser essencial. Neste século XXI onde se pretende o desenvolvimento civilizatório, há governos que não toleram a imprensa livre e o jornalismo profissional independente, que é o que nós, empresas privadas de radiodifusão em todo o mundo, fazemos. Isto é inaceitável e a AIR posiciona-se decididamente contra toda esta violência”, afirmou.

Na apresentação dos dados da pesquisa “Desinformação e Campanha Anti-Imprensa”, os professores brasileiros Rose Marie Santini e Márcio Borges, do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab/UFRJ), afirmaram existir um ambiente digital para a circulação de desinformação sob diversas formas, um modelo de negócios rentável para plataformas e agentes de desinformação, além da falta de transparência da publicidade online que beneficia esse mercado.

“As redes sociais não são mais redes sociais, porque não têm interesse de conectar gente e, sim, audiências. A publicidade dos meios de comunicação tradicionais é pública e auditável. A digital, não. Agentes interessados exploram o ambiente virtual, atacando a imprensa tradicional, criando um ecossistema paralelo de mídias ou se apropriando de marcas e conteúdos consagrados no mercado de informação para gerar receitas”, afirma o estudo.

A pesquisa identifica as principais estratégias e narrativas utilizadas por esses agentes, que prejudicam a credibilidade da imprensa tradicional e geram enormes audiências para as páginas que propagam fake news.

“Sites de baixa qualidade utilizam tecnologias de Inteligência Artificial para apresentar notícias de jornais e páginas tradicionais como se fossem suas. A atividade de pirataria de conteúdo gera riscos para o jornalismo profissional e receitas para essas páginas por meio de publicidade, muitas vezes fraudulenta, infligindo golpes aos consumidores”, afirma Márcio Borges.

Também participaram dos debates o presidente da chilena ANATEL (Associação Nacional de Televisão), Pablo Vidal, o presidente da ARCHI (Associação de Radiodifusores do Chile), Cristián Gálvez, o presidente da Radio Cooperativa, Luis Ajenjo, e o assessor da AIR, Héctor Oscar Amengual.

A regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia foi outro ponto defendido no encontro. O seminário da AIR aconteceu de forma paralela à Conferência Global da UNESCO pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio, e teve a presença de representantes de emissoras de rádio e TV da Costa Rica, Uruguai, Venezuela, do presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Marcelo Rech, da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, e da diretora de Comunicação, Teresa Azevedo.

Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next prepara últimos detalhes

Palestras, painéis de debate, Feira de Negócios e premiações marcarão o maior evento de radiodifusão de Santa Catarina: o 19° Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next. Os organizadores estão em ritmo de últimos preparativos para o evento, na próxima semana, no Centrosul, em Florianópolis (SC).
Com o tema “O Rádio e a TV em transformação”, a cerimônia de abertura (dia 19) homenageará personalidades da radiodifusão com a Comenda ACAERT. Após os vários painéis de debates, no encerramento, (dia 20), serão conhecidos os vencedores do 12° Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro. Foram inscritos 911 trabalhos nas 31 modalidades em quatro categorias: profissionais de rádio, TV, agências de propaganda e acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de Santa Catarina.

Promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV, o congresso espera reunir radiodifusores, jornalistas e estudantes do estado e do país.

Para mais informações acesse o site do evento clicando aqui.

CLICK ABERT

O diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, recebeu na quinta-feira (9), o diretor de distribuição de rádio e televisão da France Médias Monde, Pompeyo Pino. Eles trocaram conhecimentos acerca da radiodifusão de cada país, além de debaterem temas como liberdade de expressão e de imprensa.

Parabéns a todas as mamães, em especial, às profissionais do rádio e da TV que se dedicam a levar informação e entretenimento a todo Brasil. Que seu dia seja de comemoração ao lado da família e cheio de sorrisos e alegria!