Edição nº 662 | 28 de março de 2024
|
|
NABSHOW 2024: delegação brasileira se prepara para eventos em Las Vegas
A duas semanas da NABSHOW 2024, radiodifusores de todas as regiões do Brasil se preparam para a principal feira mundial de rádio, TV, tecnologia, entretenimento e serviços, em Las Vegas (EUA).
Promovido pela NAB (National Association of Broadcasters), o evento no Centro de Convenções da cidade americana acontecerá entre os dias 13 e 17 de abril e deverá receber 100 mil visitantes de 150 países que conhecerão as novidades apresentadas pelos expositores.
Assim como no ano passado, a ABERT terá uma participação especial na feira, com um estande no South Hall Upper (SU 3074), ponto de encontro dos brasileiros.
Almoço da Radiodifusão
Durante a NABSHOW 2024, a ABERT também promoverá o tradicional encontro da radiodifusão brasileira. Empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e jornalistas estarão reunidos no almoço que acontecerá no Bellagio Hotel & Casino, no dia 16 de abril.
Para os associados da ABERT, a inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 12 de abril. As vagas são limitadas. Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.
Para mais informações sobre inscrições e programação, clique aqui.
|
|
Relatório da ABERT sobre ataques à imprensa será apresentado na próxima semana
A ABERT lançará, na próxima quinta-feira (4), o Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão 2023.
Os casos presenciais e virtuais de agressões, ameaças, intimidações e ataques aos jornalistas e veículos de comunicação que aconteceram em 2023 no Brasil serão apresentados pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, em entrevista coletiva, às 10h, na sede da Associação, em Brasília.
Para participar da apresentação do relatório e da coletiva, o profissional de imprensa deve confirmar presença pelo email imprensa@abert.org.br.
Para mais informações, favor entrar em contato pelo celular (61) 99347.0038.
|
|
Criação de tarifa de rede é criticada pela ABERT
A cobrança de taxas pelo uso da rede de internet, conhecida como tarifa de rede (Network User Fees – NUF) e os impactos na economia digital foram tema de debate do seminário “Regulamentação do uso das redes de telecomunicações”, realizado pelo Information Technology Industry Council (ITI), na terça-feira (26), em Brasília.
A proposta, defendida por grandes empresas do setor de telecomunicações, tem por objetivo subsidiar parte dos custos da infraestrutura de internet e foi criticada pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
Ao participar do painel “A infraestrutura de conectividade do Brasil”, Lara Resende disse que a criação da tarifa de rede poderá agravar e impactar significativamente a consolidação do processo de transformação digital das emissoras e, consequentemente, a inovação e a criação de conteúdos do segmento de radiodifusão.
“A internet neutra e livre é um direito conquistado pelos brasileiros em 2014, com o Marco Civil da Internet, e um fator de inclusão social. O conteúdo produzido pela radiodifusão brasileira, seja jornalístico, entretenimento, música, é fundamental para toda a população. O setor tem uma preocupação muito grande com relação à proteção da indústria nacional e da própria sustentabilidade do modelo de radiodifusão livre, aberto e gratuito, dentro dessa discussão de reequilíbrio do ecossistema digital que se pretende buscar, na nossa visão, de maneira equivocada, com a criação da tarifa de rede”, afirmou.
O painel reuniu ainda representantes da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), ALAI (Associação Latino-Americana de Internet) e da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Softwares).
|
|
ABERT participará de seminário do MCom e Secom sobre TV 3.0
O Ministério das Comunicações (MCom) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) realizarão, nos dias 3 e 4 de abril, o Seminário de Apresentação da TV 3.0, com exposições da nova tecnologia.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará da abertura do evento, no auditório do MCom, no dia 3, às 11 horas, ao lado dos ministros Juscelino Filho e Paulo Pimenta.
A apresentação do Seminário será transmitida pelo canal do MCom no Youtube.
|
|
Últimos dias para o pagamento das taxas de Fistel
TFF e CFRP
Temina neste domingo (31) o prazo para que as emissoras de rádio e TV realizem o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP).
Cobrada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.
Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de alta multa e juros, a emissora estará impedida, por exemplo, de renovar a outorga ou de solicitar alterações técnicas, até a regularização da situação.
A emissão dos boletos da TFF e CFRP deve ser feita pela internet AQUI.
CONDECINE
Já a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) deve ser recolhida anualmente, também até o dia 31 de março, somente pelas emissoras de TV. Cobrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Condecine tem a arrecadação destinada ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.
A emissão dos boletos da Condecine também deve ser feita pela internet AQUI. Para outras informações, favor entrar em contato pelo email juridico@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104-4600.
|
|
Cenp-Meios aponta crescimento de investimentos publicitários em mídia
Os investimentos em compra de mídia brasileira cresceram 10,4% em 2023, de acordo com pesquisa realizada pelo Cenp-Meios (Conselho Executivo das Normas-Padrão), lançada na quinta-feira (21). A análise considerou dados de 336 agências de publicidade, alcançando o aporte de R$ 23,4 bilhões.
De acordo com o levantamento, o último ano representou a retomada efetiva dos investimentos após a instabilidade causada pela pandemia. Para fins de comparação, em 2022, mesmo diante de aditivos como a Copa do Mundo e as eleições, que movimentaram o mercado publicitário, o crescimento total ficou três pontos percentuais abaixo do recorte atual.
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, a TV aberta continua como o maior alvo de investimentos, com 39,6% do montante, totalizando R$ 9,282 bilhões. O rádio aparece com 4,2% do total, representando R$ 975,8 milhões.
“Ao longo dos 12 meses, a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10%, reiterando a resiliência e retomada do setor. A análise mostra ainda a importância das atividades publicitárias no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia”, afirma o Cenp-Meios.
Para acessar o levantamento completo, clique aqui.
|
|
|
Clube Mais ABERT
São diversos convênios e descontos em várias áreas e segmentos. O cadastro é grátis para emissoras associadas ABERT, que podem indicar até cinco representantes da empresa. Clique na imagem acima para acessar o site. Para mais detalhes e informações, entre em contato pelo telefone (61) 2104-4600.
|
|
|
|