Edição nº 694 | 8 de novembro de 2024

Taxa de rede é tema de fórum internacional

Os principais efeitos provocados pela implementação de uma tarifa de internet sobre os vários segmentos foram apresentados por representantes de associações, empresas de telecomunicações e provedores de banda larga, durante o Fórum de Governança da Internet da América Latina e do Caribe (LACIGF), realizado em Santiago (Chile), nesta semana.

Ao participar do painel “Efeitos da taxa de rede sobre as partes interessadas no ecossistema”, na quarta-feira (6), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, falou das preocupações da radiodifusão e dos riscos que este modelo de cobrança, o chamado “fair share”, pode trazer ao setor brasileiro.

“A gradual mudança de hábitos de consumo de vídeo pelos usuários foi determinante para a disponibilização dos conteúdos das emissoras de TV na internet, de maneira complementar aos serviços de radiodifusão, especialmente no Brasil, um país de grandes dimensões e de diversidade econômica, social e cultural. Essa é uma realidade imposta pela convergência tecnológica, com o desenvolvimento de novos modelos de negócio, que a longo prazo terá impactos na própria sustentabilidade do modelo de radiodifusão aberto, livre e gratuito para a população brasileira. Qualquer remuneração pelo uso das redes causaria uma assimetria concorrencial entre as plataformas de streaming, uma vez que inegavelmente as empresas estrangeiras têm mais condições de arcar com os custos, causando riscos à indústria audiovisual brasileira”, alertou.

Também participaram do debate, Basílio Perez, da Federação de Associações e Câmaras de Provedores de Internet da América Latina e Caribe (LAC-ISP), Raúl Echeberría, da Associação Latino-Americana de Internet (ALAI) e Paloma Rocílio, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS).

Para a moderadora do debate, Paula Bernardi, do ISOC (Internet Society), os desafios apresentados pelos participantes serão essenciais na adoção de políticas públicas voltadas para uma infraestrutura de conectividade cada vez mais resiliente e sustentável, promovendo um ambiente digital mais inclusivo e com conectividade ampliada na América Latina.

ABERT participa de debate sobre conectividade e inclusão para o futuro digital

Especialistas nacionais e internacionais de mais de 25 organizações de telecomunicações estarão reunidos no seminário Internet Summit: Conectividade e Inclusão para o Futuro Digital, em painéis sobre a infraestrutura digital brasileira, com foco na transformação e inclusão.

Promovido pela Aliança pela Internet Aberta (AIA), o evento será na próxima quarta-feira (13), no Brasília Palace Hotel, em Brasília, e contará com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

O seminário debaterá temas como “Experiências internacionais – um panorama global da conectividade”; “A internet como ela é: como a rede se organiza e os riscos de alterar seu funcionamento”; Neutralidade em foco: como esse princípio viabilizou a criação e a reinvenção de empresas campeãs”, dentre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas AQUI.

Novas regras para promoção de classe e expansão de RTR na Amazônia Legal

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (4) a Portaria nº 15.088, que altera a Portaria de Consolidação nº 1, de 2023, para dispor sobre a promoção de classe das entidades autorizadas a executar o Serviço de Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal.

A portaria modifica a redação do artigo 26 e ajusta o critério de análise para as solicitações de alteração das características técnicas de operação das emissoras de radiodifusão e seus ancilares que resultem em alteração de classe e grupo de enquadramento. Anteriormente, o pedido de alteração era analisado com base na intenção de melhor atender a comunidade do município destinatário do serviço. Com a nova redação, a exigência é que sejam cumpridos os critérios mínimos de cobertura para a localidade de outorga, conforme regulamentação técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As emissoras interessadas em expandir a cobertura ou intensificar o sinal podem agora solicitar alterações técnicas que atendam a esses critérios, sem a necessidade de um processo gradual para a promoção de classe. No entanto, para as autorizadas a executar o serviço de RTR na Amazônia Legal, essa promoção será limitada à classe A4, exceto para outorgas já enquadradas em classes superiores até hoje (4 de novembro de 2024), que poderão manter a classe atual, porém sem possibilidade de novas promoções futuras.

Outro aspecto importante da nova portaria, aplicável exclusivamente às pessoas jurídicas autorizadas a executar o serviço de RTR na Amazônia Legal, é a regulamentação sobre a instalação de estações adicionais dentro do município de outorga. Agora, essas emissoras podem instalar estações complementares sem necessidade de nova autorização do Ministério das Comunicações (MCom), desde que observem as diretrizes estabelecidas pela Anatel. Para estações complementares situadas dentro do contorno protegido da estação autorizada, também não será exigida autorização adicional, bastando seguir os procedimentos técnicos regulamentares da Anatel. No entanto, essas estações adicionais não poderão cobrir áreas urbanas de municípios vizinhos, mantendo a cobertura estritamente limitada ao município de outorga, conforme as normas vigentes.

Acesse a íntegra da portaria AQUI.

Foto: Divulgação/MCom

MIDIACOM-RJ realiza 2° Encontro Regional neste sábado

Profissionais de rádio e TV do Rio de Janeiro estarão reunidos em Volta Redonda (RJ), neste sábado (9), no 2º Encontro Regional MIDIACOM-RJ. O vice-presidente de Televisão da entidade, André Dias, conduzirá o painel “MIDIACOM, a nova voz da radiodifusão fluminense”.

A programação prevê ainda painéis como “Compensação Tributária – aspectos gerais, especialmente o eleitoral”, “Rádio: a voz que conecta os Brasis” e “ESG – Pegada de Carbono”. Os participantes poderão ainda conhecer a exposição de produtos tecnológicos, com a presença de empresas locais que apresentarão suas inovações.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas AQUI.

Fala Norte Nordeste tem programação extensa sobre rádio, TV e jornalismo

“A reinvenção do talento – nomes que percorreram gerações e continuam com o protagonismo na TV brasileira”, “O poder do rádio” e “Redes sociais e radiodifusão” serão alguns dos painéis programados pelo Fala Norte Nordeste, evento que acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro, no Recife Expocenter, na capital pernambucana.

Os jornalistas Natuza Nery, Ernesto Paglia, Francisco José e Beatriz Castro e o especialista em mídia e entretenimento, Fernando Morgado, são alguns dos nomes que confirmaram participação no encontro.

O Fala Norte Nordeste contará também com a presença do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, em painel sobre desinformação, IA e radiodifusão. A evolução da TV 3.0 será apresentada pelo presidente do Fórum SBTVD-T, Raymundo Barros, e pelo conselheiro da SET, Roberto Franco.

Com o tema “Capital Humano x Inteligência Artificial: O futuro da comunicação”, o Fala Norte Nordeste é organizado pela ASSERPE (Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco) e é considerado o principal evento da indústria de mídia e entretenimento das duas regiões.

A programação celebrará os 62 anos da ABERT, comemorados no dia 27 de novembro.
 
Para mais informações clique AQUI.

Na quinta-feira (7) celebramos os profissionais que se dedicam ao rádio, da técnica à produção e locução, oferecendo uma programação diversificada, com notícias, música, esporte, conectando as pessoas a todo momento e em todos os lugares.

A ABERT agradece a quem dá voz a histórias, aproximando e emocionando as comunidades! Parabéns, Radialista, pelo seu dia!

AERP e SERT-PR elegem diretoria para triênio 2025/2028

 A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) realizaram, na terça-feira (5), a eleição das novas diretorias para o período 2025-2028. O vice-presidente da Rede CNT, Rodrigo Martinez, foi eleito presidente da AERP. Ele substitui Caíque Agustini, que está à frente da associação desde 2021. O diretor da Rádio Líder Sul, de Laranjeiras do Sul, Ivaldir Peracchi, assumirá a presidência do SERT-PR. As novas diretorias executivas tomarão posse em 1º de fevereiro de 2025.

As chapas eleitas têm como missão fortalecer o setor de radiodifusão paranaense, impulsionar inovações tecnológicas e ampliar o impacto social das emissoras de rádio e TV do estado.

Em discurso, Martinez destacou a responsabilidade de liderar a AERP e os desafios do setor.

“Temos esse grande desafio da tecnologia, inovação e a regulamentação que vem com as redes sociais. E a gente precisa manter esse trabalho associativo que a AERP vem fazendo, os convênios, todo esse trabalho comercial, manter o atendimento ao radiodifusor, representar as rádios e as emissoras de TV perante Brasília, órgãos do Estado do Paraná, ministérios, governo federal, para que a gente possa continuar atendendo o nosso associado da melhor forma possível”, afirmou.

Para Peracchi, o foco do Sindicato será “manter um trabalho de excelência e prestação de serviço aos associados, sempre em parceria com a AERP, para que todos possam acompanhar as novidades trazidas pelas novas tecnologias.”

Foto: Reprodução/AERP

Caram e Daniel assumem interinamente Conselho da Anatel

 Os superintendentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram, de Outorgas e Recursos à Prestação (SOR), e Daniel D’Albuquerque, de Administração e Finanças, assumiram, interinamente, o Conselho Diretor da entidade. A convocação para ocuparem o cargo de conselheiros substitutos foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6).

Os dois ocuparão os cargos deixados pelo encerramento dos mandatos de Moisés Moreira, ainda no ano passado, e de Artur Coimbra, nesta quarta-feira.

A indicação dos conselheiros definitivos ocorrerá no próximo ano, quando os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal forem empossados e ocorrerá uma nova configuração do governo federal.

Foto: Reprodução/Anatel

CLICK ABERT


O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram, foi recebido na quinta-feira (7) pelo diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, na sede da ABERT, em Brasília. Durante a visita, eles conversaram sobre as pautas do setor de radiodifusão.

ABERT lamenta morte de Seu Tuta

A morte do comunicador Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Seu Tuta, ocorrida na segunda-feira (4), em São Paulo (SP), deixou em luto a radiodifusão brasileira.

Fundador da Jovem Pan, o nome de Seu Tuta se confunde com a história do rádio e da televisão no país. Ícone da comunicação, idealizou programas que marcaram gerações de brasileiros, que vão desde a criação de festivais de música às transmissões esportivas ao vivo e implantação do jornalismo 24 horas por dia.

Em nota de pesar, o presidente da ABERT lamentou a morte do comunicador e destacou que sua dedicação ao rádio e à TV deixará uma lacuna no setor.

“O talento, espírito inovador e criatividade de Seu Tuta seguem como inspiração para os futuros comunicadores”, afirma a nota. (AQUI).

Também em nota, o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo, destacou a carreira de Seu Tuta, que “revolucionou a história do rádio e da televisão brasileira”, fazendo “parte da história dos meios de comunicação no Brasil” (AQUI).

PF fecha rádios clandestinas no ES

A Operação Pirata, realizada pela Polícia Federal (PF), cumpriu, na quarta-feira (6), mandados de busca e apreensão em duas emissoras de rádio clandestinas localizadas em Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo. As rádios fechadas operavam sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a PF, o proprietário das emissoras já havia sido indiciado seis vezes pelo crime de operação clandestina de telecomunicações, mas continuava transmitindo o sinal ilegalmente.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim (ES). O dono das rádios não foi encontrado durante a operação.

Rádio ilegal é crime

A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da ANATEL, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

Campanhas americanas investem em anúncios na TV

A força da televisão em atrair investimentos publicitários nos Estados Unidos foi destaque da edição de segunda-feira (4) do podcast The Daily, do New York Times.

A expectativa é que desde julho, quando Kamala Harris assumiu a candidatura democrata, a corrida presidencial deste ano terá custado pelo menos US$ 3,5 bilhões e os maiores investimentos serão os anúncios de campanha na TV, em torno de US$ 1 bilhão.

O correspondente de política nacional do The Times, Shane Goldmacher, descreve como cada campanha tem usado os anúncios para contar, em 30 segundos, sua história.

“Os dois partidos estão veiculando anúncios que dizem aos eleitores que não há problema em mudar de lado. Você pode votar da maneira que quiser”, relata Goldmacher.

O volume de investimentos em anúncios de TV, maior do que em outras mídias, surpreendeu o apresentador Michael Bárbaro, que perguntou por que a televisão atrai tanto as campanhas.

“Porque funciona. Em tempos de TikTok, Facebook, Instagram, o que funciona mesmo é o anúncio na TV. E desenvolve bem”, garantiu Goldmacher.
 
Foto: ronstik/Adobe Stock

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo