Edição nº 696 | 22 de novembro de 2024

Fala Norte Nordeste celebrará aniversário da ABERT

Os 62 anos da ABERT, comemorados na próxima quarta-feira (27), serão lembrados durante o Fala Norte Nordeste, considerado um dos principais eventos da indústria de mídia e entretenimento das duas regiões brasileiras.

Promovido pela ASSERPE (Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco), o evento acontecerá no Recife Expocenter, na capital pernambucana, entre os dias 27 e 29 de novembro.

Com o tema principal “Capital Humano x Inteligência Artificial: o futuro da comunicação”, o seminário reunirá empresários e profissionais de rádio e TV, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Serão discutidos temas essenciais para o setor, como o futuro da radiodifusão, inteligência artificial, desinformação e convergência tecnológica.

O painel sobre a agenda regulatória, desinformação e inteligência artificial contará com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e do presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão) e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

Além dos painéis, o Fala Norte Nordeste contará com uma feira de equipamentos, onde empresas brasileiras apresentarão inovações tecnológicas para o mercado de radiodifusão.

Para a programação, clique AQUI.

MIDIACOM-PB será lançada em João Pessoa

A nova entidade que representará as emissoras de rádio, TV aberta e portais de notícias da Paraíba será lançada na segunda-feira (25), em João Pessoa (PB). O evento oficial da MIDIACOM-PB contará com a presença do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, além de autoridades locais, empresários e líderes do setor.

O lançamento consolida a importância da mídia paraibana para a economia estadual e alinha as iniciativas locais às diretrizes nacionais. A criação da MIDIACOM-PB faz parte de um esforço da ABERT para unificar as nomenclaturas estaduais do setor, fortalecendo a representatividade da marca.

A Paraíba será o terceiro estado a adotar o novo modelo.

“Nosso objetivo é conectar vozes e imagens, criando novas oportunidades para empresas e profissionais. Essa iniciativa fortalece a democracia e valoriza nossas manifestações culturais”, afirma Vajas.

Francesa RFI visita ABERT

Durante agenda no Brasil, representantes da RFI (Rádio França Internacional) visitaram a sede da ABERT, em Brasília, na terça-feira (19). Recebidos pelo presidente Flávio Lara Resende e pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, o diretor de Distribuição da RFI para Américas, Pompeyo Pino, o diretor de Parcerias de Plataformas, Tony Andrés, e o jornalista Silvano Mendes conversaram sobre o próximo encontro internacional da ABERT, em Paris (França), no ano que vem.

Braço do France Group Media, um dos maiores grupos de rádio da Europa, a RFI tem 185 emissoras parceiras no Brasil, que transmitem sua programação em português.

Na visita, eles conheceram os estúdios da ABERT.

AGERT elege novo presidente

O novo presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Alessandro Heck, foi eleito por unanimidade, durante assembleia geral realizada na quinta-feira (21), em Porto Alegre (RS). Ele substituirá Roberto Cervo Melão, que presidiu a entidade por 11 anos. Para a vice-presidência foi eleito Luís Fernando Cardoso. A solenidade de posse acontecerá no dia 20 de janeiro de 2025 e o mandato terá duração de dois anos.

Atual vice-presidente de Técnico e Normas da AGERT, Heck é engenheiro eletricista, mestre em Engenharia de Produção, com pós-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Risco. Atuou como engenheiro na Rádio Gaúcha e é gestor da Rádio Progresso e sócio da Rádio Mundial FM de Ijuí.

Luís Fernando Cardoso é diretor da Rádio 88.7 FM de Novo Hamburgo e diretor de Marketing na atual diretoria da AGERT.

Em discurso, Heck destacou que um dos principais desafios será adequar a diretoria ao novo estatuto da entidade e reforçou o compromisso de continuar trabalhando em prol dos associados e da radiodifusão gaúcha.

Foto: Karina Vieira/AGERT

Brendan Carr presidirá americana FCC

O Comissário da FCC (Federal Communications Commission, órgão que corresponde à brasileira Anatel), Brendan Carr, será o novo presidente da agência reguladora das comunicações nos Estados Unidos. A indicação foi anunciada pelo presidente eleito Donald Trump, na segunda-feira (18).

Conselheiro da FCC desde 2017, Carr tem defendido uma intervenção da entidade americana em relação às gigantes de tecnologia e a adoção de medidas contra empresas que se uniram no combate à desinformação nas redes, movimento classificado por ele como um cartel contra a liberdade de expressão.

Durante participação no 1º Seminário de Rádio e Televisão das Américas, promovido pela ABERT, em Washington DC (EUA), no mês de maio, Brendan Carr destacou a necessidade de modernizar a regulamentação da radiodifusão, já que a última atualização da legislação americana foi em 1996, antes das grandes mudanças tecnológicas e do consumo de mídia.

"O mercado se transformou e os radiodifusores estão em desvantagem", explicou à época.

 Áudio combate uso excessivo em redes

O áudio tem se mostrado um poderoso aliado na redução do vício em redes sociais, frequentemente associado a problemas comportamentais, especialmente, entre os jovens. Um levantamento realizado pela plataforma Spotify, por meio do relatório Culture Next, revelou que 70% dos brasileiros da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) acreditam que ouvir músicas e podcasts pode ajudar a diminuir esse consumo excessivo. 
 
Apesar de o estudo ter como foco os dois formatos de mídia, os resultados podem ser estendidos para o conteúdo de rádio, via streaming ou sob demanda. 

Em diversos países, o rádio é responsável por uma parte significativa dos podcasts mais consumidos, guardando a característica de ser o companheiro de todas as horas.

Grande parte dos ouvintes busca o rádio para consumir música. Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram incluir áudio em suas atividades diárias.
 
“Enquanto outras atividades online podem gerar sentimentos de solidão, músicas e podcasts são percebidos como meios para construir relações verdadeiras, tanto no ambiente virtual quanto na vida real”, destaca o relatório.

A pesquisa, realizada em julho deste ano, ouviu 500 jovens brasileiros com idades entre 15 e 24 anos. Em todo o mundo, mais de 7 mil jovens participaram do estudo em países como Austrália, Canadá, França, Índia, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos.


Na quinta-feira (21) celebramos a presença marcante que a TV aberta tem no nosso dia a dia. Ao informar, entreter e conectar povos e gerações ao redor do mundo, a cada história contada, estamos todos próximos, sem fronteiras. Parabéns a todos que fazem parte dessa trajetória!

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

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