Edição nº 690 | 18 de outubro de 2024

IA na radiodifusão será foco do Fala Norte Nordeste

Desinformação, inteligência artificial e radiodifusão são temas que estarão em debate em um dos painéis do Fala Norte e Nordeste, evento promovido pela ASSERPE (Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco), e que terá a participação do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, e de representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações.

Durante três dias, de 27 a 29 de novembro, empresários de rádio e TV, publicitários, produtores de conteúdo e jornalistas estarão reunidos no Recife Expocenter, na capital pernambucana, para discutir o futuro da radiodifusão, as múltiplas possibilidades de mercado, ameaças e oportunidades diante da convergência tecnológica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Também a nova geração de TV estará em painel que terá a presença de conselheiros da ABERT.

Com o tema “Capital Humano x Inteligência Artificial: o futuro da Comunicação”, o Fala Norte Nordeste, considerado o maior evento da indústria de mídia e entretenimento das duas regiões brasileiras, homenageará os 62 anos da ABERT, celebrados em 27 de novembro.

A programação prevê ainda a participação de empresas e marcas brasileiras que apresentarão seus produtos e serviços na Feira de Equipamentos, além de debates e palestras de grandes nomes da comunicação brasileira.

Futuro da mídia em debate no SET Nordeste

As tendências que moldam o futuro do mercado audiovisual serão destaque dos debates promovidos pelo SET Regional Nordeste, na próxima quarta-feira (23), em João Pessoa (PB).

Promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), o ciclo de debates reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes da área de produção e distribuição de conteúdo audiovisual, radiodifusão e telecomunicações da região Nordeste.

O diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Abrahão, será um dos palestrantes do painel “Regulatório”. Também participam representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.

O painel "Desmistificando a TV 3.0: Geração de Negócios e Talentos" terá a presença da gerente do Regulatório de Tecnologia da TV Globo, Ana Eliza Faria e Silva. Outras discussões abordarão temas como Inteligência Artificial, regulação e streaming.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Para saber mais, clique AQUI.

ABERT participa de exercício cibernético promovido pelo Exército Brasileiro

Representantes de mais de 140 organizações de infraestruturas críticas, de setores como água, energia e comunicações, participaram, ao longo da semana, em Brasília, do Exercício Guardião Cibernético 6.0 (EGC 6.0), com a finalidade de discutir a segurança no ambiente digital e aprimorar técnicas de proteção de dados e sistemas.

Considerado o maior exercício cibernético do Hemisfério Sul, a ação coordenada pelo Exército Brasileiro teve a participação da ABERT, representada pelo gerente de Assuntos Legislativos, Gabriel Pena Costa.

Por meio de simulações simultâneas em Brasília e em São Paulo, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver, em conjunto, medidas e estratégias de defesa cibernética nacional e a integração de novas tecnologias.

“O Exercício Guardião Cibernético é um jogo de guerra, e seu principal objetivo é defender o Brasil. Temos a integração entre todas as agências responsáveis pela defesa cibernética e pelos setores críticos de infraestrutura, sendo o Exército Brasileiro o responsável pela capacidade cibernética do poder nacional”, explicou o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério do Exército, general Furlan.

Foto: SD Lucas Almeida / Comunicação Social do Exército

ABERT lamenta morte de Washington Olivetto

Entusiasta do rádio e da televisão, o publicitário Washington Olivetto morreu no domingo (13), aos 73 anos, após uma longa internação em um hospital do Rio de Janeiro (RJ), por complicações pulmonares. Em nota de pesar, a ABERT lembrou a carreira de sucesso que, ao longo de décadas, deu a Olivetto o merecido reconhecimento como um dos maiores nomes da publicidade brasileira.

A associação destacou que Olivetto criou, com maestria, personagens que marcaram a radiodifusão brasileira, em campanhas inesquecíveis para o público de nosso país.

Leia a íntegra AQUI.

Mensagem do publicitário Washington Olivetto para o nosso evento Rádio: Mercado em Sintonia, realizado em setembro de 2019, em São Paulo (SP). Olivetto estava no exterior e fez questão de gravar um depoimento sobre a admiração que não escondia pelo rádio. A ABERT agradece toda a contribuição que suas criações inesquecíveis deixaram para a radiodifusão e publicidade do país.

Brasileiros buscam cobertura de rádio durante apuração das eleições

A duas semanas do segundo turno das eleições municipais, os brasileiros que voltarão às urnas em 52 cidades do país devem repetir o comportamento do primeiro turno, quando as pesquisas pela cobertura de rádio sobre o tema quase dobraram.

No domingo (6), 155 milhões de brasileiros foram às urnas nos 5.569 municípios e as pesquisas por palavras e expressões como "rádio FM" dispararam 170%, com pico às 17h, horário de encerramento das eleições na maior parte do território brasileiro. No mesmo dia, outras palavras-chave também tiveram aumento no número de buscas, como, por exemplo, "rádio ao vivo" (160%), "rádio FM ao vivo" (90%), "rádio FM online" (80%) e "rádio" (60%).

De acordo com o Google Trends, os dados mostram que o uso do rádio nas diversas plataformas é cada vez mais natural e funciona como um termômetro que mede o grau de proximidade do veículo de comunicação com a população local.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo