Edição nº 691 | 25 de outubro de 2024

Propaganda eleitoral gratuita e realização de debates terminam nesta sexta-feira (25)

O prazo para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, nas cidades que terão segundo turno, termina nesta sexta-feira (25), assim como a realização de debates eleitorais, que não poderão ultrapassar o horário das 24h, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.610/2019.

Para esclarecimentos adicionais, o departamento jurídico da ABERT está à disposição no e-mail juridico@abert.org.br, WhatsApp (61) 2104-4604, ou pelo telefone (61) 2104-4600.

SET Nordeste debate desafios regulatórios da radiodifusão

A implementação e regulação da TV 3.0, a conclusão do processo de digitalização da TV analógica, os projetos adicionais a serem realizados com o saldo do leilão de 700 MHz e os desafios da radiodifusão para 2025 foram temas debatidos na quarta-feira (23), durante painel da SET Regional Nordeste, em João Pessoa (PB).

Um dos debatedores, o diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, falou sobre os avanços da TV 3.0 e as novas tecnologias desenvolvidas para as emissoras e para a indústria.

De acordo com Abrahão, dentro do Projeto Adicional de Evolução do SBTVD-T, a ideia é testar todos os casos de uso da TV 3.0 até a Copa do Mundo de 2026, para que sejam obtidos resultados como, por exemplo, um ambiente uniforme e padronizado para a execução e desenvolvimento de aplicações, acesso harmonizado aos serviços de radiodifusão e receptores integrados com os sistemas das emissoras. Abrahão enfatizou também que a experiência do telespectador deve ser rica, interativa, fácil de usar e, principalmente, de acessar, com aplicações que materializem os casos de uso da TV 3.0.

“A ABERT propõe o desenvolvimento de reference designs de hardware e software de receptores de TV 3.0, interface de usuário, templates de casos de uso da TV 3.0”, afirmou.

Abrahão falou ainda sobre a manutenção das estações retransmissoras implantadas no Programa Digitaliza Brasil, dentro dos projetos adicionais do leilão de 700 MHz.

Segundo o diretor de Radiodifusão Privada da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Nelson Neto, as discussões sobre a implementação e publicação do decreto com os padrões escolhidos para a TV 3.0 devem ser intensificadas no segundo semestre de 2025.

Também participaram do painel representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Abratel e da MIDIACOM-PB, com moderação do representante da SET Regional Sudeste, Geraldo Cardoso de Melo.

Midiacom-RJ realiza 2° Encontro Regional sobre radiodifusão

Radiofusores e profissionais de rádio e TV do estado do Rio de Janeiro estarão reunidos, no dia 9 de novembro, em Volta Redonda, para o 2º Encontro Regional Midiacom-RJ. A programação prevê painéis como "MIDIACOM, a nova voz da radiodifusão fluminense", com André Dias, vice-presidente de Televisão da entidade, além de "Compensação Tributária – aspectos gerais, especialmente o eleitoral", "Rádio: a voz que conecta os Brasis", "ESG – Pegada de Carbono" e "Audiência". Os participantes poderão conhecer ainda uma exposição de produtos tecnológicos, que contará com a presença de empresas locais.

As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).

Inscrições abertas para o 22º Encontro Regional da AMIRT

Especialistas em marketing, comunicação e produção artística e digital vão compartilhar suas experiências e conhecimentos com profissionais de rádio e televisão e entusiastas do setor no 22º Encontro Regional da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão), que será realizado no dia 9 de novembro, em Alfenas (MG).

O evento contará com painéis como “Rádio x Produto”, “Rádio: Um meio que se adapta naturalmente ao digital” e “Comunique-se com carisma e encante o seu ouvinte”, com debates sobre estratégias para o mercado atual, transformações e oportunidades da radiodifusão.

As inscrições gratuitas estão abertas (AQUI).

Palavra Aberta debate impactos da inteligência artificial na educação midiática

Nas comemorações da Semana Brasileira de Educação Midiática, o Instituto Palavra Aberta e o PPGCOM-ESPM reunirão estudantes, professores e especialistas para um debate sobre o desafio de preparar crianças e jovens para enfrentarem a inteligência artificial no ambiente da educação em geral e, particularmente, no aprendizado midiático.

O evento gratuito “As novas fronteiras digitais da informação na era da inteligência artificial” será realizado na próxima quinta-feira (31), em São Paulo (SP).

Para falar sobre o tema estarão presentes Mariana Ochs, coordenadora do Educamídia, e Williams Bayczar, pesquisador da ESPM, com a mediação da professora Egle Spinelli (PPGCOM-ESPM).

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Pesquisa mostra força do rádio em SC

Nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) mostra que oito em cada dez catarinenses ouvem rádio no estado. Os ouvintes passam, em média, de 7 a 8 horas por dia ligados no rádio.

O estudo ‘Força do Meio Rádio’ aponta ainda que mais de 40% da população lembra de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias e que sete em cada dez ouvintes consideram o rádio companheiro, prático e divertido. A pesquisa traz também um perfil dos ouvintes: a maioria (66%) tem entre 25 e 59 anos; 19% têm 60 anos ou mais e 14% são da Geração Z, entre 15 e 24 anos.

“A pesquisa é importante para que a sociedade, cada vez mais, reconheça o rádio como um veículo fundamental de comunicação, essencial na comunicação do catarinense e do brasileiro. Os números mostram que o rádio está mais relevante do que nunca”, afirma o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.

Para acessar a pesquisa completa, clique AQUI.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo