Edição nº 685 | 06 de setembro de 2024

ABERT participa de debate sobre internet e democracia

Conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, participou, na quarta-feira (4), em Brasília, do debate “Internet, Democracia e a Transformação da Participação Política”, promovido pela Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Em discussão, os impactos das novas tecnologias no processo democrático sob uma perspectiva multissetorial.

Para Lobato Flôres, a tecnologia favorece a aproximação cada vez maior entre os veículos de comunicação e suas comunidades, garantindo o acesso à informação segura e íntegra à população.

“Esse é o propósito da imprensa, em sua missão constitucional de levar informação à sociedade, com credibilidade e profissionalismo. Informar e certificar a informação são serviços fundamentais para a nossa democracia, em tempos tão desafiadores como os atuais”, afirmou.

Já o cientista social e pesquisador do Núcleo Reflexos de Palmares, Deivison Faustino, fez uma análise dos avanços da internet e da inteligência artificial.

“A internet é parte das contradições de nossa sociedade, para o mal e para o bem. A internet veio para contribuir para um mundo melhor. Não foi a internet que criou a desigualdade social, por exemplo”, pontuou.

De acordo com Faustino, o problema não está no uso da inteligência artificial generativa, que teria provocado um suposto descontrole da tecnologia, mas que a IA esteja subordinada ao capital.

Otávio Neves, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação, apontou os desafios e riscos da internet e contrapontos com o “crescente acesso à tecnologia e a maior desigualdade digital”.

Também participaram o professor Carlos Afonso, do Instituto Nupef e Larissa Santiago, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial no Ministério da Igualdade Racial. A professora da UnB e pesquisadora em Ativismo Digital e Internet, Marisa von Bulow, foi a moderadora do debate.

Homenagem da ABERT aos 102 anos do rádio no Brasil

Mensagem do presidente da ABERT

https://www.youtube.com/watch?v=eldRk8m1MN4

A Voz do Brasil: autorizada dispensa para emissoras do RS

Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na quinta-feira (5), a Portaria nº 14.415, que autoriza a dispensa da obrigatoriedade de transmissão do programa A Voz do Brasil para as emissoras de rádio no estado do Rio Grande do Sul, nos dias 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro de 2024.

A dispensa aplica-se exclusivamente às emissoras que transmitirão a Semana Farroupilha de Piratini. Acesse a íntegra da portaria AQUI.

Possibilidade de inclusão de casos não previstos no calendário

Para eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal, que não estejam previstos no calendário divulgado pelo MCom, a ABERT poderá requerer, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa. Para facilitar o recebimento desses pedidos, a ABERT disponibilizou aos associados um modelo de formulário (AQUI), que deverá ser preenchido e encaminhado para juridico@abert.org.br, que adotará as medidas necessárias para formalizar o pedido.

O formulário deve ser encaminhado ao menos 15 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

Para esclarecer dúvidas, o departamento jurídico da ABERT está disponível pelo e-mail juridico@abert.org.br, pelo WhatsApp (61) 2104-4604 ou pelo telefone (61) 2104-4600.

Cenp-Meios aponta crescimento de 16% nos investimentos em mídia

No primeiro semestre de 2024, as 325 agências de publicidade que compõem o painel do Cenp-Meios registraram um investimento em mídia de R$ 10,608 bilhões, valor 16% superior ao registrado no mesmo período de 2023.

A TV aberta lidera a participação no bolo publicitário, com R$ 4,193 bilhões, o que representa 39,5% do total. A internet vem em seguida, com investimentos de R$ R$ 4,051 bilhões, ou 38,2%.

De acordo com o relatório, o rádio teve R$ 416 milhões em compra de mídia, enquanto no ano anterior o valor foi de R$ 364 milhões.

Já para o meio jornal, o valor foi de R$ 145 milhões e para revista, R$ 38,2 milhões no primeiro semestre deste ano.

Durante a divulgação dos resultados, na quinta-feira (5), o presidente do Cenp, Luiz Lara, afirmou que o crescimento dos negócios nos seis primeiros meses do ano sinaliza que 2024 deverá registrar marcos importantes para a indústria de publicidade brasileira.

“Como historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, afirmou.

*Com informações Meio e Mensagem

Visitas da semana

O subprocurador geral da República, Carlos Frederico Santos (foto à esquerda), fez uma visita de cortesia à sede da ABERT, em Brasília, na terça-feira (3). Ele foi recebido pelo presidente Flávio Lara Resende, pelo diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema.

No mesmo dia,  o radialista e secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Eli Correa Filho (foto à direita), visitou a Associação, durante passagem por Brasília.

Rádio é pilar no marketing de grande alcance, diz CEO da IHeartMedia

O rádio é um dos pilares na construção de marcas e no alcance massivo. A avaliação é do CEO e Chairman da iHeartMedia, Bob Pittman. Em entrevista ao Nielsen Insight Studio, o executivo americano enfatizou a importância do áudio como peça fundamental nas estratégias de marketing, além da capacidade de alcançar grandes audiências de forma eficaz e econômica.

Pittman apontou que, atualmente, cerca de um terço do consumo diário de mídia é em formato de áudio, sendo o rádio a principal plataforma para esse alcance.

“Se você é um anunciante e não está utilizando áudio, você estará ausente por um terço do dia”, alertou.

O CEO destacou a importância de dar foco ao alcance e à frequência das campanhas, elementos que o rádio oferece.

“Quanto mais pessoas ouvirem sua mensagem, mais pessoas poderão comprar seu produto”, afirmou Pittman, reforçando que o rádio, com o alcance de mais de 90% da população americana em um mês, é um canal essencial para campanhas de marketing em larga escala.

*Com informações Tudo Rádio

 

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