Edição nº 688 | 27 de setembro de 2024

A força da radiodifusão é destaque de evento da AMIRT

Mais de 400 radiodifusores, profissionais da comunicação, publicitários e anunciantes participaram do Inovamídia, evento promovido na quarta-feira (25), pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG).

A celebração do Dia Nacional do Rádio foi no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Durante discurso de abertura, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou a importância do papel da radiodifusão.

“O rádio e a televisão de Minas e do Brasil podem ter orgulho de sua trajetória. Conseguiram se reinventar, alcançando vitórias em temas que fortalecem a radiodifusão nacional como impulsionadora de conteúdo de uma programação de alta qualidade, fonte segura de notícias, informação, cultura e lazer, e que promove os nossos valores regionais”, afirmou. 

O Inovamídia teve como tema “A força do rádio e da televisão em qualquer tempo e plataforma”, com foco na modernização dos meios de comunicação.

No painel “O futuro da TV 3.0”, o conselheiro da ABERT, Marcelo Bechara, falou sobre os desafios da nova geração de televisão aberta e destacou a importância da chamada “proeminência”, a visibilidade que deve ser dada aos canais de TV.

“Onde estão os canais de TV aberta? Estão escondidos, porque os fabricantes de televisor oferecem os canais sem visibilidade. A proposta é ter, na configuração, uma logo de televisão; nos controles remotos, queremos o botão de TV”, defendeu.

Mediador do debate, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou a importância da chegada da nova tecnologia.

"A TV 3.0 é de fundamental importância para a TV aberta se manter competitiva, relevante e forte. Trata-se de uma evolução tecnológica que trará significativos avanços, propiciando a edificação de um novo ecossistema que irá enriquecer em muito a experiência do telespectador, e inserir, definitivamente, a TV aberta na economia digital", afirmou.

Lara Resende informou ainda que a ABERT está em tratativas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a oferta de linhas de financiamento para as empresas de radiodifusão.

“É uma questão de mudança no estatuto. Será fundamental para as empresas ter a possibilidade de financiamento público”, afirmou.

Homenagens

O Inovamídia também foi marcado pelas homenagens a personalidades que se destacaram na defesa da radiodifusão mineira. Profissionais da Comunicação, agências de publicidade e anunciantes receberam o Prêmio Januário Carneiro. O ex-presidente da ABERT e radiodifusor Emanuel Carneiro foi um dos agraciados.

Também o professor e pesquisador Fernando Morgado, palestrante do painel “Rádio: mais de 100 anos de resultados”, lembrou a carreira do apresentador Silvio Santos. Como biógrafo do comunicador, Morgado contou, emocionado, como o ícone da TV brasileira ajudou a divulgar seu livro “Silvio Santos, a trajetória do mito”.

Para Mayrinck Júnior, presidente da AMIRT, o evento foi uma oportunidade importante para atualização e networking entre profissionais de agências de publicidade, jornalistas e radiodifusores.

 

CGI discute taxa de uso da internet

Foto: Rogério Pallatta/SBT

A taxa de uso de rede na internet foi tema de discussão na reunião da Câmara de Conteúdos e bens culturais do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), nesta terça-feira (24), em Salvador (BA). A reunião teve a presença do diretor executivo da AIA (Aliança pela Internet Aberta), Alessandro Molon. Também foram definidos os próximos temas a serem tratados pela Câmara, que tem como co-coordenador o diretor geral da ABERT e conselheiro do CGI, Cristiano Lobato Flôres.

Futuro do audiovisual é discutido em encontro da SET

Profissionais, pesquisadores e estudantes da área de produção e distribuição de conteúdo audiovisual participaram do SET Regional Sul, evento realizado na quarta-feira (25), em Florianópolis (SC), e que contou com a presença do diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema.

No painel sobre atualizações regulatórias do setor de radiodifusão, Salema destacou o cenário para o rádio e a TV, e afirmou que “nesse momento é importante garantir o estímulo ao desenvolvimento da TV 3.0 e calibrar com uma regulação minimalista, garantindo o equilíbrio necessário para a transição da nova geração de televisão.”

Salema defendeu ainda a chamada proeminência na TV 3.0. “O acesso à televisão aberta deve ser direto e facilitado na interface inicial e no controle remoto dos televisores para todos os usuários”.

Também participaram do painel, Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Fábio Bigolin, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, e Wender Almeida de Souza, representante da Regional Centro-Oeste da SET.

Em outros painéis, foram discutidos temas sobre conectividade, uso de IA na produção de conteúdo, infraestruturas hiperconvergentes e concentração de produção em plataformas.

ABERT participa de debate sobre publicidade de produtos infantis na TV

Foto: Rogério Pallatta/SBT

A propaganda dirigida ao público infanto-juvenil na televisão foi debatida, na quarta-feira (25), em São Paulo (SP), por profissionais do SBT e do mercado publicitário.

O encontro na sede da emissora contou com a participação do gerente de Assuntos Legislativos da ABERT, Gabriel Pena Costa, e teve como foco a importância de equilibrar o apelo comercial com a responsabilidade social, especialmente quando o público-alvo é formado por crianças e adolescentes, as diferentes abordagens na TV e nas plataformas digitais, e como a legislação está se adaptando às novas formas de veiculação publicitária.

Mediado pela jornalista do SBT, Simone Queiroz, o debate teve entre os palestrantes Ernesto Morita, advogado do corpo técnico do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); Fernando de Paula (McDonalds/Arcos Dourados no Brasil); João Camilo Junior (SBT); Larissa Purvinni (Mauricio de Sousa Produções e ABRAL); Marluce Cavalcante (diretora Jurídica/SBT); Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta); Talita Garcia (ABRAL), além de Íris Abravanel, escritora e novelista da programação infantil do SBT.

A Voz do Brasil: autorizada dispensa para emissoras de Ubatuba/SP

Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta terça-feira (24), a Portaria nº 14.591, que autoriza a dispensa da obrigatoriedade de transmissão do programa A Voz do Brasil para as emissoras de rádio no município de Ubatuba, no estado de São Paulo, na próxima terça-feira, 1º de outubro.

A dispensa aplica-se EXCLUSIVAMENTE às emissoras que transmitirão o debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Ubatuba.

Acesse a íntegra da portaria AQUI.

Possibilidade de inclusão de casos não previstos no calendário
 
Para eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal, que não estejam previstos no calendário divulgado pelo MCom, a ABERT poderá requerer, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa.

Para facilitar o recebimento desses pedidos, a ABERT disponibilizou aos associados um modelo de formulário (AQUI), que deverá ser preenchido e encaminhado para juridico@abert.org.br, que adotará as medidas necessárias para formalizar o pedido.

O formulário deve ser encaminhado ao menos 15 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

Para esclarecer dúvidas, o departamento jurídico da ABERT está disponível pelo
e-mail juridico@abert.org.br, pelo WhatsApp (61) 2104-4604 ou pelo telefone
(61) 2104-4600.

ABERT homenageia Dia Nacional do Rádio, celebrado em
25 de setembro

https://www.youtube.com/watch?v=eldRk8m1MN4

Rádio e TV: compromisso com a publicidade responsável de apostas esportivas

Em artigo publicado na edição de domingo (22) do jornal O Globo, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, reforçou o compromisso do rádio e da TV com a publicidade responsável de apostas esportivas e destacou que a legalização da loteria de quota fixa no Brasil tem gerado um crescimento expressivo no número de plataformas de apostas online, trazendo novas receitas e uma maior arrecadação de impostos.

Para Lara Resende, tal crescimento requer a implementação de políticas públicas e as regras legais em torno da publicidade, válidas para os diversos meios e formatos publicitários, devem ser aplicadas a todos.

LINK ARTIGO

ACAERT celebra Semana Estadual do Rádio

Há quatro anos, Santa Catarina comemora a Semana Estadual do Rádio, que tem como referência o Dia Nacional do Rádio, celebrado em 25 de setembro. Mantendo a tradição, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) promoveu mobilizações de valorização e homenagens ao meio.

Spots, VTs, vídeos para as redes sociais e testemunhais de comunicadores das emissoras locais lembraram a data. Foram divulgados, ainda, dados da Pesquisa ACAERT 2024 sobre o consumo de rádio no estado, além de campanhas colaborativas na internet.

Em mais uma ação, será realizado o concurso “VcPodeCast”, com a participação de alunos de 10 a 15 anos de idade, das redes pública e privada. A proposta é a produção de podcasts com o tema ‘No Rádio, sua emoção ganha vida’. As ações nas escolas ocorrerão de 14 a 25 de outubro, após o período eleitoral. Oito trabalhos serão premiados, um de cada Regional da ACAERT.

ABERT apoia campanha do Palavra Aberta sobre desinformação na internet

https://www.youtube.com/watch?v=gTprAvUmD7Q

O combate a mentiras, teorias conspiratórias e deepfakes durante uma eleição é tema da campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet”, lançada na quarta-feira (25), pelo Instituto Palavra Aberta, com o apoio da ABERT.

De acordo com a presidente da entidade, Patricia Blanco, o objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los. A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa, desenvolvido pelo Palavra Aberta por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.

O material está disponível para divulgação gratuita AQUI.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo