Edição nº 707 | 07 de fevereiro de 2025

ABERT participará de seminário sobre agenda para 2025

Especialistas em políticas e regulação, além de acadêmicos e analistas, estarão presentes no Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações, evento que debaterá o planejamento e as ações dos setores de radiodifusão e telecomunicações ao longo do ano.

O encontro, no dia 18 de fevereiro, em Brasília, terá a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, no painel sobre prioridades e agenda do rádio e da televisão para 2025. O debate contará ainda com a presença de representantes do setor de telecomunicações. 

Organizado pelo portal Teletime em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM/UnB), o fórum promoverá uma análise sobre os fatores que moldarão o ambiente regulatório das telecomunicações, da Internet e da comunicação social.

As inscrições já estão abertas. Para mais informações, clique AQUI.

MCom atualiza regulamento de sanções administrativas

O Ministério das Comunicações publicou, nesta quinta-feira (6), a Portaria MCOM nº 16.237/25, promovendo alterações na Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2023. Entre as principais mudanças, destaca-se a nova gradação das penalidades de suspensão, que passam a variar entre um e 30 dias, conforme a gravidade da infração:

• Infrações leves: suspensão de 1 a 5 dias;
• Infrações médias: suspensão de 6 a 10 dias;
• Infrações graves: suspensão de 11 a 20 dias;
• Infrações gravíssimas: suspensão de 21 a 30 dias.

A conversão da suspensão em multa continua restrita a infratores com menos de 15 antecedentes, mas agora exige também a regularização da infração para ser autorizada.

A portaria também modificou a metodologia para o cálculo de multas na conversão da pena de cassação. Antes, o valor da multa correspondia sempre ao máximo vigente à época da infração. Com a nova regra, o cálculo passará a considerar o valor máximo da multa base para infrações gravíssimas, conforme a metodologia estabelecida no regulamento.

A norma também introduziu o art. 77-A, permitindo que processos administrativos com recursos pendentes na data de vigência da Portaria MCOM nº 9.410/2023 possam seguir regras mais recentes, desde que o interessado apresente um requerimento formal.

Para pedidos de redução de multa, será concedido um desconto de 35%.

Acesse a íntegra da portaria aqui.

Nova diretoria da SET visita ABERT

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, receberam na terça-feira (4) a nova diretoria da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), eleita para o biênio 2025-2026. O novo presidente, Paulo Henrique Castro, estava acompanhado da diretora executiva, Luana Carolina Bravo, e do executivo de Relacionamentos, Olimpio José Franco.

O encontro na sede da ABERT, em Brasília, abordou temas do setor de radiodifusão, além dos planos, calendário de eventos e diretrizes da nova gestão.

“A capacitação foi um dos principais temas debatidos. A troca de informações entre profissionais e indústria fazem da SET e dos seus eventos um espaço essencial para difusão e construção de conhecimento técnico e de negócios sobre o setor”, afirmou Castro.

ABERT parabeniza Hugo Motta por eleição para Câmara dos Deputados

Em encontro na Câmara dos Deputados, na terça-feira (4), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, conversou com o novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Lara Resende parabenizou Motta pela eleição e desejou sucesso na nova gestão.

Alessandro Heck é o novo presidente da AGERT

O novo presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Alessandro Heck, tomou posse em 20 de janeiro, sucedendo Roberto Cervo Melão, que esteve à frente da entidade por 15 anos.

Engenheiro eletricista, Heck é gestor da Rádio Progresso e sócio da rádio Mundial FM de Ijuí (RS). Ao assumir o cargo, ele enfatizou que pretende continuar trabalhando pelo desenvolvimento e fortalecimento da radiodifusão gaúcha e anunciou que o Congresso da AGERT será de 26 a 28 de outubro, em Canela.

Já o vice-presidente, Luís Fernando Cardoso, é diretor da rádio 88.7 FM de Novo Hamburgo.

Ao se despedir do cargo, Melão ressaltou a importância da AGERT para o setor de comunicação gaúcha e agradeceu o apoio recebido ao longo de sua gestão. “Uma associação bem estruturada fortalece as empresas de comunicação. Com essa união, seguimos conquistando espaço e demonstrando o valor da imprensa em nossas comunidades”, afirmou.

Rádio lidera consumo de áudio nos EUA

O rádio segue como um dos principais meios de consumo de áudio nos Estados Unidos, segundo estudo da FMR Associates e Eastlan Ratings. Semanalmente, 85% dos adultos de 25 a 64 anos sintonizam o meio, mantendo a audiência estável nos últimos três anos.

O AM/FM lidera entre as plataformas de áudio, seguido por streaming (65%), coleções pessoais de música (52%) e rádio via satélite (16%). Nos 30 maiores mercados, o streaming atinge 67%, enquanto em cidades menores o rádio tradicional domina com 71%.

O rádio representa quase 90% da audiência em veículos, mais da metade do consumo de áudio com publicidade em casa e quase dois terços no trabalho. Além disso, o streaming de emissoras AM/FM lidera a escuta em smart speakers (43%), superando os serviços de streaming de música.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo