Edição nº 710 | 28 de fevereiro de 2025

Almoço da ABERT durante NABSHOW reunirá radiodifusão brasileira

Associados e convidados especiais da ABERT participarão do almoço promovido pela entidade no dia 7 de abril, no Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA), durante a realização da NABSHOW 2025.

O tradicional Encontro da Radiodifusão Brasileira reunirá 110 empresários e profissionais de rádio e TV, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As inscrições gratuitas são exclusivas para associados da ABERT e convidados e deverão ser realizadas até o dia 28 de março AQUI. As vagas são limitadas.

Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.

Considerada a maior feira mundial de tecnologia, mídia e entretenimento, a NABSHOW 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas.

O estande da ABERT, no Global Trade Pavilion, será, mais uma vez, o ponto de encontro dos brasileiros que visitarão a feira. O Brasil deverá confirmar a tradição de ser uma das maiores delegações presentes à NABSHOW, onde expositores de 150 países apresentarão, em primeira mão, os serviços e novidades tecnológicas que serão lançados para o mercado de radiodifusão.

Câmara de Rádio da ABERT debate ações voltadas para o meio

Reunidos na sede da ABERT, em Brasília, conselheiros da Câmara de Rádio da Associação debateram, na terça-feira (25), temas como a formação de um grupo de trabalho para negociações junto ao ECAD, projetos de lei que impactam o rádio no Congresso, como o do chip FM, e propostas de ações setoriais e políticas públicas voltadas para o meio. A reunião foi dirigida pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Durante almoço oferecido aos conselheiros, o vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, apresentou o novo presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Alessandro Heck. Ele substituiu Melão, que presidiu a AGERT por 11 anos.

Em breve discurso, Heck reforçou o compromisso de continuar trabalhando em prol dos associados e da radiodifusão gaúcha.

ABERT e AMB debatem liberdade de expressão e de imprensa

Projetos e ações em prol da liberdade de expressão e de imprensa no país foram tema da reunião entre a Associação de Magistrados do Brasil (AMB) e a ABERT, na terça-feira (25), em Brasília. O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, foram recebidos pelo presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, e pelo diretor geral do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ), Mauro Martins.

Durante o encontro, o presidente da ABERT propôs à Diretoria da AMB uma parceria para iniciativas voltadas à liberdade de expressão e de imprensa em ações judiciais.

Martins afirmou que existem levantamentos em andamento e pesquisas em fase inicial. “Estamos avaliando temas de interesse do Poder Judiciário para integrar nosso planejamento, e assuntos como a liberdade de expressão serão considerados em nossas análises para futuras decisões”.

Também participaram da recepção ao presidente da ABERT a vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB e presidente da Amaerj, Eunice Haddad, e o secretário da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto.

VOZ DO BRASIL

O  programa A Voz do Brasil não será transmitido na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março. A veiculação ocorrerá normalmente na segunda-feira (3) e nos demais dias da semana.

Rádio se mantém essencial na era digital

Apesar do avanço dos podcasts, streamings e redes sociais, o rádio mantém seu protagonismo e segue essencial no Brasil e no mundo. A conclusão é do site Playlist Software Solutions, que reuniu várias pesquisas sobre o meio. De acordo com o portal de estatísticas online Statista, 80% dos brasileiros ouvem rádio semanalmente, liderando entre grupos com mais de 35 anos e superando o consumo de plataformas digitais tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Em cidades com menos de 50 mil habitantes, 92% dos lares possuem um aparelho de rádio (IBGE, 2023).

Além disso, os ouvintes passam mais de 2h45min em rádios online, e sua acessibilidade mantém o meio relevante para os 20% da população rural sem internet estável (CGI.br). Segundo dados do Datafolha de 2023, 65% dos brasileiros confiam no rádio como fonte de informação, graças ao formato ao vivo e à presença de locutores conhecidos.

A pesquisa aponta ainda a constante evolução do meio e adaptação às novas tecnologias: atualmente, 30% das rádios transmitem por streaming simultaneamente via apps ou sites. Como desafios, estão a monetização no digital e a modernização tecnológica: 68% das emissoras usam equipamentos com mais de 10 anos.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo