Edição nº 705 | 24 de janeiro de 2025

Papa Francisco recebe ABERT e AIR em audiência especial no Vaticano

Em uma audiência reservada no Vaticano (Itália), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, entregou, na quarta-feira (22), a réplica de um rádio capelinha ao Papa Francisco. O encontro reuniu radiodifusores brasileiros e da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) nas celebrações do Jubileu Mundial das Comunicações, evento que faz parte do Ano Santo Católico.

O presente da ABERT ao Pontífice representa a história e a importância da radiodifusão no Brasil. O modelo capelinha, muito utilizado pelas famílias brasileiras na década de 1940, foi adotado pela ABERT nas comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, data celebrada em 2022.

“É uma honra imensa poder representar a ABERT neste momento tão especial. A radiodifusão tem um papel fundamental na sociedade e levar a voz da ABERT até o Papa é um reconhecimento do trabalho que realizamos. É um dia histórico”, afirmou Lara Resende.

O diretor de Relações Institucionais e de Projetos Especiais da Globo, André Dias, representou o presidente da AIR e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo na entrega do capelinha.

Foto: Vatican Media

ABERT participa do Jubileu Mundial das Comunicações

Nas comemorações do Jubileu Mundial das Comunicações, os radiodifusores brasileiros que integram a comitiva da ABERT no Vaticano (Itália) e os da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão) foram recebidos, na quinta-feira (23), na residência do embaixador do Brasil junto à Santa Sé.

Na sexta-feira (24), eles visitaram a Rádio Vaticano e foram recebidos pelo diretor da emissora para os países de língua portuguesa, Silvonei Protz. Estavam acompanhados do Reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar.

Manifestação de interesse por serviço de RTV primária deve ser apresentada até 31 de janeiro

As concessionárias de TV que desejam executar o Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em caráter primário e com tecnologia digital devem manifestar interesse até o dia 31 de janeiro por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado na página oficial do Ministério das Comunicações (AQUI).

O edital de chamamento foi publicado pelo Ministério das Comunicações (MCom) em dezembro de 2024 e pode ser acessado AQUI.

Radiodifusão tem papel fundamental nas enchentes em SC

Em menos de 24 horas, choveu o dobro do esperado para janeiro na Grande Florianópolis (SC). Os temporais causaram enchentes, isolaram estradas, desalojaram moradores e trouxeram sérios transtornos ao litoral catarinense na última semana.
 
Desde o início das chuvas, as emissoras de rádio e televisão do estado intensificaram a cobertura sobre as condições climáticas, com equipes reforçadas e programação voltada às atualizações em tempo real, com fontes oficiais e orientação à população local.

“O rádio, com sua agilidade, rapidez e credibilidade. A TV com seu impacto e poder de mobilização. Tudo isso faz com que o catarinense receba as informações corretas e muito rapidamente, com confiabilidade. Também são veículos essenciais na recuperação, porque servem de apoio no auxílio das pessoas atingidas. Isso mostra como o rádio e a tv estão ligados na vida do cidadão”, destaca o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Fábio Bigolin.

ABERT lamenta morte de Léo Batista

Em nota de pesar, a ABERT lamentou a morte do jornalista Léo Batista, ocorrida no domingo (19), no Rio de Janeiro (RJ).
 
Pioneiro da televisão brasileira, Léo Batista se tornou um dos nomes mais icônicos do jornalismo esportivo, trilhando uma jornada de respeito e admiração.

Na nota, a ABERT ressaltou o legado do jornalista nos mais de 50 anos de atuação na TV Globo e lembrou da voz marcante que está na memória afetiva de várias gerações de brasileiros.

Leia a íntegra AQUI.

Workshop Rádio Digital debate futuro da radiodifusão

Palestrantes brasileiros e internacionais compartilharam experiências e conhecimentos durante o Workshop Rádio Digital, na quarta-feira (22), em seminário organizado pelo ZYDigital. O evento teve como objetivo principal fortalecer o diálogo sobre o futuro da radiodifusão e promover a troca de conhecimentos no setor, atualizando os profissionais sobre as tecnologias disponíveis e suas aplicações no contexto brasileiro.

Marco Túlio Nascimento, diretor na ZYDigital, afirmou que no novo cenário da radiodifusão no Brasil existe uma grande demanda pela experiência digital, já que a competição com mídias digitais é grande. “O rádio digital voltou a despertar interesse das pessoas”, disse ele.

Durante o workshop, as apresentações ofereceram análises das opções digitais para a radiodifusão. Especialistas internacionais abordaram as tecnologias DAB, DRM e HD Radio, trazendo uma visão executiva e atualizada sobre o status dessas soluções no cenário global. Já os executivos de rádio e engenheiros destacaram as principais estratégias e desafios para a implementação dessas tecnologias no Brasil, proporcionando uma visão abrangente sobre o futuro do rádio digital no país.

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo