Edição nº 711 | 07 de março de 2025

ABERT e francesa RFI assinam carta de intenções

Em Paris (França), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, participaram, na quinta-feira (6), da assinatura de uma carta de intenções entre a France Médias Monde (FMM/RFI) e a ABERT, que estabelece as bases para futuras cooperações entre as duas entidades.

O documento prevê a parceria na formação e qualificação profissional de jornalistas e radialistas e a disponibilização de conteúdos audiovisuais produzidos pela RFI para as rádios associadas da ABERT que desejarem transmitir o material.

A carta de intenções antecede a assinatura de um futuro acordo de cooperação definitivo, previsto para este semestre.

Na Embaixada do Brasil em Paris, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo ministro conselheiro Caio Mário Renault. Em pauta, o evento que a ABERT realizará no dia 2 de junho, na capital francesa. Na próxima semana, a ABERT divulgará o calendário com a programação.

Fotos: Anthony Ravera - Dept. Comunicação/ France Médias Monde

Tarifa de rede é tema de painel da MWC

Em Barcelona (Espanha), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, participaram do Mobile World Congress (MWC 2025), considerado o principal evento mundial de telecomunicações. Na segunda-feira (3), Lara Resende foi um dos debatedores da mesa-redonda sobre como os provedores de conteúdo e plataformas digitais contribuem para o fortalecimento da conectividade na América Latina.

“O setor tem uma preocupação muito grande com relação à proteção da indústria nacional e da própria sustentabilidade do modelo de radiodifusão livre, aberto e gratuito, dentro dessa discussão de reequilíbrio do ecossistema digital que se pretende buscar, na nossa visão, de maneira equivocada, com a criação da tarifa de rede. Vale lembrar que as emissoras brasileiras – e seus respectivos modelos de negócio da internet – já contribuem diretamente para uma internet saudável e eficiente no Brasil, imprescindíveis para que suas aplicações e conteúdos possam levar uma boa experiência ao usuário e sejam competitivas”, afirmou.

Em encontro com Alessandro Molon, diretor executivo da Aliança pela Internet Aberta/Brasil (AIA), Mercedes Aramendía, diretora executiva da Aliança da América Latina e Caribe pela Internet Aberta (ALAI LAC), e Christopher Casarrubias, secretário da ALAI LAC, Lara Resende e Lobato Flôres trataram da participação da ABERT na entidade, lançada recentemente em Madri, na Espanha, com base no êxito da brasileira AIA.

Ainda na MWC 2025, os dirigentes da ABERT se reuniram com o diretor de Relações Institucionais da Qualcomm/Brasil, Maximiliano Martinhão, e com o vice-presidente de Padronização, Lorenzo Casaccia, para tratar da TV 3.0 e a mobilidade das transmissões (5G broadcast). A gerente de Regulatório da Globo, Ana Eliza Faria e Silva, também participou do encontro.

Jantar da ABERT para AIA

Durante a MWC 2025, a ABERT ofereceu, na segunda-feira (3), um jantar à AIA (Aliança pela Internet Aberta). Recebidos por Lara Resende e Lobato Flôres, participaram do encontro Mauricélio Oliveira (Abrint), deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e esposa, Ana Eliza (Globo) e Alessandro Molon (AIA).

Radiodifusão se prepara para NABSHOW 2025

A menos de um mês para a NABSHOW 2025, empresários e profissionais do rádio e da TV brasileiros se preparam para participar da maior feira de tecnologia, mídia e entretenimento do mundo, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de abril, em Las Vegas (EUA).

Durante o evento, a ABERT promoverá o tradicional Encontro da Radiodifusão Brasileira, em um almoço para 110 associados e convidados, no Caesars Palace Hotel, no dia 7 de abril. Radiodifusores, parlamentares e jornalistas, além de representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já confirmaram presença.

A inscrição para o almoço é gratuita para os associados da ABERT e convidados. Para os não associados, haverá um custo de R$ 1.100 (US$ 200) por pessoa, e o pagamento será feito por meio de boleto bancário.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas AQUI.

Promovida pela NAB (National Association of Broadcasters), a edição deste ano da NABSHOW terá, mais uma vez, a participação da ABERT, em parceria com a APEX-Brasil, em um estande no Global Trade Pavilion, no Las Vegas Convention Center.

A expectativa é que mais de 100 mil visitantes de todas as partes do mundo passem pelo local. Expositores de 150 países presentes à feira apresentarão, em primeira mão, os serviços e novidades tecnológicas que serão lançados para o mercado de radiodifusão.

Voz do Brasil: publicado calendário de flexibilização ou dispensa para 2025

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta quinta-feira (6), a Portaria nº 16.816, divulgando o calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa “A Voz do Brasil” para o ano de 2025 (AQUI).

O calendário atual estará em vigor até a divulgação do calendário de 2026.

Casos fora do calendário

Vale lembrar que para eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal, que não estejam previstos no calendário divulgado pelo MCom, a ABERT poderá requerer ao Ministério das Comunicações, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa.

Para facilitar o recebimento desses pedidos, a ABERT disponibilizou aos associados um modelo de formulário disponível para download em www.abert.org.br/site/flexibilizacao, que deverá ser preenchido pelos associados e encaminhado para o e-mail juridico@abert.org.br para a adoção das medidas necessárias à formalização do pedido junto ao MCom.

O formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está disponível por e-mail (juridico@abert.org.br), ou pelo WhatsApp (61) 2104-4604, ou pelo telefone (61) 2104-4600.

"Ainda Estou Aqui" reafirma força da TV aberta

A vitória histórica do primeiro Oscar brasileiro com “Ainda Estou Aqui”, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional, trouxe para o Brasil a estatueta de um longa-metragem coproduzido pela TV aberta (Globo), por meio da Globo Filmes, que há mais de 25 anos impulsiona a produção audiovisual no país.

O filme ainda recebeu diversas indicações e conquistou premiações renomadas ao redor do mundo.

Para o professor e pesquisador Fernando Morgado, o reconhecimento internacional reafirma a consagração da relação entre cinema e TV aberta, fundamental para a realização do filme.

“Se não fosse o volume de audiência e o investimento gerado pela TV aberta, certamente a história do cinema nacional neste último quarto de século seria bem diferente”, afirmou Morgado em uma postagem nas redes sociais.

Também o professor e consultor da ABERT, Elmo Francfort, ressaltou a união dos veículos de comunicação na divulgação do cinema brasileiro. Canais de TV transmitiram a premiação e reforçaram a torcida pelo filme, ao lado de rádios e podcasts que acompanharam toda a campanha rumo ao Oscar.

“Cultura não morre, nem se cala. O audiovisual se fortalece cada vez mais como uma das grandes manifestações do Brasil”, enfatizou Francfort em publicação nas redes sociais.

Foto: Frederic J. Brown / AFP

 

Fique por dentro das notícias sobre o setor de radiodifusão e acompanhe as atividades da ABERT.

 

Entrar no grupo