As principais estratégias para impulsionar a receita das emissoras de rádio e TV nas diversas plataformas digitais foram tema da última sessão da fase de treinamento do Programa Acelerando a Transformação Digital, na quinta-feira (31).
O convidado Brian Whelan, chefe de vídeo e social da empresa de rádio britânica Times Rádio, compartilhou dicas de ferramentas digitais para aumentar as visualizações de vídeos e engajar um número maior de pessoas. "Conteúdos em vídeo nunca vão desaparecer, porque são os principais idiomas da internet", afirmou.
No painel "Monetização: meios de impulsionar a receita", Whelan afirmou que conteúdos de rádio podem ser aproveitados nas plataformas digitais, alavancando a audiência e gerando retorno financeiro para as emissoras. O jornalista citou como exemplo a produção de edições de vídeos e clipes no momento de uma entrevista, com a presença de um convidado especial em uma emissora de rádio. "O importante é construir um bom modelo para monetizar um conteúdo, baseado na estrutura adequada da sua empresa. Crescimento digital rápido deve estar de acordo com seus valores e a estratégia de monetização deve estar em conjunto com isso", pontuou.
Sobre audiência, Brian explicou que é importante a empresa se concentrar nos dados analíticos do público que consome seu conteúdo. "Quando você entende o que sua audiência quer ver, o algoritmo se encarrega de entregar o material para o número máximo de pessoas e isso vai aumentar o seu rendimento. Quanto mais público, mais dinheiro você vai ganhar", garantiu.
Outro fator que considera relevante para aumentar a monetização é fazer com que as estações de rádio estejam sempre inovando e criando um modelo sustentável. "É interessante produzir momentos que viralizem em cada apresentação de um novo programa de rádio. Os apresentadores devem estar atentos e olhando sempre em direção à câmera, interagindo com a audiência", destacou Brian.
O Programa Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project.
Fase de Mentoria
A primeira fase, de treinamento, foi encerrada na quinta-feira (31). Os inscritos que tiveram presença mínima de 75% nas seis sessões desta etapa e que cumpriram outros requisitos dos termos e condições do programa, já podem inscrever seu projeto para a segunda fase, exclusiva para associados ABERT.
Os projetos selecionados poderão ganhar até US$15,000 para execução e desenvolvimento da proposta, além de mentoria com especialistas da área de rádio e televisão, ao longo de três meses.
No site do ICFJ, é possível encontrar o formulário disponível para inscrição do projeto. As emissoras têm 15 dias para fazer o cadastro, prazo que não será prorrogado.
Para acessar o site clique AQUI