O programa “Acelerando a Transformação Digital”, voltado para o rádio e TV, recebeu, nesta quinta-feira (10), a premiada jornalista egípcia Ethar El-Katatney. Na terceira sessão do programa, que teve como tema “Estratégias na cultura orientada por dados”, a jornalista compartilhou dicas de como analisar métricas para serem usadas na produção de conteúdos estratégicos para as plataformas digitais.
“O foco na sua audiência será o modelo de negócios de sucesso. Dados dizem muito sobre quem é a pessoa. Portanto, considero de extrema relevância coletar informações e conhecer o seu público para segmentar uma determinada publicação”, defendeu.
De acordo com El-Katatney, milhares de conteúdos podem ser gerados para grupos diferentes, desde que a emissora tenha conhecimento do que produzir e como distribuir com base nas informações do seu público. “Averiguar e entender o comportamento do ouvinte/telespectador é fundamental para personalizar a mídia, seja ela para o rádio ou televisão”, pontuou.
Para a jornalista, a monetização é resultado da melhor forma de engajar uma publicação que resulte em audiência. “Estratégia de engajamento é algo grande e importante. Construir um público centrado e que esteja compromissado com a empresa e queira se tornar seu associado pode ser considerado um modelo de negócio sustentável”, complementou.
A jornalista acha importante que as empresas trabalhem com uma equipe de profissionais que esteja integrada e envolvida em todos os processos de divulgação de um conteúdo, desde a apuração dos fatos, até postagens em redes sociais. “Conteúdo digital não é para ganhar dinheiro, mas sim para aumentar a quantidade de pessoas que podem consumir o seu produto”, finalizou.
Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.