Notícias

    Edital de 3,5 GHz deve sair no segundo semestre deste ano

    Untitled document O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sinalizou nesta terça-feira que a provável solução para o problema de interferência do Wimax na recepção de sinal das antenas parabólicas será uma redução da oferta da banda a ser licitada para o serviço de internet banda larga sem fio.

    “Os técnicos da Anatel mencionaram a possibilidade de reduzir a largura da banda a ser licitada, de maneira que haja um intervalo entre a frequência licitada e a utilizada pelas antenas parabólicas”, afirmou, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

    A Anatel suspendeu o leilão da faixa de 3,5 GHz depois que radiodifusores alertaram para o problema. O ministro afirmou ainda que o processo de licitação deve ser retomado no segundo semestre deste ano.

    Algumas emissoras realizaram testes que comprovaram a interferência, além da Starone, empresa de comunicações via satélite. Estima-se que a interferência atingiria 22 milhões de antenas parabólicas devido a alta potência irradiada pelo serviço de banda larga sem fio.

    “Os radiodifusores estão preocupados, mas confiantes na responsabilidade da Anatel em evitar um problema que afetaria 72 milhões de brasileiros que têm acesso a programação de TV aberta por antenas parabólicas”, afirma o diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik.

    “Ninguém quer que haja interferência, imagina, um serviço interferir no outro, seria um horror”, disse o ministro.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar

    id="egoi-wp-5a603eafdf81b0eae45ef56649109d67"