Entre os dias 25 e 27 de outubro, profissionais da comunicação, estudantes e educadores poderão participar de atividades e discussões sobre o exercício da liberdade de imprensa e a valorização do jornalismo profissional no Brasil.
A 1ª Semana da Imprensa, iniciativa inédita do jornal Joca, em parceria com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e Instituto Palavra Aberta, pretende levar a conversa sobre jornalismo para a sala de aula. Estão previstas três mesas de debates com renomados jornalistas brasileiros.
Os conteúdos gratuitos estarão disponíveis no site da Semana da Imprensa.
O projeto é inspirado na iniciativa homônima que acontece na França há mais de 30 anos. Em 2019, participaram quase 4 milhões de crianças e adolescentes de cerca de 18 mil instituições de ensino francesas e 230 mil professores. A semana da imprensa francesa contou com 1.810 parceiros da mídia.
“A Semana da Imprensa no Brasil se propõe a incentivar uma participação mais ativa dos jovens e crianças na sociedade, incluindo-os ativamente no debate. A ideia é que eles possam compartilhar e comentar notícias, aprendendo a buscar fontes confiáveis e a se proteger de rumores ou notícias falsas (fake news)”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora do Joca.
A primeira edição brasileira acontece de forma simultânea com os eventos que serão realizados entre 25 e 31 de outubro, junto com a Global MIL Week (UNESCO), semana dedicada a ações globais com foco em educação midiática e informacional.
"A defesa da democracia pressupõe cidadãs e cidadãos bem informados e conscientes sobre seus direitos, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa. Só conseguiremos fortalecer o ecossistema democrático e o papel desempenhado pelo jornalismo se, de fato, levarmos esse debate para dentro da escola, envolvendo educadores, crianças e jovens", afirma Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.