A menos de uma semana para o desligamento definitivo do sinal analógico de TV em Brasília e no entorno do DF, marcado para o dia 17, 75 mil famílias beneficiárias dos programas sociais do governo ainda não retiraram o kit digital, com conversor, cabos e antenas. Este número corresponde a 300 mil pessoas que poderão ficar sem TV aberta, deixando de ter notícias, serviços e entretenimento gratuitos, apenas por não terem retirado o kit gratuito.
Os dados são da Seja Digital, entidade responsável pela digitalização no Brasil. O último balanço mostrou que 80% dos kits foram entregues, sendo 90% aos beneficiários do Bolsa Família e 65,7% para os beneficiários do Cadastro Único.
Informações e agendamento da retirada do Kit podem ser obtidos pelo telefone, no número 147 ou pelo site – www.sejadigital.com.br.
De acordo com portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país, para que o sinal analógico seja desligado, pelo menos 93% dos domicílios devem estar aptos a receber o novo sinal.
Uma nova pesquisa será feita antes da próxima reunião do Gired, marcada para 17 de novembro. No dia 26 de outubro, data inicialmente prevista para o desligamento do sinal na região, esse percentual chegou a 84% dos domicílios, o que provocou o adiamento do processo.
Confira abaixo os programas sociais contemplados:
- Bolsa Família;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência e
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.