A televisão se mantém como meio de comunicação predominante nos lares brasileiros. A conclusão está na Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM), realizada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República).
De acordo com o estudo, 95% dos entrevistados afirmam ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente e 79% se informam pela TV. O IBOPE entrevistou mais de 18 mil pessoas, de diversas idades e classes sociais.
Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia em frente à TV, de segunda a sexta-feira, e 4h14 nos finais de semana. Os números superam os dados da Pesquisa de 2014, de 3h29 e 3h32, respectivamente.
A pesquisa revela que as pessoas assistem TV, principalmente, para se informar (79%), como diversão e entretenimento (67%), para passar o tempo livre (32%) e por causa de um programa específico (19%). Para 11% dos entrevistados, a TV é considerada uma companhia.
Mulheres e idosos passam mais tempo em frente à TV
O tempo de exposição à televisão se dá pela influência do gênero, idade e escolaridade. De segunda a sexta-feira, as mulheres passam mais horas (4h48) em frente à TV do que os homens (4h12).
Os brasileiros de 16 a 25 anos assistem cerca de uma hora a menos de televisão (4h19) por dia da semana do que os mais velhos, acima dos 65 anos (5h16). O televisor fica mais tempo ligado na casa das pessoas com escolaridade até a 4ª série (4h47) do que no lar das pessoas com ensino superior (3h59).
Com informações da Secom
Foto ilustrativa