A ABERT, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) assinaram, nesta quinta-feira (28), uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para combater a disseminação de notícias falsas no período eleitoral.
O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, ressaltou a importância do jornalismo profissional para o combate das “fake news”, as chamadas notícias falsas.
“É o jornalismo profissional que fornece a notícia correta. As falsidades que circulam, principalmente pelas redes sociais, poderão ser checadas pelos nossos meios de comunicação, que são fontes primárias de informação”, disse.
O presidente do TSE, Luiz Fux comemorou a parceria firmada com as empresas de comunicação. “Sempre afirmamos que o combate às notícias falsas se faz com mais imprensa e mais jornalismo profissional. A parceria é um ato de cidadania na medida em que rádios, TVs, jornais se comprometem com o TSE a combater junto conosco a difusão de notícias falsas que poluem o ambiente eleitoral atentam contra a lisura de informação”, disse.