O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), sediará a abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na segunda-feira (21), às 16h. Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a cerimônia contará com a participação do ministro da pasta, Marcos Pontes, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A ABERT apoiará o evento.
Para esta edição, o tema escolhido foi Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. A seleção baseou-se na relação entre a bioeconomia e a agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cidades sustentáveis, mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional são alguns dos assuntos a ser abordados durante a rodada de eventos, que se estende até o domingo (27).
Segundo o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, “é inegável a relevância desta iniciativa, que conta com o apoio das emissoras de rádio e televisão, por meio da divulgação e cobertura junto aos seus veículos. A ABERT também participará de uma série de atividades que serão realizadas no estande dedicado à Secretaria de Radiodifusão (SERAD)”.
Entenda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento foi criado em 2004, para mobilizar a comunidade, em especial, crianças e adolescentes, em relação à temática científica, enfatizando a criatividade, a inovação e a comunicação. Com o intuito de intensificar e popularizar a programação, o MCTIC encaminhou à Casa Civil um decreto que propõe que todo o mês de outubro seja dedicado à divulgação da ciência.
Universidades, instituições de ensino e pesquisa, escolas públicas e privadas, museus, entidades científicas, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, empresas, órgãos governamentais e representantes do terceiro setor participam das atividades, que serão realizadas em todo o país.
Entidades ligadas à ciência e tecnologia podem cadastrar as atividades propostas, por meio do link: https://semanact.mctic.gov.br/. Até o momento, já foram incluídas na programação mais de 3,8 mil atividades, em 214 cidades brasileiras, que debaterão temas variados, como robótica e gerenciamento de resíduos orgânicos. Em Brasília, o público infantil terá acesso à réplica de um laboratório científico. Já o público especializado poderá participar de painéis técnicos sobre a imagem da ciência junto à opinião pública.
Saiba mais sobre a programação no link: https://snct.mctic.gov.br/programacao/
SERVIÇO:
Cerimônia de abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: segunda-feira, 21/10
Hora: 16h
Local: Palco central do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília – DF