Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do evento online “Informação como bem público. Organizado pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Unesco, a ABERT é uma das instituições apoiadoras do encontro, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio. Lara Resende é um dos convidados do painel que ocorrerá na quarta-feira (3), às 16h.
O debate dará enfoque ao jornalismo livre e independente, à produção de notícias como informação verificada de interesse público, e a necessidade de um ecossistema amplo, que inclui a segurança de jornalistas, para assegurar a qualidade da informação. Em 2021, a data também coincide com os 30 anos da declaração de Windhoek, que instituiu o dia mundial da liberdade de imprensa.
Os painéis terão três eixos: medidas para garantir a viabilidade dos veículos, a segurança dos jornalistas e a sustentabilidade econômica, criação me mecanismos que garantam a transparência de empresas de internet e ainda o desenvolvimento da educação midiática.
A programação prevê ainda a participação da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, além de representantes do Judiciário e de veículos de imprensa.
A programação completa será transmitida pelas redes sociais das entidades organizadoras e dos parceiros.