O programa Acelerando Negócios Digitais deu início, nesta terça-feira (23), às sessões exclusivas, voltadas para os associados ABERT.
Com o tema “Inteligência Artificial a serviço do meu negócio”, a gerente de programa da Local News AI, da Associated Press, Aimee Rinehart, destacou as possibilidades oferecidas pela tecnologia e como as ferramentas e recursos podem ser bem aproveitados pelos veículos de comunicação.
“É um momento de evolução. A IA (Inteligência Artificial) pode ajudar em 80% do trabalho, os outros 20% são os humanos que decidirão o que faz sentido e pode ser divulgado”, defende Aimee.
Diretora do Projeto Comprova – de checagem de fatos e veracidade das informações divulgadas em redes sociais e na internet nas eleições americanas de 2018 e 2021 – e com larga experiência em tecnologia digital nas várias redações por onde passou, Aimee Rinehart explicou a diferença entre a IA – programada para realizar tarefas específicas – e a IA generativa – tecnologia com capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados.
“A generativa consegue reproduzir conteúdos após receber um treinamento”, afirmou, alertando para a possibilidade de uma escalada de desinformação, o que deve ser evitado com a intervenção humana.
“Valores éticos e conteúdo problemático devem ser sempre avaliados”, afirmou. A especialista lembrou também que questões jurídicas e de propriedade intelectual ainda não foram abordadas, mas este é um debate que logo estará em evidência.
De acordo com Aimee, algumas enquetes mostram um cenário de desconfiança em relação às novidades tecnológicas, mas as oportunidades estão se tornando cada vez mais acessíveis e a complexidade do tema será dominada em breve.
“A boa tecnologia é a que você não vê, acontece naturalmente. E os comunicadores curiosos devem aproveitar as vantagens e recursos oferecidos. É uma época bem interessante para aprender como estas ferramentas funcionam. As regras de IA devem ser experimentadas com criatividade”, disse ela.
Aimee Rinehart arrisca um palpite sobre o futuro: “o próximo ano será de uma criatividade enorme. Os avanços da IA vão continuar a desestabilizar; são disruptivos, mas cada público vai encontrar seus conteúdos. É preciso pensar em treinamentos constantes, já que as habilidades vão mudar muito nos próximos anos”.
O painel foi mediado pelo coordenador da ABERT do programa Acelerando Negócios Digitais, Allen Chahad. A nova etapa é mais uma parceria da ABERT com o ICFJ e a Meta.