O segundo encontro do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (21), teve a participação do jornalista britânico Jon Laurence, supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, focada em millenials.
No painel “Novas Plataformas e Formatos de Mídias”, Laurence destacou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à atual diversidade de meios de comunicação.
“Todas as plataformas passaram por muitas mudanças”, afirmou o supervisor no início do encontro. Laurence falou sobre monetização de conteúdo e as especificidades das redes sociais, com pontos de atenção para cada uma delas. “É preciso maximizar o conteúdo oferecido, com uma versão adaptada para as várias plataformas. É a construção da relação com a audiência e com o engajamento”, avaliou o jornalista.
O palestrante frisou a importância de planejar e montar uma boa produção de materiais para os diversos canais, além de chamar a atenção para um reaproveitamento posterior: “pensar não só como a gente retém a atenção das pessoas agora, mas como vamos reutilizar esse conteúdo.”
O programa
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Outros oito treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do programa.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.
Próximo encontro
O próximo encontro, sobre “Abordagens de mídia centradas no público”, acontecerá na terça-feira (28), com Jennifer Brandel, cofundadora, vice-presidente sênior e presidente do conselho da Hearken, empresa que fornece nova metodologia para produtores de mídia.
Jennifer recebeu o prêmio Media Changemaker 2016 pelo Center for Collaborative Journalism e foi nomeada uma das 30 mulheres que mudaram o mundo de negócios conscientes por meio da cofundação da Zebras Unite.