O público – telespectador, ouvinte ou leitor – deve estar sempre envolvido na produção de uma pauta de reportagem. A avaliação é da jornalista Jennifer Brandel, que apresentou o painel “Abordagens de mídia centradas no público” do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (28).
Brandel falou sobre a experiência como presidente do conselho da Hearken, empresa inovadora que estimula a participação da comunidade na escolha e produção de matéria e que trabalha com centenas de organizações jornalísticas de todo o mundo. Para a jornalista, cada redação deve otimizar a ferramenta disponível para interagir com o público.
“Ouvir a opinião do seu público na formulação da notícia leva a uma maior audiência e engajamento. Não importa se a estrutura é pequena: a interação pode ser feita pelas redes sociais, por chats, mensagens, pesquisa ou por telefone. O engajamento é parte da estratégia e traz retorno financeiro”, afirmou.
De acordo com a jornalista, não há uma única fórmula para o consumo da notícia. “A cultura de interação com o público ainda não está presente em grande parte das organizações, mas o importante é ter uma equipe de decisão para trazer a voz das pessoas para a sala de redação. Talvez o chefe não concorde imediatamente, alguém alegue que não há tempo. São obstáculos, mas é possível mudar essa cultura”, garantiu.
Outra dica dada pela jornalista é sobre a continuidade da interação. “Se você pergunta e ignora a resposta, você cria um buraco vazio; não é engajamento, é apenas consumo. Não fecha o ciclo. Mesmo que a ideia não seja válida, é preciso responder à sugestão que chegou à redação”, alertou.
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram e reúne diversas associações de imprensa. A primeira fase do programa terá ainda outros sete treinamentos virtuais, sempre às terças-feiras, às 15h.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.