Qual o impacto de cada assinante para o sucesso de um produto? E do cliente, de forma geral, para o ecossistema de uma empresa? As respostas para essas perguntas foram dadas por David Grant no encontro desta terça-feira (4) do programa Acelerando Negócios Digitais.
Grant, da Blue Engine Collaborative, conversou com os mais de 400 participantes da palestra sobre “Como as organizações de mídia podem se beneficiar do cálculo do Ciclo de Vida do Cliente (CLV)”.
De acordo com Grant, o CLV é importante porque qualifica o benefício do cliente, ajuda a comparar a performance e a qualidade do engajamento que a organização está recebendo e auxilia na apresentação do impacto do negócio.
O palestrante ainda demonstrou como calcular o valor médio de cada assinante. “A retenção depende de as pessoas verem mais valor no seu serviço”, alertou.
Como dicas sobre o que fazer nos primeiros 90 dias de contato com o cliente, Grant elencou: educar o assinante sobre o que está sendo oferecido, acelerar o hábito para a promoção desses comportamentos, aprofundar o relacionamento com a marca e reduzir a rotatividade.
Além dessas sugestões, ele também dividiu os assinantes em grupos para facilitar a análise de dados. Ao primeiro grupo, de novos clientes, deve-se perguntar o porquê de terem aderido ao produto e o que esperam receber em troca. Ao segundo, de clientes ativos, o motivo de continuarem pagando e do que gostam no que é oferecido. E, por fim, ao terceiro grupo, de ex-assinantes, que expectativas não foram cumpridas e a razão do cancelamento.
O programa
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Outros seis treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do programa.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.