“Falar de produto agora é tentar trazer respostas aos desafios do jornalismo”, alertou a jornalista Paty Gomes, no sexto encontro do programa Acelerando Negócios Digitais, realizado nesta terça-feira (18). Diretora de Produtos no JOTA, a palestrante conversou com cerca de 500 pessoas sobre “Desenvolvimento de produto: do público ao produto e vice-versa”.
Um dos pontos abordados por Paty foi a importância de alcançar os leitores. “A gente tem passado por uma mudança no modelo de consumo da informação. Nosso leitor estava prestando atenção na informação. Hoje, a disputa pela atenção é uma das grandes dificuldades que a gente tem porque as pessoas são hiper estimuladas com informações de muitos tipos o tempo todo”, afirmou a diretora.
Ao comentar sobre produtos digitais, Paty ressaltou que eles “são entregas ou serviços escaláveis que geram valor para o usuário final de forma recorrente e, com isso, trazem faturamento para a organização que o produz” e lembrou que, “se é um produto digital, tem tecnologia”.
A palestrante ainda comentou sobre ciclo de vida de produtos, a diferença entre produto e projeto, mudança de mentalidade, problemas que podem surgir durante a criação e soluções.
O programa
O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Outros quatro treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do programa.
Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.
Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.
Próximo encontro
O próximo encontro, sobre “Tomada de decisão baseada em dados”, acontecerá na terça-feira (25), com Silvio Dias, profissional de Marketing e Vendas com experiência em conhecimento em gestão de modelos de assinaturas e receitas recorrentes, definição de estratégias de mercado, lançamento de produtos e gestão de canais on e offline, com base em inteligência de dados.