“Os meios de comunicação precisam ser atrativos se querem ganhar e reter a audiência das pessoas em seu processo de transformação digital”. A opinião é da diretora de inovação e liderança da Escola de Jornalismo Craig Newmark, de Nova York, Anita Zielina, painelista da última sessão ao vivo do programa Acelerando a Transformação Digital, que aconteceu na quinta-feira (28).
Segundo a jornalista, “é imprescindível que as organizações conheçam o seu público – leitores e ouvintes/telespectadores – como forma de inovar e vender seus produtos jornalísticos”.
Zielina explicou que é importante encontrar um equilíbrio entre a tradição e a inovação, adicionando questões modernas, assim como contratar um bom profissional, que possua habilidades para executar planos e persuadir o público a comprar determinado produto de mídia.
“Falar de um produto é fazer aquelas perguntas importantes: como você se define? A quem você está atendendo? Para quem você trabalha? Ao adotar essa estratégia, você pode definir de forma diferente como atender seu público”, declarou.
Anita Zielina finalizou dando dicas de como receber um retorno das pessoas. “Faça uma pesquisa de empatia... Fale com desconhecidos e pergunte de que forma eles se informam, ou consomem uma notícia. Use seus canais digitais para elaborar pesquisas. Isso vai ajudar a identificar qual o público que consome o seu produto”.
O Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center For Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.
Em breve, o ICFJ informará sobre os selecionados para a fase de mentoria e que receberão investimentos de US$ 15 mil para o desenvolvimento de projetos. Os inscritos selecionados participaram da primeira fase de treinamentos do Acelerando a Transformação Digital e atenderam aos requisitos exigidos pelo programa, como, por exemplo, presença mínima de 75% nas sessões, de pelo menos dois colaboradores das empresas.