O Meta Journalism Project e a ABERT divulgaram, nesta quinta-feira (5), a lista das 25 emissoras de rádio e TV selecionadas para a segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”. A iniciativa é parte dos investimentos da Meta – dona do Facebook e Instagram – no valor de mais de US$ 2,6 milhões para apoiar o jornalismo em todo o mundo.
A nova etapa inclui fundos de inovação de até US$ 15 mil e sessões que, a partir da próxima quinta-feira (12), oferecerão mentoria para o desenvolvimento dos projetos inscritos, incluindo a otimização dos produtos jornalísticos e de melhorias nos processos das redações.
As emissoras selecionadas são:
1. Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Curitiba - PR
2. BandNews FM, São Paulo - SP
3. CBN Vale do Iguaçu União da Vitória - PR
4. Grupo Arauto de Comunicação (Portal MPA) Palmeira dos Índios - AL
5. Grupo Arauto de Comunicação (Rádio Arauto), Vera Cruz - RS
6. O Estafeta, Veranópolis - RS
7. Portal Leouve Bento Gonçalves RS
8. Radcom Cidade FM 87,9, Santana do Ipanema - AL
9. Rádio 100e7 FM, Tapejara - RS
10. Rádio Bandeirantes, Goiânia - GO
11. Rádio Clube de Canoinhas, Canoinhas - SC
12. Rádio Clube de Guaxupé, Guaxupé - MG
13. Rádio Clube de Itaúna, Itaúna - MG
14. Rádio e TV Correio, Campina Grande - PB
15. Rádio Folha de Pernambuco, Recife - PE
16. Rádio Montanhesa, Viçosa - MG
17. Rádio Nova Guaranésia 104FM, Guaranésia - MG
18. Rádio Onda Poços, Poços de Caldas - MG
19. Rádio Onda Sul, Carmo do Rio Claro - MG
20. Rádio Panamericana, São Paulo - SP
21. Rádio Planalto, Major Vieira - SC
22. Rádio Terra FM, Venâncio Aires - RS
23. Sistema MPA de Comunicação, Divinópolis - MG
24. TV Band, São Paulo - SP
25. TV e Rádio Jornal LTDA, Recife – PE
O Meta Journalism Project atua ao lado do International Center For Journalists (ICFJ) e diversas organizações de imprensa para apoiar as redações e empresas de jornalismo a estruturarem uma transformação digital, construindo modelos de negócio sustentáveis e otimizando processos, produtos e serviços.
Para os participantes do programa, os resultados positivos vão desde a conquista e manutenção de novos públicos até a organização do trabalho nas redações.
Monetização, o uso das ferramentas das redes sociais para o jornalismo e gestão de indicadores foram alguns dos temas abordados durante as sessões do programa, que tiveram início em fevereiro de 2022.
Para receber informações, treinamentos e oportunidades de programas para organizações de notícias, inscreva-se na newsletter do Meta Journalism Project.