“Invistam em métricas, capacitação comercial e artística para tornar as rádios relevantes para o mercado publicitário”. A dica é de Thiago Fernandes, fundador da Nextdial, startup de tecnologia especializada em censo digital de emissoras de rádio. Ele foi o convidado especial do webinário promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) na quarta quarta-feira (21).
Ele apresentou o tema “Entendendo e medindo a audiência de rádios nos ambientes online e offline” e apontou soluções para atrair anunciantes. Segundo Fernandes, a grade curricular dos cursos de Publicidade passou a investir em métricas, planejamento e plataformas digitais. “É preciso tornar o rádio relevante para esse público”.
Durante a pandemia, a constatação é que o rádio voltou a ser incluído no planejamento publicitário das empresas. “Se passar a entregar essas informações, o meio passará por um crescimento grande e rápido”, acrescentou. De acordo com Fernandes, a internet via 5G e o crescimento do consumo de smart speakers vêm criando uma forte expectativa no setor.
Presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai agradeceu o apoio das emissoras às campanhas que a Associação vem fazendo sobre os cuidados relacionados à COVID-19. Segundo ela, a radiodifusão deve usar a credibilidade para levar informações sobre a pandemia à população. “Não queremos nossos clientes com as portas fechadas novamente. As pessoas que estão no microfone têm muita importância porque os ouvintes acreditam no que dizemos. Nossa palavra tem força”, ressaltou.
Carmen pediu ainda que as emissoras associadas enviem à ACERT os comprovantes de veiculação e uma estimativa desse investimento financeiro no tema. “Precisamos mostrar quanto investimos em contribuir com a sociedade. Divulgamos tão bem os produtos mas divulgamos pouco o que é feito”, alertou.