O comunicador e pesquisador em negócios de mídia, José Reinaldo Gomes, foi o convidado do AESP Talks, realizado na quarta-feira (2), sobre a realidade e os dilemas da gestão de mídia. O evento virtual teve condução do radialista Marco Moretto e do presidente da entidade, Rodrigo Neves.
Segundo Gomes, o mercado precisa reconhecer a força do meio rádio. “É dos mais criativos e já se adaptou às múltiplas plataformas. O ouvinte é pauteiro e o rádio registra forte interação nas cidades”, afirmou.
O ambiente para essa aproximação é propício, acredita. Apesar de mais volátil e menos fiel aos prestadores de serviço, o cliente está disposto a ouvir propostas inovadoras. Para conquistá-lo, no entanto, não basta ter performance, mas também propósito e posicionamento claro.
A era de transição digital tem sido desgastante para o segmento, defende Gomes, porque coexistem no mercado profissionais adeptos do olho no olho e também os mais jovens, que preferem o contato virtual. A solução, além de tolerância, é estudar os meios e o público consumidor para se adaptar à nova realidade.
Equilíbrio será a palavra-chave para conduzir os negócios durante o próximo ano, acredita o entrevistado. Algumas estratégias indicadas são criar uma atmosfera positiva, investigar setores com tendência de crescimento, montar equipes diversas e criativas, além de aceitar mudanças de rota nos planejamentos prévios. “Meios de comunicação regional poderão ter êxito, desde que abracem a novidade, a parceria e a tecnologia “, aconselha.
Para assistir na íntegra acesse AQUI