A pandemia de COVID-19 alterou os hábitos mundo afora, mas na Alemanha, um costume seguiu firme: o de ouvir rádio. A pesquisa “ma 2021 audio” sobre consumo de mídia revelou que 93% dos alemães ouvem rádio e a grande maioria é fiel às emissoras favoritas: 59% dos entrevistados afirmaram que não mudam de canal durante o dia. O número contraria as previsões do setor, que acreditava que a redução dos deslocamentos faria a audiência diminuir.
De acordo com o levantamento, 66 milhões de alemães ouvem rádio todos os dias, por cerca de quatro horas e meia. 57% usam o rádio para atividades relaxantes e 59% associam o meio à melhora do humor. Prova disso é que 71% dos entrevistados sintonizam o rádio quando estão no carro, 59% são ouvintes enquanto cozinham e 43% têm as emissoras como companheiras na hora das refeições.
"O entusiasmo pelo rádio, pela palavra falada, pelo entretenimento comum, pela transferência de conhecimento e por informações atualizadas e confiáveis tem uma amplitude enorme e torna este meio valioso para as pessoas", destaca a diretora executiva da empresa Radiozentrale, Grit Leithäuser.
O estudo conclui ainda que a crise sanitária demonstrou a confiança da audiência nos meios de comunicação profissionais. O rádio, para o público, é sinônimo de confiança, entretenimento e companhia durante as 24 horas do dia. Segundo o estudo, ele “é uma garantia de alcance para anunciantes para o reinício do novo normal”.