A Câmara dos Deputados realizará na próxima terça-feira, uma sessão solene em homenagem aos 90 anos do rádio brasileiro e aos 50 anos da Abert. A cerimônia está marcada para as 10h, e acontecerá no plenário Ulysses Guimarães.
A solenidade contará com a presença de autoridades e de representantes do setor de rádio e televisão. O requerimento para a realização da homenagem foi apresentado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO).
Pioneiro na comunicação de massa, o rádio é um mercado robusto formado por mais de 4,5 mil emissoras comerciais que alcançam 88,1% dos domicílios brasileiros. Há quase um século, o rádio produz informação, difunde a cultura, promove a cidadania e fiscaliza as ações de governos locais.
As novidades tecnológicas que transformam os hábitos de consumo de informação também ampliam o alcance potencial do rádio. Somados, novos aparelhos móveis como celulares e Ipod´s, os equipamentos convencionais instalados em veículos e domicílios superam os 300 milhões de receptores no país.
50 ANOS DA ABERT – A Abert foi criada em 1962 por um grupo de radiodifusores mobilizados contra os vetos do presidente João Gourlart ao Código Brasileiro de Telecomunicações. Hoje representa mais de 2,9 mil emissoras de rádio e de televisão no país. Sua missão é defender a liberdade de expressão, em todas as suas formas, e os interesses da radiodifusão como prestadora de importante serviço para a população brasileira.
Assessoria de Comunicação da Abert