Mais de 100 cidades de São Paulo amanheceram, nesta quinta-feira (18), com uma maior qualidade de som e imagem na TV. O sinal digital chegou a Campinas e 84 cidades próximas, e em 19 municípios do Vale do Paraíba. Mais de 10,1 milhões de moradores destas regiões agora têm acesso gratuito à programação da TV aberta digital.
Foram meses de preparação para o desligamento do sinal analógico de TV, até que estas regiões chegassem ao índice mínimo exigido pelo governo federal, de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital terrestre. Muitas frentes de trabalho foram montadas para alcançar a meta.
Em parceria com emissoras locais, a Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV no Brasil, trabalhou na divulgação das informações para que todos os moradores se preparassem para o fim das transmissões analógicas. Foram organizados feirões digitais em parceria com lojas de eletroeletrônicos para aquisição de TVs e conversores digitais com preços promocionais. Também os participantes de programas do governo federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos, receberam kits digitais gratuitos, com conversores, antenas e cabos. Equipes da Patrulha Digital, formadas por alunos voluntários do Senai e técnicos da TV Globo, visitaram as casas para ajudar na instalação dos kits.
Outras cidades deverão ter o sinal analógico desligado até o fim do mês, caso atinjam o índice de 90% dos domicílios prontos para a digitalização. Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ribeirão Preto e Franca, em São Paulo, terão acesso à TV digital a partir do dia 31. A previsão é que 12,7 milhões de moradores receberão o novo sinal.
Desligamentos em 2018
De acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal, em fevereiro serão desligados Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará.
Já em março, o sinal analógico será desligado em outros 63 municípios brasileiros: São Luís (MA) e cidades vizinhas, e em São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente, em São Paulo.
Em maio, muitas cidades das regiões Norte e Nordeste encerrarão as transmissões analógicas: Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Teresina (PI), Belém (PA) e Manaus (AM).
O sinal digital chegará para os moradores de Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) em agosto.
Campo Grande se prepara para o desligamento
Em Campo Grande (MS) e outras três cidades vizinhas, os preparativos para o desligamento analógico já começaram. A TV Morena e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul fecharam um acordo para capacitar 90 professores que ensinarão os alunos da rede pública sobre a importância do processo de digitalização e os preparativos necessários. A ideia é que a informação seja propagada para familiares, vizinhos e conhecidos, e que a previsão, para novembro, ocorra sem atrasos no cronograma.