A cidade de Novo Gama (GO), uma das nove do entorno do DF que terão o sinal analógico de TV desligado em 26 de outubro, receberá a Caravana da TV Digital, no próximo fim de semana, na Praça do Pedregal.
No sábado (25), a equipe da Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, estará presente na final da Taça das Quebradas, campeonato de várzea dos times da região. Já no domingo (26), a Caravana da TV Digital ficará na cidade das 8h às 12h, com atendimento à população.
O destaque da Caravana é o ônibus personalizado, adaptado para deficientes físicos e todo equipado com televisores que mostram a diferença da transmissão no sinal analógico e no digital.
O público que participar da Caravana poderá também fazer o descarte correto do lixo eletrônico. O ponto de descarte faz parte da ação de divulgação e conscientização da campanha. A previsão é que mais de 200 mil televisores sejam descartados. Os aparelhos antigos serão reaproveitados ou enviados para reciclagem.
População recebe orientação sobre a TV Digital
Na semana passada, outra cidade do entorno do DF recebeu a Caravana da TV Digital: Valparaíso de Goiás. O lançamento uniu em parceria a Seja Digital, o Grupo Globo e a ONG Programando o Futuro. Até o desligamento do sinal analógico nas nove cidades serão realizadas oito oficinas. A primeira será a “Sintonize-se”, que vai orientar as pessoas a sintonizar a televisão, além de ensinar como instalar a antena e a fiação de forma adequada.
Ponto de descarte do lixo eletrônico
De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações Anatel (Anatel), Rodrigo Zerbone, a caravana traz oportunidade às pessoas mais carentes. “É importante ter esse tipo de envolvimento com a população, explicando sobre a reciclagem dos televisores antigos, tirando dúvidas, esclarecendo e identificando os problemas daquela comunidade, e apontar as possíveis soluções”, destacou Zerbone.
A Seja Digital espera atingir cerca de 500 mil pessoas nos próximos quatro meses.
Entrega do kit conversor digital
370 mil conversores serão distribuídos gratuitamente para famílias de baixa renda em Brasília e nas nove cidades (Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) que serão desligadas.
Para as famílias que não recebem o benefício do governo, é possível comprar o conversor digital, no valor de R$ 100 a R$ 200.
Para obter mais informações ou agendar a retirada do kit de conversor digital, ligue 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.